“Eu não aguento mais”

“Eu não paro de sofrer, cada hora é uma coisa”

“Quando eu vou viver feliz e em paz?”

“Eu tenho orado e feito tudo certo, porque Deus não faz nada?”

Frases assim são pensadas ou ditas por nós pelo menos uma vez quando enfrentamos uma situação de sofrimento, seja ela qual for. Nós sabemos que Deus existe e que uma hora tudo vai passar… Mas o que estamos fazendo de errado no durante? No processo? Será que a alegria e a paz é exclusivamente para momentos sem sofrimento?

A riqueza do texto que abre o livro de 2 Tessalonicences é exatamente para corações sofredores e cansados como os nossos… E o exemplo que Paulo cita dos Tessalonicenses é para nos encorajar e colocar nosso coração no lugar certo para que seja possível a alegria e paz ser desfrutada.
O sofrimento é inevitável nessa vida, pois esse mundo jaz o maligno (cf. 1 João 5:19 ). O sofrimento nos afeta de várias formas. O sofrimento é resultado de um mundo caído. O sofrimento não é prazeroso para nós e nem para Deus . É… sofrer não é fácil e não é agradável ou desejoso por ninguém. Mas sabe o que é lindo no sofrimento? Que ele nos revela a bondade e graça de Deus. O sofrimento é ruim mesmo, mas ele é uma benção! Acredite! Ou se não acredita, permita-se apenas meditar sobre esse texto que Paulo escreveu.

Os crentes de Tessalônica estavam sofrendo perseguição, e por mais que perseguição religiosa lhe pareça distante e repetitivo, pare para pensar no sofrimento que isso representava: humilhação + chicotadas + crucificação.

Jesus morreu por perseguição religiosa. Qualquer cristão na Idade Antiga que sofria perseguição, sofria de verdade, eram presos, castigados e mortos brutalmente.

Não, eu não quero comparar seu sofrimento com o sofrimento dos Tessalonicenses, mas quero que aprendamos juntas com eles: a fé deles crescia, o amor mútuo crescia, eles se mantinham fiéis e perseverantes, ou seja, o seu sofrimento tem um efeito no Reino. O seu sofrimento não diz a respeito apenas de você e dos envolvidos, ele tem um propósito que afeta pessoas ao seu redor, sua Igreja e o testemunho do Evangelho. O sofrimento é usado por Deus para te tornar digno do Reino.

2019 foi difícil? 2020 já está sendo? Comece esse ano sofrendo disposta a entender o efeito que isso terá no Reino. Comece sofrendo mas enxergando a graça capacitadora de Deus para sua fé crescer, seu amor crescer, sua fidelidade permanecer. Não, eu não quero que sofra, mas meu desejo é que seu sofrimento não apenas passe e suma, mas que

“Deus te capacite a ter uma vida digna do seu chamado e lhes dê poder para realizar as coisas boas que a fé os motivar a fazer. Então o nome do nosso Senhor jesus será honrado em vocês, e vocês serão honrados com Ele. Tudo isso é possível pela graça de nosso Deus e Senhor, Jesus Cristo.” (2Ts. 1. 11-12)

ORAÇÃO: Senhor, sei que tal ensinamento não é confortável de se aprender, mas que o Senhor me ensine a Te amar e amar o Teu Reino mais do que o meu conforto. Se estou sofrendo Tua Graça me capacita. Se não estou Tua Graça é que me livra. Mas em todas as situações não estou só, vivo pela Tua Graça e quero ser grata por ela, sofrendo ou não. Em nome de Jesus, amém.