Vamos começar nosso devocional em 1 Reis falando sobre precipitação… Falando de Adonias. Ele que tão breve se tornou rei, tão breve também deixou de ser.

Ora, Adonias, cuja mãe se chamava Hagite, tomou a dianteira e disse: “Eu serei o rei”. Providenciou uma carruagem e cavalos, além de cinquenta homens para correrem à sua frente. Seu pai nunca o havia contrariado; nunca lhe perguntava: “Por que você age assim?” Ado­nias também tinha boa aparência e havia nascido depois de Absalão. Adonias fez acordo com Joabe, filho de Zeruia, e com o sacerdote Abiatar, e eles o seguiram e o apoiaram. Mas o sacerdote Zadoque, Benaia, filho de Joiada, o profeta Natã, Simei, Reí e a guarda especial de Davi não deram apoio a Adonias. (v.5-8)

Adonias, um dos filhos de Davi, nomeou-se rei antes mesmo de seu pai falecer, e mais, sem que ele soubesse (v.11). Os profetas e a guarda de Davi, que eram da confiança do rei, não apoiavam a conduta de Adonias, mesmo assim, ele prosseguiu com seu plano de posse do reinado. Mas veja o que aconteceu:

Então o rei Davi ordenou: “Chamem Bate-Seba”. Ela entrou e ficou em pé diante dele. O rei fez um juramento: “Juro pelo nome do Senhor, o qual me livrou de todas as adversidades, que, sem dúvida, hoje mesmo vou executar o que jurei pelo Senhor, o Deus de Israel. O meu filho Salomão me sucederá como rei e se assentará no meu trono em meu lugar”. Então Bate-Seba prostrou-se com o rosto em terra, e, ajoelhando-se diante do rei, disse: “Que o rei Davi, meu senhor, viva para sempre!” O rei Davi ordenou: “Chamem o sacerdote Zadoque, o profeta Natã e Benaia, filho de Joiada”. Quando eles chegaram à presença do rei, ele os instruiu: “Levem os conselheiros do seu senhor com vocês, ponham o meu filho Salomão sobre a minha mula e levem-no a Giom. Ali o sacerdote Zadoque e o profeta Natã o ungirão rei sobre Israel. Nesse momento toquem a trombeta e gritem: Viva o rei Salomão! Depois acompanhem-no, e ele virá assentar-se no meu trono e reinará em meu lugar. Eu o designei para governar Israel e Judá”.

Enquanto Adonias celebrava com um banquete sua própria coroação, Salomão foi instituído por Deus como rei. Adonias, sequer sentou-se no trono…

O que temos em comum com Adonias? Você já passou por cima da autoridade ou ordem de seus pais ou de qualquer outro líder? Já namorou escondido? Ou já tomou uma decisão precipitada, mesmo sem aprovação dos seus responsáveis? Já agiu por impulso ou se cansou de esperar e tomou a frente de uma situação que simplesmente não cabia a você decidir? Pense bastante… Temos muito o que aprender com Adonias! Mais vale viver a espera e a submissão do que a precipitação e a vergonha. A vontade de Deus prevalecerá sempre. Aprenda a submeter-se a ela ao invés de simplesmente agir.

Oração: Pai, Tu conheces meu coração e todas as vontades que tenho, mas não quero curvar-me a elas, como fez Adonias. Senhor, mostra-me Tua vontade e capacite-me a me submeter a ela. Sei que o Senhor usa meus pais e líderes, e principalmente a Tua Palavra, para mostrar a Tua vontade, como fez agora através desse devocional. Minha única certeza é que não vou conseguir esperar e viver a Tua vontade e Teu tempo sozinha! Ajuda-me Senhor! Em Teu nome eu oro, Amém.