“E nisto conhecemos que somos da verdade, bem como, perante Ele, tranquilizaremos o nosso coração; pois se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas. Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dEle recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dEle o que lhe é agradável.”

João nos mostrou, ao longo de sua carta, alguns aspectos que caracterizam a vida de um crente verdadeiro (o amor e a obediência, por exemplo). Diante de tantas exigências para uma fé verdadeira, podemos lidar com a dúvida se somos de fato salvos. Como afirma o versículo 20, nosso coração pode nos acusar, minando nossa confiança no poder salvífico de Cristo e nos atemorizando em relação ao poder do pecado. Porém devemos lembrar que nosso Juiz é superior ao nosso coração, que é enganoso e se baseia em padrões errados (Jeremias 17:9-10). Como afirma o versículo 20, “Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas”. Diante da culpa pelo pecado, João já disse o que devemos fazer: confessar (1 João 1:8-9). Não deixe a culpa do pecado te escravizar novamente, confie no Senhor!

Se, por outro lado, o nosso coração não nos acusar, também podemos desfrutar da confiança de que receberemos aquilo que pedirmos em oração, pois nossa vontade está alinhada à vontade do Pai e estamos guardando seus mandamentos, o que demonstra que amamos verdadeiramente ao Senhor.

Qual a conclusão de tudo isso? PERSEVERE sempre! Pecou? Confesse e PERSEVERE lutando! O Senhor é quem garante o perdão e a purificação dos pecados, Ele apaga toda nossa culpa! Não caiu dessa vez? Glória a Deus, não foi pelo seu mérito, mas pela graça! PERSEVERE obedecendo ao Senhor! PERSEVERE na oração, PERSEVERE na busca por santidade, PERSEVERE no amor ao próximo e a Deus! Esse é o desejo de Deus para sua vida, como vimos ensinar o apóstolo João, ao longo de sua primeira epístola.

Oração: Senhor, me ajuda a ter confiança em Ti e não em meu próprio coração. Me ajuda a confiar plenamente no seu poder para me perdoar e me purificar do pecado. Me ajuda a perseverar na luta contra o pecado e na busca pela santidade!