“Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!” Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e está não lhe será tirada.” – Lucas 10:38-42

Provavelmente você já tenha se deparado com esse trecho bíblico anteriormente e, já deve ter parado para estudá-lo ou até mesmo, participado de alguma conferência com esse tema. A bem da verdade, esse é um tema bem corriqueiro para mim, eventualmente eu luto contra a tendência de ser mega organizada, de manter a casa sempre limpa, de não deixar as coisas fora do lugar e consequentemente as caixas e colmeias organizadoras são minhas “melhores” amigas. 

Não há nenhum mal em querer ter um lar limpo e organizado, afinal quem não gosta de visitar alguém e ser recebida por uma casa minimamente em ordem e cheirosa? Isso é prazeroso! Mas o problema de Marta não está em deixar a casa limpa ou em  querer servir um peixe para Jesus. O grande problema de Marta é: falta de prioridade.

Quando não temos nossas prioridades definidas e bem claras em nossa mente (ou no papel) temos a tendência de perder o foco diante de qualquer situação que nos gere estresse. Se eu fosse Marta eu estaria estressada com a chegada de Jesus em minha casa, possivelmente, eu teria aspirado os pelos do Guga umas 10 vezes, pedido para as crianças não brincarem e para o Marcelo não andar. Estaria atarefada querendo deixar a mesa bem linda e a casa devidamente em ordem (teria até tirado o varal da sacada). Essa é a minha versão de Marta.

E essa história ilustra muito bem alguns momentos da minha vida, e sempre que paro para refletir sobre isso me vem três coisas que gostaria de compartilhar com vocês. 

 

Você não precisa dar conta de tudo

Quando casamos eu li muito sobre a mulher de Provérbios 31 e confesso que ao ler o primeiro relato logo desanimei porque o pensamento que me veio à mente foi “vai ser impossível eu conseguir fazer 10% do que essa mulher fez.” E se você ler pensando que tudo aquilo se deu em um curto período ou então, que fez parte do dia a dia dela, você terá o mesmo sentimento que o meu: desânimo. De fato, é impossível dar conta de tudo e tenho certeza de que não é isso que Lemuel esperava ao escrever. Lemuel relembra a história de vida de sua mãe e é assim que eu gosto de pensar quando leio Provérbios 31, uma senhora que teve uma vida marcada pela devoção, dedicação, piedade, com o coração no lugar certo (como Maria) e uma mulher trabalhadora (como Marta). A diferença entre Marta e a Mulher de Provérbios 31 são as prioridades estabelecidas. 

Não precisamos nos abalar emocionalmente, fisicamente e espiritualmente para tentar dar conta de tudo. Não é isso que Deus quer de nós, não é isso que Marta e Maria nos ensinam e não é isso que a Mulher de Provérbios 31 nos deixou como legado. Mateus 6:33 diz “Busquem primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.” Nós fomos chamadas para nos preocupar com as demais coisas: como o que comer, o que beber ou o que vestir (que é justamente essas “todas essas coisas serão acrescentadas” – no versículo acima), fomos chamadas para “buscar em primeiro lugar o Reino de Deus”. Isso quer dizer que Deus espera que o busquemos todos os dias da nossa vida, que tenhamos o coração desejoso em aprender mais dEle e de seu caráter (como Maria fez). E não que fiquemos malucas tentando dar conta de todas as coisas porque achamos que assim estaremos sendo iguais à Mulher de Provérbios 31, sinto te dizer, mas, estaremos mais parecidas com Marta. Tendo o falso sentimento de que precisamos dar conta de tudo para sermos uma mulher piedosa. 

Existe uma coisa que é mais importante do que a casa limpa, do que os brinquedos guardados, do que as roupas passadas, do que o melhor emprego, do que o melhor salário: é o temor por Deus. E no versículo 30 de Provérbios 31 diz: “mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.” Não é a mulher que dá conta de tudo que será elogiada, é a mulher que teme ao Senhor. E quem quer outro elogio a não ser esse?

 

Reorganize sua agenda

Maria ao receber Jesus em sua casa, entendeu que naquele momento, sua prioridade era ouvir seus ensinamentos. Ela reorganizou a agenda do seu dia para se dedicar exclusivamente a Jesus, enquanto Marta continua nas tarefas diárias, tentando dar um check na lista de afazeres. Algumas vezes, é preciso parar e reorganizar nosso dia. Fazemos planos, organizamos e colocamos metas para serem alcançadas, porém, quando necessário é preciso dar um passo para trás. 

Como disse anteriormente, eu gosto muito de organizar coisas, etiquetar, manter visualmente harmonioso as gavetas e armários. Gosto de ter um check list do meu dia e ter o prazer de chegar no final do dia e pensar “consegui fazer tudo o que planejei”. Mas, uma coisa tenho aprendido, depois de um período de escravidão do “check list”, que eu preciso usá-lo a meu favor e não como meu senhor. Eu que determino aquilo que vou ou não fazer e não o contrário. A organização da nossa agenda consegue nos ajudar a levar uma vida organizada enquanto tem o poder de nos tornar escravos dela e quer saber se você é escravo da sua agenda? Espere pelo dia em que terá que organizá-la ou terá que deixar algum item para trás e veja como você reage a isso. Algumas vezes será preciso deixar alguns “check” de lado para cuidarmos da nossa saúde espiritual e emocional. Precisamos nos reorganizar para conseguirmos colocar as prioridades em seu devido local. 

 

Pare por um momento e veja como está sua semana, será que temos colocado na lista de afazeres um tempo dedicado exclusivamente ao Senhor? Será que colocamos um “check” na nossa devocional diária ou ela sempre fica para depois (e o depois nunca chega)? Será que temos priorizado ouvir pregações e aprender mais do Senhor? Em um sermão sobre Ageu, escutei o pastor Fernando Leite falar: “Se você não coloca Deus como prioridade em sua vida, você deixa de ser prioridade para Deus”.

Estabeleça suas prioridades

Já vimos que não precisamos dar conta de tudo, que o mais importante é nos dedicarmos a buscar o reino de Deus. Vimos também que é preciso reorganizar nossa agenda para que tenhamos um tempo dedicado ao Senhor e por fim, vamos ver que é preciso estabelecer nossas prioridades para que tenhamos o foco no lugar certo.

Como sabemos, nosso coração é uma fábrica de ídolos, em Jeremias 17:9 lemos “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” Se não tivermos nossas prioridades definidas e bem estabelecidas, seremos facilmente levadas por falsas prioridades. Qualquer coisa que aparecer no nosso dia fará com que tenhamos a atenção dividida e deixemos de lado nosso tempo com Deus. Embora a Mulher de Provérbios 31 fizesse muitas coisas, ela era como Maria – temia ao Senhor. Ela tinha suas prioridades estabelecidas antes mesmo de Jesus chegar a sua casa.

Nem sempre fazer isso será fácil, mas precisamos ser persistentes na minha caminhada da vida cristã. Devemos ter encucado em nossa mente o desejo incansável de procurar a Cristo e de desejar ser mais parecidas com o caráter dEle. Desejamos a cada dia termos um coração como o de Maria. Gostaria de compartilhar com vocês a letra de uma música que eu gosto muito:

“Que sejas meu universo

Não quero dar-te só um pouco do meu tempo
Não quero dar-te um dia apenas da semana

Que sejas meu universo
Não quero dar-te as palavras como gotas
Quero que saia um dilúvio de bênçãos da minha boca

Que sejas meu universo
Que sejas tudo o que sinto e o que penso
Que de manhã seja o primeiro pensamento
E a luz em minha janela

Que sejas meu universo
Que enchas cada um dos meus pensamentos
Que a Tua presença e o Teu poder seja o alimento
Jesus este é o meu desejo

Que sejas meu universo
Não quero dar-te só uma parte dos meus anos
Te quero dono do meu tempo e dos meus planos

Que sejas meu universo
Não quero a minha vontade
Quero agradar-te
E cada sonho que há em mim quero entregar-te

Que sejas meu universo
Que sejas tudo o que sinto e o que penso
Que de manhã seja o primeiro pensamento
E a luz em minha janela
…”
PG – Meu Universo

Essa música me faz relembrar que minha vida precisa ser marcada pela presença de Deus em cada pensamento, em cada trabalho, em casa estudo, em cada momento do meu dia. Que possamos ser incentivadas por Maria, pela Mulher de Provérbios 31 e por tantas outras que tiveram suas vidas dedicadas ao Senhor, que possamos olhar para elas como um exemplo a ser seguido.