Chegamos ao meu capítulo preferido da carta, e mais especificamente, o trecho que mais gosto do capítulo!

Estamos no início de 2019, e falamos até aqui de dores, angústias, sofrimentos e etc… Mesmo que você não esteja vivendo isso agora, 2019 não é o ano da isenção de se viver isso. E, qual o problema de passar por problema? Porque repelimos tanto o sofrimento?

Sim, Paulo orou 3 vezes para que seu espinho na carne fosse retirado. Paulo era atormentado com esse tal “espinho” (que a Bíblia não revela claramente o que é), e ele também não queria sofrer… Mas, após clamar pela intervenção do Senhor, Ele recebe a seguinte resposta: “MINHA GRAÇA TE BASTA”, “O MEU PODER SE APERFEIÇOA NA SUA FRAQUEZA”. E a partir daí, Paulo passa a regozijar-se nas suas fraquezas (vs. 10), porque entendeu algo que precisamos entender: o sofrimento não é ruim, porque ele nos revela a graça de uma outra forma: Seu poder.

Deus poderia tirar o espinho da carne de Paulo, como poderia livrar-nos de qualquer dor neste ano. Mas porque Ele não o faz? Porque Paulo não traz uma promessa sobre isso neste texto? Porque o sofrimento vai expor suas fraquezas, e é EXATAMENTE nelas que O PODER da graça é manifesto. A graça não é apenas um favor de Deus a você, mas também é o poder de Deus em você, capacitando-lhe a ser forte mesmo fraco, a se alegrar mesmo nas fraquezas, necessidades e angústias, a estar satisfeito!

Parece loucura que isso tudo seja experimentado através de algo “ruim”, não é? Mas é. Muitas vezes Deus vai te livrar do sofrimento e da dor, mas em muitas outras vezes Ele não vai te livrar da situação de sofrimento, mas vai te livrar de você mesmo, de você não ter o poder de Cristo sobre você.

Como Deus será mais glorificado em sua vida? Através das facilidades de uma vida sem problemas ou através das dificuldades para que você descubra o poder que a Graça tem em te satisfazer, te alegrar?     

Que neste ano de 2019, a Graça não seja uma palavra evangélica e banal para traduzir uma bondade vaga, mas seja o poder de Deus aperfeiçoado em suas fraquezas! Seja o suficiente para que, mesmo fraca, você seja forte.

Oração: Querido Deus, ouço tanto e falo tanto da Tua graça, mas nos momentos difíceis percebo que ela não é suficiente para mim, ou acredito que ela não é tão boa assim. Infelizmente, eu me engano achando que a Tua graça me livrará de sofrer, mas é exatamente ela que vai me sustentar e me fortalecer nos momentos difíceis. Senhor, dá-me um espírito corajoso para não fugir das lutas e nem me esconder nas minhas fraquezas, mas a me alegrar com cada uma delas pois são oportunidades do Teu poder ser aperfeiçoado em mim. Guarde esta verdade no meu coração para que eu não peque contra Ti. Em nome de Jesus, amém.