“Nós amamos porque Ele nos amou primeiro. Se alguém disser: ‘Amo a Deus’ e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dEle, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.”

Outra característica do crente verdadeiro ensinada por João é o amor aos irmãos. Ele deixa claro: quem ama a Deus, ama seus irmãos. Quem odeia aos irmãos, não ama a Deus. Não existe lugar para o ódio dentro do corpo de Cristo (igreja), pois todos foram habilitados com o mesmo poder de amar, que vem do próprio Deus. Como lemos no versículo 19, “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro”, então nada de dizer que “não consegue”! Todos nós fomos habilitados com o mesmo amor, que recebemos de Deus.

Além disso, afirma o apóstolo, “quem não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”. É fácil dizer que ama a Deus e segue a Cristo, enquanto fala mal dos irmãos, incentiva discórdias, alimenta inveja e cobiça. Mas isso não caracteriza o crente verdadeiro. A vida do crente verdadeiro é caracterizada por uma prática que valida e dá testemunho de seu discurso. Ele cumpre o que diz. Ele age da mesma forma quando o irmão está presente e quando vira as costas e sai. Ele age como um pacificador dos conflitos e luta em seu coração contra a inveja e a cobiça, na dependência do Senhor.

E você, como tem sido sua prática? Ela reflete o discurso que você tem? Ou você tem vivido falando uma coisa e fazendo outra? Você tem amado seus irmãos em Cristo? Tem amado a Deus? Lembre-se que o amor a Deus é obediência. Foi isso que o Senhor Jesus disse em João 14:21 “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama”.

Oração: Senhor, muito obrigada pelo seu amor que me habilita a amar os meus irmãos! Me ajuda a ter uma prática coerente com a vida de uma filha tua, que ama a Ti e ao próximo!