A rainha de Sabá soube da fama que Salomão tinha alcançado, graças ao nome do Senhor, e foi a Jerusalém para pô-lo à prova com perguntas difíceis. (…) Então ela disse ao rei: “Tudo o que ouvi em meu país acerca de tuas realizações e de tua sabedoria é verdade. Mas eu não acreditava no que diziam, até ver com os meus próprios olhos. Na realidade, não me contaram nem a metade; tu ultrapassas em muito o que ouvi, tanto em sabedoria como em riqueza. Como devem ser felizes os homens da tua corte, que continuamente estão diante de ti e ouvem a tua sabedoria! Bendito seja o Senhor, o teu Deus, que se agradou de ti e te colocou no trono de Israel. Por causa do amor eterno do Senhor para com Israel, ele te fez rei, para manter a justiça e a retidão”. (v.1,6-9)

A fama do reinado de Salomão chegou até a rainha de Sabá*, e ela resolveu ir conferir pessoalmente se Salomão era tudo aquilo que havia escutado. A rainha fez várias perguntas que já tinha em mente para testar a sabedoria de Salomão e adivinhem? Ele respondeu a todas sem muita dificuldade. A rainha observou desde a construção do Palácio até os uniformes dos empregados e chegou a uma conclusão: o reinado de Salomão era muito mais do que ela havia escutado. Sua reação foi de glorificar a Deus diante de Salomão.  

E sua fama? Já chegou há 2.000km daqui? Isso até que não é difícil nos tempos de hoje, mas, qual é a referência que as pessoas têm de você? Não quero aguçar em você uma preocupação com o que as pessoas pensam de você, mas quero aguçar em você a preocupação com o seu testemunho, com sua representatividade de Cristo num mundo de trevas, com a coerência entre saber sobre Deus e viver para Deus.

Salomão não tinha absolutamente nada que colocasse em dúvida seu caráter ou o caráter de Deus. A reação da rainha ao vê-lo foi de glorificar ao Senhor! Como as pessoas reagem diante de você? Elas glorificam ao Senhor por ver em você uma jovem, uma menina comprometida apesar da pouca idade? Ou se espantam com sua dupla conduta? A Palavra de Deus vem nos confrontar a sermos vigilantes em nossa conduta, a vivermos com coerência, testemunhando a verdade que dizemos crer. Que nossa fama seja de uma mulher, jovem e adolescente que não tem do que duvidar, pois reflete Cristo em tudo.

Oração: Pai, confesso que em vários momentos me deixo levar pelas amizades, pelo que é popular ou pelos meus desejos, e negocio a santidade e a verdade. Senhor, não quero ser conhecida como uma crente que é só fachada, quero refletir o Senhor e testemunhar levando outras pessoas a te conhecerem pela minha vida e atitudes. Tenha misericórdia de mim e me ajude a viver a Tua Palavra independente de qualquer coisa. E, em nome de Jesus, amém.

*Sabá ficava a 2.000km de Jerusalém, no sudoeste da Arábia, distância hoje entre São Paulo e Aracaju, porém, vamos considerar que naquela época não havia avião, internet e correios…