“Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel; e eles derrotaram os amonitas e cercaram Rabá. Mas Davi permaneceu em Jerusalém. Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho,e mandou alguém procurar saber quem era ela. Disseram-lhe: “É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita”. Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação. Depois, voltou para casa.”

Na época do rei Davi, cerca de 830 anos antes de Cristo, era comum os povos entrarem em guerra por questões políticas ou econômicas. Nesse caso, Israel estava em guerra com o povo Amonita. Os reis, como chefes de estados, eram o poder decisor e os representantes da nação. Era inconcebível em época de instabilidade o rei estar “tranquilo” em seu palácio. O texto fala que Davi dormiu até a parte da tarde e foi passear. Além da negligencia de Davi com seu comando militar, ele também usou seu poder e posição para ter a mulher que desejava. Pior que isso, desejou a mulher de um homem fiel que fazia parte de sua guarda.

Podemos ver essa sequência de erros como uma fileira de dominó, onde cada queda leva Davi a outra queda. Antes do adultério físico houve o adultério no pensamento. Antes do desejo, a decisão de usar seu poder e autoridade de forma não apropriada. Antes disso também, a negligência de um rei estar em casa no período da guerra.

Você percebe uma pecinha de dominó derrubando a outra? Tiago explica o caminho do pecado da seguinte maneira:

“Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.” Tiago 1:14,15

Então, meninas, atenção! Ninguém acorda um dia do nada com uma vontade tremenda de pecar. São pequenas decisões do dia a dia que nos levam a nos distanciar do nosso Deus e então desagrada-lo.  

Oração: Senhor, meu Deus, sonda meu coração e me mostra se tenho feito algo que não te agrada ou que me leva para longe de ti. Me ajuda a manter meu relacionamento com o Senhor íntimo e diário, para que assim eu possa crescer cada vez mais e incentivar as pessoas à minha volta. Amém.