Depois de atravessar, Elias disse a Eliseu: “O que posso fazer por você antes que eu seja levado para longe de você? ” Respondeu Eliseu: “Faze de mim o principal herdeiro de teu espírito profético.” Disse Elias: “Você fez um pedido difícil; mas, se você me vir quando eu for separado de você, terá o que pediu; do contrário, não será atendido”. De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo, puxado por cavalos de fogo, que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho. Quando viu isso, Eliseu gritou: “Meu pai! Meu pai! Tu eras como os carros de guerra e os cavaleiros de Israel!” E quando já não podia mais vê-lo, Eliseu pegou as próprias vestes e as rasgou ao meio. Depois pegou o manto de Elias, que tinha caído, e voltou para a margem do Jordão.

Elias preparava Eliseu para ser seu sucessor, como profeta, e onde ele estava, Eliseu estava ao lado, disposto a aprender e caminhar de perto independentemente de qualquer coisa. No versículo 9, Elias oferece ao seu sucessor a oportunidade de fazer um pedido: porção dobrada do poder que estava sobre ele. Eliseu queria ser herdeiro da liderança profética, após sua ida. “Dura coisa pediste”, essa é a resposta de Elias. Eliseu recebe sua herança ao presenciar seu arrebatamento.

E daí? O que isso me ensina, enquanto menina, moça, mulher? Atente-se à resposta de Elias, no vs. 10: ser e fazer tudo que Elias era e fazia era um pedido difícil, pois além do poder que estava sobre ele, e de todo seu reconhecimento como profeta de Deus, Elias também experimentou o peso dessa glória, a perseguição e o cansaço (1Rs. 19), e é aqui que nós aprendemos com Elias e Eliseu.

Pense em uma mulher, que você se espelha, seja como esposa, mãe, profissional ou compromissada com Deus. Você estaria disposta a caminhar do lado dela, ir onde ela for, aprender e observar? E mais, estaria disposta a ceder, renunciar, entregar e lidar com as responsabilidades que elas encaram para ser quem são? Nos deslumbramos com mulheres-exemplo, mas pouco estamos dispostas a “pagar o preço” de ser como elas são.

Em nossa rotina, que ainda está longe de ser comparada com a rotina delas, procrastinamos tarefas, defraudamos nossos amigos e namorados, não priorizamos nosso tempo com Deus (devocional, oração, igreja), não cumprimos com excelência nossas responsabilidades… O que quero te lembrar é que nenhum “sucesso”, seja no casamento, filhos, vida com Deus e profissão, vem sozinho: requer disciplina e perseverança, requer de você entrega e renúncia.

“Dura coisa pediste”! Sonde sua motivação: por que você quer ser como fulana? O que você está disposta a fazer para ser como ela? Se suas respostas demonstrarem um desejo de glorificar a Deus com sua vida e relacionamentos, e não a você mesma, não há nada de errado em tê-la como um referencial. Querer refletir Jesus em seus relacionamentos e vida profissional é algo bom, você pode se espelhar em mulheres piedosas que te cercam, mas isso só ocorrerá em consequência da sua dependência de Deus. Vamos orar por isso?

Oração: Pai, entrego a Ti o meu desejo de ser uma mulher de Deus, uma boa mãe, esposa, profissional, pois quero que isso só se torne possível em minha vida, para Tua glória. Livra-me de querer isso mais do que Te agradar. Em nome de Jesus, amém.