Como você está hoje? Já se passaram alguns dias de 2019… Como você os tem vivido? Algo mudou de 2018 pra cá? No nosso último devocional, fomos desafiadas a olhar para quem Deus é e isso, e como isso é suficiente para nos consolar. E a eternidade? Você se consola em saber que, em Cristo, há vida para sempre?

Neste capítulo, um dos meus preferidos do livro (Vamos chegar no meu preferido mais pra frente!), Paulo fala sobre a vulnerabilidade e inadequabilidade que todos nós possuímos em carregar e transmitir a mensagem da salvação (vs. 7) e encoraja os Coríntios ao lembrá-los que o mesmo Deus que ressuscitou a Jesus os ressuscitará e, por causa disso, não há motivos para desanimar – tudo que acontece é para o bem, para que a graça seja conhecida.

Novamente, às atribuladas de plantão: o que a eternidade e a graça tem a nos oferecer diante do vazio? Como a graça pode ser conhecida se você só chora, reclama e sofre? Que bem isso te traz?

Por muito tempo o vs. 17 foi meu conforto… houve uma época da minha vida em que as lutas se seguiam uma a outra, e foi assim por vários anos. Por incrível que pareça, pensar que todo aquele sofrimento não era comparado com a glória que me esperava no Céu renovava os ânimos e ajustava o foco. Mas nem sempre foi e é assim, eu sei.

Para entender o que a graça e a eternidade tem a ver conosco, você precisa entender sua impotência e pequenez diante do poder do Evangelho; enxergar que, pelas suas forças e capacidade, não pecar é impossível; e que as consequências do pecado vão sim te abater, e você vai desanimar porque, novamente, a culpa é sua…

Sim, você é uma menina frágil, quebrável, muitas vezes sem valor diante dos olhos humanos… Como um vaso de barro (vs.7)! Mas por meio da graça, algo que você não merece acontece: mesmo sendo assim, se sentindo assim, Cristo derrama o Seu sangue no Calvário para te dar a eternidade. Algo que antes só Deus podia ter é compartilhado com você. Isso te consola, minha menina? Saber que apesar de quem você é, do que fez e de onde veio existe graça para te alcançar com a Eternidade, que só Cristo pode dar?

Paulo diz que todo sofrimento vivido aqui, está produzindo em nós eterno peso de glória. O que isso quer dizer?  Que o sofrimento nesta terra vai passar, eles são leves e não se comparam com o peso da glória que viveremos no Céu. Não desanimem!

Se para você não há expectativas de melhoras para esse novo ano, ou se para você há otimismo de sobra para viver tudo que 2019 tem para te oferecer,  a Palavra de Deus diz a mesma coisa para ambas: “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.”


Oração: Senhor, entendo que o sofrimento não é eterno, a dor não é eterna, assim como nada que esta terra tem a me oferecer de bom, é eterno. Por isso eu Te peço, que da mesma forma que a Tua graça me alcançou com a salvação, alcance meu coração nos momentos alegres e tristes, ajustando meu foco para aquilo que eu devo olhar sempre: a eternidade. Em nome de Cristo eu oro, Amém.