O que move sua vida? O que move seu empenho em ser uma cristã genuína? Aliás, há esse empenho?

No texto de hoje Paulo fala sobre uma nova vida, uma nova vida que só é vivida a partir de uma conduta impactada pela morte de Cristo, por Seu amor. Isso moveu Paulo e deve nos mover também. Para entender melhor, vamos ao texto.

A palavra “constrange” no grego, não traz o sentido que achamos no português, de vergonha, mas sim, de mover… O amor de Cristo nos constrange, nos move, a deixar de viver para nós mesmos, e passar a viver para Cristo. Isso é ser uma nova criatura.

Quando lemos isoladamente o vs 17, estamos sujeitos a entender a nova vida como uma vida abundante, livre de problemas e feliz… Problemas? Dores? Sofrimento? Isso é coisa do passado! As coisas velhas se passaram! Tudo se fez novo! Mas, não é bem isso.

De acordo com os versos anteriores (14 a 16) lemos sobre viver uma vida que não é a nossa, mas a de Cristo… Uma nova vida acarreta uma nova visão de si mesmo e dos outros, uma nova perspectiva das situações e do futuro, porque não mais as consideramos do ponto de vista humano (vs. 16). E viver essa nova vida voltada para Cristo e não para os nossos prazeres e realizações, só é vivida a partir do constrangimento (do movimento gerado) pelo amor de Cristo demonstrado a nós.

Você é sim uma nova criatura! Você pode sim, ser uma nova criatura! Mas isso não é promessa de bênçãos sem medida, prosperidade e isenção de problemas… Ter uma nova vida é viver uma nova perspectiva de si, do outro, da circunstância, de Deus… Isso é libertador!

Você está vivendo um ano novo, sendo uma nova criatura, com uma nova vida, tendo uma nova visão! Que o amor de Cristo, que é maior que qualquer problema ou dor, te constranja, te mova no dia de hoje, neste ano, a ser de fato reconciliado e reconciliador (cf. vs.  18,19).

Oração: Paizinho, obrigada por Teu amor demonstrado através da entrega do Teu Filho! Senhor Jesus. Obrigada por Teu amor demonstrado através da Tua total entrega à morte em meu favor. Capacita-me a viver a nova vida que tamanho sacrifício pode me proporcionar. Muda minha visão diante das circunstâncias, das pessoas e até de mim mesmo, para que a reconciliação que a salvação me proporciona, seja evidente pra mim e em mim. Em nome de Jesus eu oro, amém.