Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo.   2Co.11.3

Diz pra mim, você já tentou matar uma árvore arrancando seus frutos? Insano não é mesmo? Ainda que se cortasse o caule ela poderia voltar a brotar e dar frutos novamente. Às vezes me sinto nessa luta desenfreada e cansativa de arrancar frutos, cortar caule e nunca matar certos pecados completamente. Me parece que todas temos um pacote geral de pecados, mas alguns são mais intensos em pessoas diferentes, veja bem, não se discute que todos nós temos momentos de ira em nossas vidas, mas para algumas pessoas essa é uma luta bem intensa, assim como nem todo mundo luta contra pornografia ou com a preguiça igual. 

Não sei se você já se sentiu assim, de repente nos armamos de todo tipo de livro já lançado, memorizamos o máximo de textos bíblicos que conseguimos, e temos uma sequência de dias vitoriosos, até que, lá vamos nós, cair no  mesmo pecado e de um jeito mais grosseiro que da última vez… Você não passa por isso sozinha, o que eu tenho para te falar hoje é bem simples e libertador, mas pode também ser perigoso se compreendido da forma errada, então, junte seus cacos, descanse a tesoura de poda e vamos ver o que dizem as escrituras sobre nossas lutas contra o pecado.

Em 1Co.11:3 Paulo alerta os irmãos de Corinto sobre a ameaça do engano por parte de Satanás, que busca corromper a mente dos cristãos afastando-o da simplicidade e pureza do evangelho. Você já parou para pensar que ´evangelho é simples? Sim, tão simples que nós mesmas muitas vezes duvidados da eficácia. Quantas vezes alguém orou por você e te mandou um versículo e você se questionou, só isso? Como vou resolver esse problemão com esse versículo? Preciso de mais! 10 passos para alcançar sua bênção, 5 dicas para mover o coração de Deus, 4 passos infalíveis para vencer o pecado tal… Engano, tudo que não se fundamenta na palavra do Senhor é engano.

Vamos direto ao ponto, primeiro não duvide de que a palavra de Deus, e as disciplinas espirituais são suficientes na luta contra nossos pecados, ela é viva e eficaz, é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. HB4:12. A palavra é útil para o ensino, repreensão, correção e educação na justiça. 2Tm.3:16,  ela entende onde, como, quando e porque cada pecado nasce em nós, e mais que isso, nos ensina a lidar com ele. Segundo, o pecado é uma realidade em nossas vidas até o último suspiro que dermos enquanto vivermos nessa terra, pois,  ‘Quem poderá dizer: purifiquei o meu coração, limpo estou do meu pecado?. E terceiro, nosso Deus já nos perdoou de cada um dos nossos pecados cometidos e dos que ainda iremos cometer em toda nossa vida, ‘[…] perdoou todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida que era contra nós  e que constava de ordenanças, o qual era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; Cl.2:13,14.

Ainda assim, o nosso adversário com toda astúcia usa essa situação para tentar nos corromper com engano, apesar de sabermos que somos justificadas, perdoadas e de que não existe mais escrito de dívida contra nós vivemos em algumas áreas das nossas vidas aprisionadas pelo jugo da culpa, do fracasso e auto decepção, nos afastamos de Deus sempre que tropeçamos, sempre que caímos em nossos pecados mais assustadores. Quero te apresentar então três verdades libertadoras a cerca do pecado para te ajudarem a conservar em sua mente um evangelho puro e simples.

  1. Você não está só

Vou te falar uma verdade que talvez não seja muita novidade: não existe cristão que não peque. Até mesmo seu escritor favorito, os homens santos que foram usados por Deus para escrever a Palavra, seu pregador expositivo preferido também tem pecados (Rm.3:23), o que nos diferencia dos incrédulos não é o fato de não pecarmos, é o fato de percebermos que pecamos, que isso é grave e precisa ser levado a sério. O que nos faz diferente é que não vivemos acostumadas ou acomodadas na vida pecaminosa, precisamos lutar até o fim, estamos todos no mesmo barco.

Mas existe um homem que não experimentou o pecado, que não conheceu o mal por prová-lo, Jesus, como você e eu foi um bebê, uma criança, um adolescente, jovem e adulto, porém, sem pecados, o que não significa que não foi tentado, ele foi tentado em tudo, porém sem pecados.

‘Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno’. Hb.4:14-16.

Comentando este texto Robert D. Jones diz:

Você já observou a dupla negativa no verso 15: ‘não temos […] que não possa […]?’ a construção faz uma forte afirmação. Se você me convidar para ir à sua casa e eu disser: “eu irei”, você terá uma certeza razoável de que eu irei. Mas se eu disser: Não tem como eu não ir em sua casa”, a sua confiança aumentará. O ponto é chocante: não há como Jesus não simpatizar com você. Ele não pode não sentir a sua dor. Como nós, Ele sabe o que é sentir fome, cansaço, pobreza, falta de um lar e prazos vencidos. Ele experimentou falta de compreensão, rejeição e a traição – de inimigos e de familiares e amigos […] Sua simpatia sem pecado significa que ele sente a sua tentação – Ele já esteve lá.

É simples, Jesus está no ambiente em que você está prestes a pecar, ou onde você acaba de pecar e quer saber? Não tem como Ele não sentir a sua tentação, a sua compulsão, sim, Ele compreende, você não está e nem deve se sentir só.

– Ah, mas Jesus não pode estar comigo no momento em que estou assim, você pensa. Ele está, e Ele não te acusa, não te aponta, não te empurra para longe, Ele sente, compreende. Não se isole, não vá para longe, fica perto, você não precisa ficar só por isso! 

              2. O pecado é um momento de necessidade

Quando pecamos geralmente nos distanciamos de Deus, entendemos que não somos aceitos, como se Deus estivesse com raiva de nós e como se merecêssemos um período de punição à parte do Senhor, então, quando a culpa diminui, nos voltamos humildes para Deus, pois, cuidamos que Sua ira contra nós também tenhamos diminuído e Ele nos receberá.

Quero te lembrar do texto em Hb.4:14-16. Não é somente quando estamos “limpinhas” que precisamos estar próximas de Deus, o ambiente do pecado, quando estamos prestes a pecar, sendo tentadas, ou quando pecamos e nos sentimos um lixo, esse é um dos momentos perfeitos para estarmos perto de Deus, Ele nos recebe!! A culpa que sentimos, logo após pecarmos, tem um pouco da nossa noção de justiça humana e muito do engano do nosso inimigo que busca corromper nossa mente com sua astúcia, nos acusando para nos manter longe do Senhor.

Não existe mais escrito de dívida contra nós, lembra? O evangelho é puro (não mistura as coisas) não precisa adicionar mais nada, o evangelho simples, pecou? Peça perdão, e siga!! Simples assim. O faça quantas vezes forem necessárias, Ele sabe que vai ser bem mais que 70 x 7.

  1. Deus ama perdoar

Como já falei, nós temos a tendência de imprimir em Deus características humanas.

– Bem, eu acabo de pecar e ofender a Deus, eu no lugar dEle iria precisar de um tempo para digerir a situação, então, eu não tenho cara nem coragem de me aproximar agora, quando eu me sentir melhor e pensar que Deus está pronto a me receber eu vou.

Aqui, quero te lembrar de três verdades:

I. Deus faz questão de nos perdoar, porque Ele nos prometeu perdoar e purificar (1JO. 1:9) e Ele é fiel à Sua palavra, e isso não impõe um tempo para digerir a situação, então, pare e pense, porque ficar com essa culpa e esse distanciamento de Deus por, seja lá qual for o tempo, se você pode receber perdão imediatamente? Vai lá e confessa logo e receba o perdão!

II. Deus ama ser misericordioso, Ele ama perdoar, olha só!! ‘Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar’. Mq 7:18,19.  Quem mais precisa de perdão como nós? Pensa comigo, há alguém que necessita infinitamente de perdão e misericórdia, existe alguém que tem prazer em ser misericordioso, não é simples?!

III. Deus não perde tempo com raivinha de nós, Ele prefere amar, ‘de longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí’. Jr.31:3. Tenho um filho de 1 ano e 4 meses e mais 1 no ventre para chegar em breve, acho incrível como um faz coisas que eu desaprovo, mas eu não consigo odiá-lo, o outro me faz pôr comidas que amo e acabei de comer para for. Gestá-lo me deixa às vezes indisposta, exausta para ser mais sincera, mas, como eu os amo, como os desejos o bem. Se nós que somos maus sabemos dar coisas boas aos nossos filhos, quanto mais o nosso Pai que é perfeito! Ele lança nossos pecados nas profundezas do mar e ao invés de ficar com raiva de nós, Ele nos ama com amor eterno.

Sim, se Deus quiser você pode ser liberta de um pecado completamente o arrancando pela raiz, mas prepare-se para a possibilidade de se deparar com pecados contra os quais lutará a vida toda. Nossos pecados não nos deveriam afastar do Senhor, não após conhecermos a graça, é exatamente porque eles existem que precisamos do Senhor, não é se afastando que resolvemos, é nos aproximando. Assim não viveremos arrancando frutos, mas arrancando raízes, não com nossa força e moralidade, mas com as armas eficazes que Deus nos dá.

O que eu não disse:

Eu não quero que você entenda que pode viver uma vida libertina. A graça não dá lugar à libertinagem (RM.6:1,2), o fato é que seremos pecadoras até o último dia de nossas vidas aqui na terra, e que um dia seremos perfeitas como Cristo, mas até lá, permaneçamos na luta, até guardarmos a fé para encontrarmos nosso salvador, após termos combatido o bom combate contra nossa natureza pecaminosa. Não foi essa a luta do apóstolo Paulo (2Tm.4:7)?

Eu não disse que você não pode vencer o pecado, o próprio Deus oferece um escape para podermos suportar as tentações (!co10:13). No entanto, alguns espinhos em nossa carne podem ser um expediente de Deus para nos  expor às fraquezas, nos humilhando de nosso orgulho e exaltando ao Senhor por sua força atuando em nós. Então, não pare de lutar.

Que conservemos um evangelho puro e simples em nossas mentes e sempre nos aproximemos com confiança diante do trono do Senhor, lá tem graça e misericórdia para nós.

 

Escrito por Ravena Rodrigues Ibiapino