“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a Palavra da Verdade”. (2Timóteo 2.15).

Neste mês de devocionais, estamos refletindo na carta de 2Timóteo, falando especificamente sobre perseverança. Relembrando o que conversamos na última semana, vimos como a situação de Timóteo e de Paulo eram delicadas. Timóteo pastoreando uma igreja com problemas internos e externos, e Paulo muito provavelmente ciente de estar enviando uma das suas últimas das suas cartas antes da morte.

Nós conversamos sobre se manter firme mesmo diante de dificuldades e perseguições, e como devemos continuar pregando o Evangelho e sendo luz por onde formos independente da situação.

No texto de hoje, Paulo continua encorajando Timóteo a não se envergonhar de servir a Deus, mas sim que ele deve buscar se apresentar aprovado diante de Deus por ensinar corretamente a Palavra dEle.

O que podemos aprender com isso? Se queremos nos apresentar aprovadas diante de Deus devemos nos manter firme e não nos amoldar com esse mundo estando sempre prontos para dar testemunho da Palavra de Deus de forma correta, seja pelas nossas palavras, seja pela nossa vida.

Perseguições e dificuldades pela fé são ótimos instrumentos de Deus para trabalhar nosso caráter nEle. Seja na sua casa, na escola, trabalho, faculdade, etc. Podemos muitas vezes ser ridicularizadas pela nossa fé e pelo o que defendemos, e sem perceber, para evitar esses “constrangimentos”, não só deixamos de pregar como também começamos a aceitar certos comportamentos e falas, e quando vemos já o estamos imitando. Minha amiga, preste atenção! Lembre-se do que Paulo fala em Romanos 12.1-2 sobre se amoldar ao padrão esse mundo.

Para nos apresentarmos aprovadas diante de Deus como quem não tem do que se envergonhar, isso também exigirá de nós perseverança em lutar por um caráter aprovado com uma vida de santificação que agrade a Deus.

Tire um tempo agora e reflita na sua vida e nas seguintes perguntas: Se eu me apresentasse diante de Deus agora, eu teria do que me envergonhar? Eu poderia dizer a Deus que tenho um caráter aprovado? Eu tenho me amoldado ao padrão do mundo? Eu tenho tido comportamentos, atitudes e falas iguais ou diferentes dos meus amigos que não conhecem a Cristo? O quanto as pessoas têm visto de Cristo na minha vida? As pessoas podem falar que conhecem a Cristo por meio do que eu falo e vivo? Será que o meu comportamento tem sido o oposto do que eu prego e isso tem afastado as pessoas de Cristo?

Oração: “Pai, nem sempre é fácil permanecer fiel nesse mundo. Meu coração tende a querer me levar para longe de Ti e para perto do mundo, me perdoa quando eu faço esse tipo de coisa, e por favor, me ajude a melhorar. Mostra em mim as áreas que precisam ser tratadas. Cria em mim um caráter aprovado e uma vida que resplandeça a Ti. Em nome de Jesus que eu peço, Amém”.