E o Senhor enviou a Davi o profeta Natã. Ao chegar, ele disse a Davi: “Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro, pobre. O rico possuía muitas ovelhas e bois, mas o pobre nada tinha, senão uma cordeirinha que havia comprado. Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos. Ela comia junto dele, bebia do seu copo e até dormia em seus braços. Era como uma filha para ele. “Certo dia, um viajante chegou à casa do rico, e este não quis pegar uma de suas próprias ovelhas ou do seus bois para preparar-lhe uma refeição. Em vez disso, preparou para o visitante a cordeira que pertencia ao pobre”. Então, Davi encheu-se de ira contra o homem e disse a Natã: “Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte! Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia”. Então Natã disse a Davi: “Você é esse homem!

A primeira reação de Davi ao ouvir a história é até que inspiradora. Ele tem uma sede para que a justiça seja feita ao caso que o profeta Natã conta para ele. E logo depois é pego de surpresa pois o homem que segundo ele deveria morrer, era ele mesmo!
Realmente, é muito mais fácil identificarmos o erro em outras pessoas. Somos muito prontos para criticar atitudes que muitas vezes nós agimos da mesma maneira. Por exemplo, todos nós falamos muito mal dos políticos corruptos, mas muitas vezes temos a mesma atitude de corrupção no nosso dia a dia colando na prova, furando fila ou até sonegando imposto de renda.
Jesus mesmo disse: “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?” (Mateus 7:3) Se referindo a como somos prontos a reparar nos pequenos erros dos outros e demoramos muito e ver nossas próprias falhas.

Oração: Senhor, meu Deus. Me ensina a não me precipitar em julgar atitudes de outras pessoas. Me ajuda a olhar para os meu erros e assim me não me achar melhor que ninguém.