Em Gibeom o Senhor apareceu a Salomão num sonho, à noite, e lhe disse: “Peça-me o que quiser, e eu darei a você”. Salomão respondeu: “Tu foste muito bondoso para com o teu servo, o meu pai, Davi, pois ele foi fiel a ti, e foi justo e reto de coração. Tu mantiveste grande bondade para com ele e lhe deste um filho que hoje se assenta no seu trono. “Agora, Senhor, meu Deus, fizeste o teu servo reinar em lugar de meu pai, Davi. Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer. Teu servo está aqui no meio do povo que escolheste, um povo tão grande que nem se pode contar. Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois quem pode governar este teu grande povo?” O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor.

Salomão se tornou rei e mandou construir seu palácio e o Templo do Senhor, mas ele ainda não estava (nem perto de ficar) pronto. Enquanto não ficava pronto, Salomão fazia seus sacrifícios em Gibeom, e estando ali certa vez, o Senhor lhe apareceu em sonho com a oportunidade de pedir qualquer coisa que ele quisesse. Em resposta ao Senhor, Salomão começa sua oração fazendo o quê?

  1. Reconhecendo a bondade do Senhor, poisque inclusive era por meio dela que ele havia se tornado rei, e para executar tamanha tarefa Salomão (v.6)
  2. Reconhecendo sua impotência e limitação (v.7,8)
  3. Pedindo por sabedoria e discernimento. (v.9)

O que você pediria ao Senhor? O versículo 10 descreve a reação do Senhor ao pedido de Salomão: Ele se agradou do seu pedido e o concedeu. Mas porque isso agradou ao Senhor? Salomão não fez para impressionar, seu desejo era um: executar bem a tarefa que Deus havia lhe dado: ser rei. Ele sabia que era impotente e incapaz de executá-la sozinho, reconhecia tal tarefa como fruto da bondade de Deus sobre ele, e pensava no povo, em ser justo e sábio para reinar sobre eles. O pedido de Salomão foi resultado de um coração que amava ao Senhor (v.3), grato (“Tu foste bondoso…” v. 6), humilde (“mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer” v. 7) e altruísta (“para governar Teu povo” v. 9).

O que você pediria ao Senhor? Seu coração exala amor, gratidão, humildade e altruísmo? Não?! Saiba que você não é a única por aqui, mas diante do que lemos na Palavra hoje, não vamos nos acomodar por isso, mas vamos pedir que o Senhor nos dê um coração como o de Salomão, e mais: cheio de sabedoria!

Oração: Querido Deus, quando me deparo com tudo que há dentro de mim me desanimo, porque sei que estou longe de ter um coração como o de Salomão. Tu sabes que eu não pediria sabedoria se tivesse uma oportunidade como a dele. Mas eu não quero permanecer assim, egoísta e insatisfeita, eu quero aprender com o Senhor a ter um novo coração (Sl. 51.10). Amém.