“Então o rei Davi disse a toda a assembleia: “Meu filho Salomão, e só ele, foi quem Deus escolheu. Mas ele é jovem e inexperiente e a tarefa é grande, pois o palácio não será feito para homens, mas para o Senhor Deus. Forneci grande quantidade de recursos para o trabalho do templo do meu Deus: ouro, prata, bronze, ferro e madeira, bem como ônix para os engastes, e ainda turquesas, pedras de várias cores e todo tipo de pedras preciosas, e mármore. Além disso, pelo meu amor ao templo do meu Deus, agora entrego das minhas próprias riquezas, ouro e prata para o templo do meu Deus, além de tudo o que já tenho dado para este santo templo. Ofereço, pois, cento e cinco toneladas de ouro puro de Ofir e duzentos e quarenta e cinco toneladas de prata refinada, para o revestimento das paredes do templo, para o trabalho em ouro e em prata, e para todo o trabalho dos artesãos.” (1 Crônicas 29:1-5a) 

O livro de 1 Crônicas conta histórias do povo de Israel sob o reinado de Davi. São relatos ricos em detalhes e números, tudo isso para motivar o comprometimento do povo à lei divina e o colocar da esperança nas promessas do Senhor. Eu te incentivaria a ler o livro todo, porém no mês de abril vamos olhar com atenção ao último capítulo, e desfrutar dos ensinamentos que o Espirito Santo tem através das Escrituras 

Nos capítulos anteriores, o rei Davi demonstra o desejo de construir o templo, porém o Senhor diz que não seria Davi, mas sim seu filho que faria. Então, conforme o texto que lemos hoje, o rei reúne todo o povo e declara que Salomão estaria encarregado de toda a obra, por isso decidiu ajuda-lo naquilo que poderia. A enfase é que não seria algo feito para homens, mas para o Senhor Deus. Por isso, a intenção de fazer o melhor possível com o que havia de melhor: ouro, prata, bronze, ferro, madeira, mármore entre outras pedras preciosas. 

O amor a Deus que Davi tinha, não era apenas demonstrado em palavras, mas também em ação. Com generosidade doou grande quantidade de recursos e riquezas para a construção e com zelo assegurou que aquilo seria feito da melhor maneira possível. Não se importou com o fato que não seria ele o construtor, mas que o nome de Deus seria engrandecido e conhecido por todos.

E o mais importante, Davi se mostrou extremamente submisso a Deus quando recebeu a resposta de não executar um plano que para ele faria todo sentido (leia o capítulo 17). Não só aceitou a ordem, como se colocou à disposição com alegria para ajudar a concretizar a orientação que o Senhor colocou. 

Oração: Senhor, meu Deus, me ensine a colocar meus planos diante de ti. Porém, caso a resposta for diferente do que espero, me ajuda e te amar mais do que amar minhas vontades. Me ensine a abrir mão dos meus planos para viver o que o Senhor tem para mim, te honrando com alegria, generosidade e amor ao teu nome, independente do que acontecer.  Em nome de Jesus, Amém.

 

Rebeca Manzano