“De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo. Tenham cuidado, para que vocês não destruam o fruto do nosso trabalho, antes sejam recompensados plenamente. Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho. Se alguém chega a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem. Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas” 2 João 1.7-11

Na adolescência, quando lia passagens bíblicas que falam sobre os falsos mestres, sempre me vinha à mente uma imagem de um homem maldoso e ganancioso. E sempre imaginava que isso só apareceria mil anos depois da minha morte. Que inocência a minha! Hoje, é muito fácil encontrar um falso mestre, com o avanço tecnológico, basta um click para você encontrá-lo. E ele não tem uma aparência terrível, mas tem boa oratória, é bonito, simpático e fala coisas lindas, aumentando a auto estima de seu público.

Infelizmente, falsos mestres fazem um grande estrago, mas como a própria descrição já diz – “enganador”, ele engana por um discurso aparentemente correto, mas que, na verdade, como João diz, não tem Deus!

João nos exorta a nem saudar (falar, cumprimentar), alguém assim. Mas, antes disso há um processo bastante necessário – conhecer a verdade, para então, saber o que é mentira. Para isso, precisamos ser como os bereanos em Atos 17, que tinham muito interesse na mensagem e, conforme ela era pregada, examinavam tudo na Bíblia para ver se ela estava correta (v. 11). 

Querida leitora, cuidado! Não seja simplista ao ouvir uma mensagem, achando que por ter uma citação bíblica ela está correta. Aprofunde-se na Palavra de Deus. Procure conhecer um assunto não tendo somente como base um versículo bíblico, mas que seja defendido por alguns no Antigo Testamento e Novo Testamento. Procure cursos teológicos de qualidade. Descubra o que é hermenêutica e seja coerente com a posição que escolher. Estude sobre os teólogos da história cristã. Converse com pessoas que entendem das línguas originais.

Sua diligência no estudo da Bíblia a levará a conhecer a verdade e, consequentemente, será sensível ao que for mentira. Isso te ajudará a fugir dos falsos mestres, obedecendo ao conselho de João.

Oração: Deus, tenha misericórdia de mim e meu conhecimento bíblico. Ajude-me a me aprofundar em Tua Palavra para poder cumpri-la corretamente. Não permita que meus caminhos sejam “bagunçados” por falsos mestre, mas que eu sempre esteja firme no que for verdade. E que tudo isso leve a minha vida a espelhar Jesus! Em nome de Jesus, amém!