“Todavia, como está escrito: ‘Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam’; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.”

Você já deve ter ouvido alguém mencionar 1 Coríntios 2.9 referindo-se a coisas que Deus pode nos dar nesta vida – carreiras, marido, filhos, bens materiais (casa, carro, salário). Na verdade, não é isso que diz o texto. Este versículo lembra muito Isaías 64.4, que diz: “Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.” Ele é parte de um clamor do povo de Israel a Deus por livramento, e fala sobre como Deus viera ao seu apoio e os surpreendera, no passado, com seus feitos ao livrá-los dos seus inimigos, mas que, estando eles em pecado, a ira de Deus se acendeu contra eles e os castigou. Eles apelam ao seu pertencimento a Deus como povo para que Deus os livre mais uma vez. Ou seja, até mesmo no texto que muitos consideram origem dessa citação de 1 Coríntios, a referência não é aos bens que Deus pode dar para o povo no futuro, mas ao livramento que Deus já proveu e pode prover a eles.

Então qual é o mistério que foi a nós revelado, aquilo que ninguém viu nem ouviu, aquilo que Deus preparou para nós? Jesus Cristo crucificado, como sabedoria e poder, e tudo o que Ele conquistou por nós na cruz, o livramento do pecado e da morte. Mas como podemos saber disso? Nenhum ser humano tem a capacidade de entender aquilo que vem de Deus por si só, nem mesmo aqueles que O amam. É necessário que lhes seja revelado. Quem sabe o que vai no seu espírito, sua mente? Quem conhece o que você pensa, a não ser que você o diga? Quem pode saber como você se sente, a não ser que você o expresse? Da mesma maneira, nós não podemos entender as coisas de Deus sem que o seu Espírito nos diga. O Espírito Santo, sendo Deus, conhece a Deus intimamente, e sabe, e nos permite procurar e descobrir e entender, as coisas de Deus.

O coração do ser humano nunca poderia conceber a ideia de que o próprio Filho de Deus tomaria sobre si a nossa natureza humana e morreria na cruz. Mas o Espírito Santo é quem nos faz entender o sacrifício de Cristo por nós. É Ele quem abre as nossas mentes para compreender a Bíblia, as profecias sobre Cristo, as referências dos profetas sobre Ele, e os propósitos de Deus para o mundo pela história. Como vemos nos versículos de 1 a 8, o cristão tem uma compreensão da verdade e do plano de salvação que o mundo, incluindo os que crucificaram a Cristo, não tem. Nós vemos a beleza e a sabedoria na cruz e experimentamos amor e conforto que o mundo não encontraria em um (Deus-)homem crucificado.

Se isto não nos fosse revelado pelo Espírito seríamos como eles. E se isso já foi revelado, não pode ser algo que há de vir, sejam bens aqui na terra ou o próprio céu (apesar de serem bençãos dadas por Deus a nós). É aquilo que já recebemos, que já compreendemos, e que continuaremos a entender e a compreender por meio do Espírito Santo que habita em nós: todas as provisões de misericórdia e alegria que o Evangelho traz aos filhos de Deus – o perdão de pecados, a justificação pela fé, a adoção como filhos, a redenção final do pecado e da morte. Aquele que não conhece a Deus nunca ouvirá, verá ou compreenderá em seu coração essas verdades. Apenas nós, aqueles que O amam, capacitados pelo Espírito Santo.

Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.” (1 Co 1.18)

Oração: Sou tão grata a Ti, Senhor, por me escolher para conhecer e entender o Seu plano maravilhoso de salvação por Cristo Jesus. Obrigada por me conceder o Seu Espírito, que não apenas me revelou o significado do sacrifício de Seu Filho, mas me capacita para viver de maneira a demonstrar que conheço a mente de Cristo e a dar fruto de vida eterna. Ajuda-me a lembrar que em Ti, por meio da morte de Jesus e pela presença do Espírito, já tenho tudo o que preciso para viver aqui na terra, e capacita-me para viver contente com tudo o que tenho. Em nome de Jesus. Amém.