Por que Hanna Baker tirou a sua própria vida? Esse é o tema da série 13 Reasons Why, que estreiou no Netflix do Brasil em 2017. Em cada um dos treze episódios desse polêmico seriado, é apresentado um fato que influenciou a personagem a se suicidar. Talvez você já conheça a trama. Talvez não. Talvez você tenha seu próprio histórico de depressão e pensamentos suicidas. Ou talvez conheça alguém que tem — e talvez nem saiba disso.

Seja qual for a sua história, hoje quero apresentar-lhe 13 razões para não seguir os passos de Hanna. Alguns dos tópicos listados abaixo podem parecer duros. Por favor, continue lendo, mesmo que você precise fazer pausas, se for o caso. Prometo que escrevi tudo com o coração na mão, movida por compaixão pela dor que você provavelmente sofreu ou tem sofrido para chegar a este ponto. Mas não poderia deixar de incluir os tópicos mais “duros”, porque eles fazem parte do caminho da esperança, assim como um diagnóstico difícil ou uma cirurgia dolorosa muitas vezes fazem parte do caminho da cura.

Mas talvez você me pergunte: “Qual é a sua base para dizer todas essas coisas, se você nem sabe pelo que eu estou passando?” Eu realmente não conheço as suas circunstâncias, mas Deus conhece. E não é com base em experiências pessoais que escrevo este artigo, mas com base na Verdade que Deus nos revelou em Sua Palavra. Tenha em mente que a Sua Palavra é totalmente verdadeira, digna de confiança e mais doce que o mel; ela é poderosa para revigorar a alma, alegrar o coração e iluminar a vida (Salmo 19.7-10). Não é disso que você mais precisa neste momento? Meu desejo é que este texto seja um encorajamento para você ou um instrumento que lhe ajude a ajudar outras pessoas.

  1. O pecado nunca é fonte de solução

Infelizmente, para uma pessoa com tendências suicidas, tirar a própria vida pode parecer “a única saída” quando tudo o mais que ela tentou falhou. Mas essa não é a verdade. O pecado nunca é uma real fonte de solução, apenas de mais problemas. E é assim com o suicídio. Acredite: ele não resolve problemas; cria outros.

    Para uma pessoa que ainda não é filha de Deus (o que só podemos nos tornar por meio do arrependimento do pecado e da fé em Jesus Cristo como nosso único Salvador), o suicídio a coloca em uma situação infinitamente pior e, essa sim, sem saída. Afinal, a Bíblia ensina que depois da morte, não há mais mudança de destino eterno. Aqueles que, em vida, receberam a salvação por meio da fé em Jesus, ao morrerem, irão imediatamente para a doce presença do Senhor no Paraíso. Aqueles que, em vida, rejeitaram a Cristo como Salvador, ao morrerem, irão imediata e definitivamente para o castigo eterno. Você percebe como o suicídio não é uma solução? Pelo contrário, ele gera problemas piores e mais duradouros.

    Mas e o cristão? Será que se ele se suicidar, perderá a salvação? Não acredito nisso, porém, ainda assim, o pecado continua sendo fonte somente de problemas, e nunca de solução. A seguir, enumero três desses problemas.

  1. Deus nos chama a viver para Ele

A premissa de que “a vida é minha e eu faço o que quiser com ela” é simplesmente infundada. A nossa vida não nos pertence. Mesmo a vida do não cristão pertence a Deus, pois uma vez que Ele é o Criador e Dono do Universo, só Ele tem autoridade legítima para dar e tirar a vida. Contudo, como cristãos, pertencemos a Deus em um sentido ainda mais profundo. Fomos perdoados e adotados como filhos por Deus pelo precioso sangue de Jesus derramado por nós (Efésios 1.3-8). O Filho de Deus se fez homem, viveu, morreu e ressuscitou para que tivéssemos vida. Pense nisso. Ainda que você esteja passando por grandes problemas, Jesus Cristo já resolveu o pior de todos. Ele foi ESMAGADO pelo Pai por causa dos nossos pecados, para que nós não tivéssemos que ser (Isaías 53.5). Tendo em vista a grandeza da graça redentora que Deus nos concede em Cristo, você percebe como o suicídio de um cristão seria uma tremenda desonra ao Deus que nos salvou? Pondere: segundo Efésios 2.10, Tito 2.14 e 2 Coríntios 5.14-15, para que Deus nos salvou? De que formas o suicídio revela falta de amor a Deus?

  1. Deus nos chama a amar os outros

Por mais aflita que esteja uma pessoa que deseja se matar, a aflição que o cumprimento de seu desejo causará na vida de seus amados é ainda maior. Você estaria disposta a buscar um “alívio” (que na verdade é falso) a qualquer custo? Inclusive a custo dos sentimentos de todas as pessoas que te amam? Talvez você não possa nem imaginar a profundidade das marcas que causaria naqueles que mais te amam caso decidisse tirar a própria vida. O coração deles se estilhaçaria em milhões de pedaços. Com isso em mente e considerando o significado do amor bíblico (1 Coríntios 13.4-7; Filipenses 2.4), você consegue perceber como o suicídio revela falta de amor pelos outros?

  1. Deus nos chama a refletir a luz de Cristo

É em meio à nossa fragilidade de vasos de barro que Cristo brilha em nós mais intensamente (2 Coríntios 4.7; 12.9). Mas se reagirmos ao sofrimento de modo contrário à vontade dAquele que chamamos de Senhor, que efeito isso terá nas pessoas ao nosso redor que não O conhecem? Que mensagem o suicídio de um cristão transmite ao mundo sobre a esperança que professamos?

As “13 razões por que não” vão continuar em um próximo artigo, para que este não fique longo demais e muito cansativo. Como eu disse, sei que para um coração sofredor, as afirmações deste texto podem parecer duras, mas acredite, são necessárias e promovem restauração. Muitas vezes acreditamos em mentiras, sem mesmo nos dar conta disso. Precisamos urgentemente conhecer a Verdade que nos liberta [1]. Na continuação deste artigo, falaremos mais sobre isso, e sobre a verdadeira esperança que podemos ter, mesmo no vale mais profundo.

Só mais duas coisinhas

  • Se você está lutando com pensamentos suicidas, BUSQUE AJUDA. Não carregue esse peso sozinha. Converse com Deus, mas converse também com uma mulher cristã madura e confiável ou com um casal cristão maduro e confiável. Compartilhe o que você tem enfrentado e peça que orem por e com você e caminhem ao seu lado.
  • Qual foi a última vez que você fez um CHECK-UP médico? Pode parecer estranho falar disso em um texto sobre suicídio, mas o fato é que muitas vezes questões fisiológicas (como desequilíbrios hormonais, uso de anticoncepcional, deficiências de vitaminas, entre outros fatores) podem afetar bastante nosso estado emocional. Então, se já faz tempo que não vai ao médico, sugiro que marque uma consulta o quanto antes para verificar se algo pode estar errado com seu corpo.

Que Deus sustente o seu coração, querida leitora. Nos vemos em breve para as próximas razões “por que não”.

________________________________

[1] Aqui, estou tomando emprestado o subtítulo de um livro que recomendo fortemente: “Mentiras em que as mulheres acreditam e a Verdade que as liberta” (Nancy DeMoss, Editora Vida Nova)