“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.”

Ao longo de toda sua primeira epístola, João apresenta diversas características que devem distinguir um crente verdadeiro do restante das pessoas. Uma dessas características é se ele ou ela não ama o mundo. Essa afirmação não significa que o cristão verdadeiro não deve agir em amor para com o mundo, orar pelas pessoas do mundo e servi-las em amor. Mas significa que o seguidor de Jesus não ama, deseja e, muito menos, busca se satisfazer com as coisas que vêm do mundo. João explica exatamente o porquê dessa afirmação: “tudo o que há no mundo […] não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa […]”. As coisas do mundo são temporárias, passageiras. O prazer que o mundo oferece com seus desejos proibidos (concupiscência) logo passa. Diferente da bênção de Deus que vem mediante obediência, essa permanece para sempre!

Pense um pouco: se você pudesse escolher entre ganhar dez reais agora, ou ao invés disso esperar até amanhã para receber um milhão de reais, o que você escolheria? Ora, eu não sei você, mas eu esperaria até amanhã. Nossa vida em relação ao pecado é a mesma coisa. A diferença é que constantemente nos esquecemos da alegria e da recompensa que nos serão dadas na eternidade e preferimos aceitar a recompensa barata que o pecado traz, pois ela é imediata. Mas João está nos dizendo hoje: não caia nessa. Não aceite prazer temporário! Vale muito mais a pena amar a Deus e obedecê-lo, a recompensa é muito maior! John Piper costuma dizer que para lutar contra as promessas do pecado é necessário conhecer as promessas de Cristo, pois elas valem muito mais a pena!

E você? Tem escolhido os dez reais agora, ou a promessa de recompensa eterna? Você tem amado mais o mundo do que o Senhor Jesus? A quem você tem obedecido? Quem tem controlado seus valores e atitudes? Pense bem, ser perseverante é sempre mais vantajoso do que se entregar prontamente ao pecado…  

Oração: Senhor, me ajuda a conhecer mais tuas promessas, para que diante da tentação eu seja forte e resista. Me ajuda a não amar o mundo, mas amar a Ti de todo meu coração e mente, com todas as minhas forças! Me ajuda, pois sozinha nunca conseguirei chegar a lugar nenhum.