Não sei como você finalizou 2018 e nem iniciou 2019. Talvez, como eu, haja em seu coração algumas inseguranças sobre o que virá e sobre as decisões ainda não tomadas… Pode ser que você tenha tido um ano incrível e finalizado com muita alegria e festa, interna e externa! Ou talvez, seu réveillon foi em meio a dor e lágrimas, luto e frustração. O texto que refletiremos hoje tem muito a nos ensinar, independente de como você chegou em 2019.

Paulo começa a sua carta bendizendo ao Senhor (vs. 3) e dizendo o porquê o nosso Deus é bendito: porque Ele é o Deus de toda consolação, é Ele quem nos conforta em nossa tribulação, em qualquer angústia, para podermos consolar outros na mesma situação.

Você sabe que Deus é bendito, misericordioso e onipresente, mas esses atributos fazem sentido para você e te consolam? Nós sabemos muito sobre Deus e sobre o que a Bíblia fala, pelo menos de forma genérica… Mas ela de fato faz sentido pra nós num momento de angústia e insegurança? Saber que pertenço a um Deus que está presente em todos os momentos, inclusive nesse de dor, me consola e satisfaz? O que esse texto gera em seu coração ao ser lido?

Paulo conta sobre a tribulação que vivera na Ásia, a ponto de querer desistir de viver (vs. 8). Quem escreve e bendiz ao Deus de toda consolação não é uma pessoa isenta de sofrimento e que não havia passado por nada… Muito pelo contrário! Paulo foi perseguido, preso, torturado, humilhado e abandonado por vários que se diziam do seu lado. Será que isso não trouxe frustração, decepção e insegurança a ele? Ele havia perdido as esperanças! Acho que não foi tão simples assim, né?

A partir disso, somos desafiados a viver a esperança, o consolo e conforto que há no Deus de toda consolação. A angústia não existe e nem é permitida por Deus apenas para nos fazer sofrer e nem é apenas para nós! Sua dor de hoje pode ser a dor de outro amanhã. Deus quer usar sua experiência para impactar e consolar outros futuramente. Assim como Ele já deve ter usado alguém para te consolar.

Olhe para o que você está vivendo como uma oportunidade de viver de fato o que Deus é! Bondoso, consolador, misericordioso e onipresente. E se você está começando o ano livre de angústias e inseguranças, dores e frustrações, glória a Deus por isso! Bendiga ao Senhor porque seu estado de calmaria também é fruto da sua bondade, consolo, misericórdia e onipresença.

Oração: Pai, estou diante do Senhor e diante de um ano que se inicia com um turbilhão de emoções dentro de mim. Quero entregá-las todas ao Senhor e Te pedir que abra meu coração para viver essa fase dependendo de Ti. Tome meu coração em Tuas mãos, minhas dores e dúvidas… Revele-se a mim com Teu consolo e dê-me a fé necessária para crer em quem Tu és e no que podes fazer em mim e através de mim, por meio desse oportunidade, chamada dificuldade. Em Teu nome, Jesus, amém.