“Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1Jo 1.8-9

A carta de 1 João foi escrita pelo apóstolo que a nomeia em um contexto no qual diversas heresias estavam crescendo e confundindo os crentes do primeiro século com ensinamentos falsos. O versículo 8 do capítulo 1, por exemplo, combate a ideia de que pode haver alguém bom, ou seja, alguém que não comete pecado algum. Seja acreditando que os homens nascem puros e sem pecado, seja acreditando que é possível chegar a um estado de “impecabilidade” através da santificação, o fato é que muitos já caíram no engano de crer que não tinham pecado algum. A verdade é que todos os homens nascem pecadores (Rm 3:10-20) e somente na eternidade futura experimentaremos uma vida totalmente livre do pecado (Ap 21:4). Somente Cristo viveu sem pecado e por isso sua vida foi aceita como sacrifício e cancelou nossa dívida diante de Deus (1 Pe 2:22, Cl 2:13-14)! Mesmo aqueles que já foram salvos em Jesus, ainda terão que lidar com o pecado e suas consequências. É isso que afirma o apóstolo João no versículo 8. Mas o que fazer diante dessa realidade tão triste e miserável?

O versículo 9 vem responder justamente essa pergunta. Confesse. O verbo “confessar” aqui é homologeo, mesma palavra que dá origem a “homologar” e tem um sentido semelhante: significa “dizer a mesma coisa que Deus diz em relação ao pecado. Se nossa atitude diante do pecado for concordar com Deus, ao invés de negar ou justificar o pecado, teremos duas consequências: seremos perdoados e purificados! Perdoados porque nossa ofensa será enviada para longe, não será levada em conta. Purificados porque Ele mesmo nos tornará limpos, ou seja, nos ensinará a ser da forma como Ele deseja que sejamos.

Você tem “deixado pra lá” seus pecados, como se pudesse escondê-los de Deus? Tem criado mil desculpas ou justificativas para agir de forma errada? Pode ser que você esteja transferindo para outros a culpa pela sua própria desobediência, como fizeram Eva e Adão (Gn 3:12-13). Ou simplesmente alegando que faz parte de “quem você é” e que “é impossível mudar”. Não se engane! Deus deseja expor seus pecados, não para te ridicularizar ou te torturar, mas para te perdoar e limpar. Para mostrar um novo padrão de vida, uma forma muito superior a qualquer outra! Você tem consciência dos seus pecados? Quantos você identificou nessa última semana? Você tem reconhecido seus pecados diante de Deus? Não perca mais tempo tentando convencer alguém que você é inocente. Basta concordar com Ele, confessar, para desfrutar de perdão e purificação!

Oração: Senhor, me ajuda a identificar aquilo que eu penso, faço e falo que está em desacordo com o seu padrão. Eu sou pecadora e preciso concordar que te desobedeci especificamente nas seguintes coisas (………………………………..). Me ajude a entender o seu padrão de vida e a viver, pela dependência do Espírito, esse padrão excelente! Me purifica, Senhor!