Nota: Este artigo é a continuação de um artigo anterior. Se você ainda não leu a parte 1, clique aqui.

 

5. Nosso coração é enganoso
Deus ensina que nosso coração é enganoso (Jeremias 17.9). Isso significa que nossos sentimentos e emoções (e até mesmo nosso raciocínio mais lógico) não são um espelho perfeito da realidade. Ou seja, podemos ser enganadas por nós mesmas! E esse é um ótimo motivo para não seguirmos cegamente nosso próprio coração em nenhuma área de nossas vidas (muito menos em uma decisão tão extrema como a de tirar a própria vida). Mas como? A única forma de não seguirmos nosso coração enganoso e sermos por ele enganadas é passarmos os nossos pensamentos e sentimentos pelo filtro da Palavra de Deus, que é a Verdade, com o auxílio do Espírito Santo de Deus, que guia os filhos de Deus em toda a verdade. Para ajudá-la nesse processo, veremos, a seguir, algumas verdades bíblicas que desmascaram as vozes enganosas do nosso coração e do Inimigo da nossa alma.

6. Há Alguém que te ama e se importa com você
Você já disse ou pensou algo como “Ninguém me ama” ou “Ninguém se importa”? Quero assegurá-la de que isso não é verdade. Mas como eu posso dizer isso sem conhecer as suas circunstâncias? Bem, posso dizer isso, porque o próprio Deus diz isso! Leia você mesma:

“Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você!” (Isaías 49.15).

“Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.” (Salmo 27.10).

Sim, a nossa vida pode realmente incluir dores profundas — até mesmo o abandono daqueles que mais deveriam nos amar e cuidar de nós. Porém, ainda que isso aconteça, se você tem Deus como Pai por meio de Jesus Cristo, Ele jamais Se esquecerá de você. Portanto, se você é filha de Deus e pensa que as suas circunstâncias significam que Deus te abandonou, quero lhe dizer: você está acreditando em uma mentira. Deus é um Pai que JAMAIS abandona Seus filhos. E se você ainda não tem Deus como Pai, quero lhe dizer que Jesus Cristo já pagou o preço pelos seus pecados para que você pudesse ser perdoada e adotada na família de Deus pelo arrependimento e pela fé em Cristo (João 3.16-18; Romanos 5.8). Existe prova de amor maior que essa?

7. Você está aqui por uma razão
Você já disse ou pensou algo como “O mundo seria melhor sem mim” ou “A minha família estaria melhor sem mim”? Essa é mais uma mentira que precisa ser desmascarada pela verdade. Pense comigo: se Deus é totalmente sábio — e Ele é — e está no controle do universo — e Ele está — o fato de você ainda estar viva não é à toa. Deus nos deu vida e só Ele pode determinar quando chegará o tempo de tirá-la. Então acreditar que “a minha família estaria melhor sem mim” é basicamente uma forma de afirmar saber mais que Deus, não é mesmo? Portanto, se esse é o seu caso, escolha não alimentar mais pensamentos como esse. Pela graça de Deus que nos capacita, podemos e devemos tirar o foco de nós mesmas e colocá-lo em amar e servir a Deus e aos outros — “O que Deus me chama a fazer nesta situação? Como posso amar e servir as pessoas ao meu redor nesta circunstância?”

8. Você não é culpado pelo que fizeram com você
Você sofreu algum tipo de injustiça, traição ou abuso nas mãos de alguém? Se sim, você carrega algum sentimento culpa pelo que aconteceu? Permita-me deixar bem claro: se você foi vítima do pecado de outra pessoa, você não tem culpa disso. Muitas pessoas carregam equivocadamente um peso de culpa que não lhes pertence, o que pode acabar piorando todo o sofrimento que já sentem. Sim, a dor diante de uma injustiça, traição ou abuso é legítima, mas a culpa, nesse caso, não. “Ouça-me” dizer com todas as letras: Você não é responsável pelo que outros fazem com você.

9. Você tem escolha, sim
Se, por um lado, você não é responsável pelo que outros fazem com você, você é responsável pelo que você faz com o que os outros fazem com você. Ou seja, a nossa reação ao sofrimento é, sim, nossa responsabilidade. Como eu já disse, é legítimo sentir a dor, mas não seria legítimo, biblicamente falando, pecar em resposta a essa dor (por exemplo, tirando a própria vida). Se somos filhas de Deus, Ele mesmo nos capacita a reagir ao sofrimento da forma correta, voltando-nos para Ele em busca de consolo e direção. Ele é fiel para nos socorrer. Como você tem reagido ao sofrimento?

10. Deus não rejeita corações quebrantados
Talvez você tenha sido vítima de pecados alheios, mas seja culpada por ter reagido de forma pecaminosa, piorando a situação. Ou talvez você não tenha sido vítima de ninguém, mas simplesmente tenha feito muitas escolhas erradas e insensatas ao longo de sua vida e esteja colhendo consequências amargas, que lhe tiram o ânimo de viver. E então? Há saída?

“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia. Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça.” (Provérbios 28.13,14)

“Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” (Salmo 51.17)

“Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1.8-9)

“Ele mesmo [Jesus] é o sacrifício para o perdão de nossos pecados.” (1 João 2.2a)

Por causa do sacrifício de Jesus pelos nossos pecados, podemos ser perdoadas por Deus. Jesus já pagou o preço cobrado pela justa ira de Deus contra os nossos pecados. Por isso, depois que nos arrependemos e confessamos a Deus algum pecado que tenhamos cometido, não precisamos mais carregar a culpa por esse pecado; pelo contrário, podemos descansar na realidade maravilhosa do perdão de Deus.

11. Você não está sozinha
Você se sente sozinha? O peso da solidão parece insuportável? Talvez seja um sentimento abstrato, do qual você não tem conseguido se livrar, mesmo quando está cercada de pessoas. Ou talvez seja o oposto e você de fato não tenha ninguém que possa caminhar com você e te ajudar nesse momento. Seja qual for a sua situação e o motivo pelo qual você se sente tão só, quero lembrá-la: há Alguém que sempre ouve o seu clamor e que tem todo o poder do universo para sustentá-la e guiá-la mesmo em meio ao vale mais profundo. Se você é filha de Deus, clame ao seu bom Pai. Ele tem prazer em ouvi-la e ajudá-la. Apegue-se às Suas promessas eternas em vez de ancorar-se ao que seu coração lhe diz ou ao que suas circunstâncias imediatas aparentemente indicam.

12. Há esperança em meio à dor
Você se sente sem esperança? Pensa, com frequência, que você ou alguma situação de sua vida “simplesmente não tem jeito”? Algum acontecimento fez o seu mundo desmoronar e parecer sem sentido? Você costuma dizer para si mesma “eu não aguento mais”? Quero encorajá-la, dizendo: há, sim, esperança. Mas esperança do quê? Não estou aqui para dizer “tudo vai dar certo”, “tudo vai se encaixar, você vai ver”. Esse tipo de esperança é vazia e só leva a uma frustração ainda maior. Sim, eu creio que um dia, Deus vai fazer novas todas as coisas, mas isso não se dará completamente aqui e agora. A verdade é que a vida neste mundo pode ser muito dolorosa e confusa. A esperança é que, justamente em meio à dor e à confusão, Deus está conosco. Ele está disponível e disposto a nos sustentar a cada dia e fazer tudo em nossa vida cooperar para o nosso bem (Romanos 8.18-30).

13. Há recompensa na obediência
Você sente que seu esforço para fazer o que é correto é em vão? Acreditar nessa mentira pode trazer grande desânimo, por isso, precisamos desmascará-la com a verdade também. E a verdade é que há recompensa na obediência (Salmo 19.11; Gálatas 6.8,9). Repito, não é tudo aqui e agora, mas, a Seu tempo e modo, Deus promete nos recompensar se perseverarmos em fidelidade a Ele em meio às provações (Tiago 1.12). Ainda que você esteja passando por um longo período de muita luta e pouco resultado aparente, não desista. Nosso esforço, no Senhor, não é em vão (1 Coríntios 15.58). Há recompensa na obediência. Com a graça de Deus, persista.

Conclusão
FILTRE. Não siga cegamente seu coração. Instrua-o! Não se deixe ser guiada por suas emoções. Guie suas emoções pela Palavra.
CONFIE em Deus. Clame a Ele. Recorra Àquele que, em Jesus, oferece graça e misericórdia para nos ajudar em momentos de necessidade (Hb 4.15-16).
OBEDEÇA. O que Deus está lhe chamando para fazer hoje? Arrepender-se e confessar um pecado? Aprender a lidar biblicamente com o pecado de outra pessoa? Abrir seu coração para alguma mulher cristã madura e pedir ajuda? Perseverar em meio ao sofrimento, vivendo um dia de cada vez? Tirar o foco de si mesma e passar a servir mais as pessoas ao redor? Seja o que for que Deus nos chama a fazer, Ele mesmo nos capacita para obedecer.

Outras sugestões:
Você tem o desejo de aprender mais sobre como lidar com o sofrimento de forma bíblica? Se sim, confira alguns livros que podem ajudá-la nesse processo:

Aprendendo o contentamento em todas as circunstâncias (Robert D. Jones, Nutra Publicações)
Caminhando com Deus em meio à dor e ao sofrimento (Timothy Keller, Editora Vida Nova)
Colocando o seu passado no devido lugar (Stephen Viars, Nutra Publicações)
Confiando em Deus: mesmo quando a vida nos golpeia, aflige e fere (Jerry Bridges, Nutra Publicações)
Irado contra Deus: Levando ao Senhor suas dúvidas e perguntas (Robert D. Jones, Nutra Publicações)
O segredo do contentamento (William Barcley, Nutra Publicações)
Quando os problemas surgem (Robert D. Jones, Nutra Publicações)
Teus planos, Senhor, não fazem sentido (Steve Viars, Nutra Publicações)

Você também pode se beneficiar dos seguintes artigos publicados aqui no Conselhos para Meninas:
Ele é sempre bom
Paraíso perdido: Esperança em meio ao caos
Por que comigo, Deus?
Quando a gente sofre 
Uma serva em meio à dor