Ao contrário do que alguns pensam, confiar em Deus não exclui planejamento. E algo que poucos pensam a respeito é que o tempo é um presente de Deus confiado a nós. Por isso, temos sim a responsabilidade de organizar nosso tempo.

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor”. (Efésios 5.15-17)

Administração de tempo está totalmente ligada a aproveitar cada oportunidade, tendo em mente qual a vontade de Deus. O que isso significa? Que se você não sabe qual é a vontade de Deus para sua vida, você não saberá organizar seu tempo a fim de aproveitar as oportunidades.

Por isso, a terceira verdade que você precisa saber para se libertar do estresse é: compre um planner!

Não, a ideia do texto de hoje não é que você realmente compre um planner, mas que procure formas e ferramentas para se organizar. Para isso, quero te dar algumas dicas com base no versículo acima.

Dica #1: “Procurem compreender qual é a vontade do Senhor”

Compreender qual é a vontade de Deus é estar ciente do que realmente é essencial em sua rotina e, se eu pudesse listar demandas em ordem de prioridade, listaria da seguinte forma: (1) relacionamento com Deus, (2) família, (3) saúde, (4) trabalho/estudos e (5) finanças [1].

Dica #2: “Aproveitando ao máximo cada oportunidade”

  • Relacionamento com Deus: O quanto você tem priorizado Deus no seu dia? Tendo tempo de oração, leitura bíblica, serviço para o Reino, tempo de qualidade com irmão e reflexões?
  • Família: se você é solteira e mora com seus pais, o quanto de atenção tem dado a eles? Se é casada, o quanto tempo tem tido com seu marido? Têm passeado, conversado, rido e investindo em intimidade? Se é mãe, o quanto de investimento tem feito na vida do seu filho? “Investimento” não é só na área financeira, é, principalmente, no conhecimento dele sobre Deus e na amizade (que é desenvolvida quando há tempo de qualidade desfrutado – brincando, conversando, fazendo alguma atividade, ensinando, etc).
  • Saúde: o quanto de descanso você tem colocado em sua agenda? E a alimentação? Exercício físico? Tem bebido água? Dormido? Check-ups?
  • Trabalho/estudo: você tem dado o seu melhor em um tempo limitado (afinal, trabalho não deve ser a sua prioridade!)?
  • Finanças: você tem dado atenção ao quanto você recebe e quanto gasta? Tem sido temente a Deus, evitando excessos e dívidas? Cuidado, pois finanças mal administradas também causam estresse!

Essas duas dicas foram esquecidas por mim ao longo do ano, causando o burnout que tive, como comentei na introdução desta mini série. O número alto de demanda em uma agenda desorganizada provocou:

  • Pouco tempo de oração e reflexão bíblica
  • Aumento na ida a fastfoods
  • Poucas horas de sono
  • Pouquíssimo exercício físico
  • Pouco descanso
  • E uma casa desarrumada

A soma disso tudo causou o burnout, problemas hormonais e uma pneumonia seríssima. A pneumonia, problema no coração. E, em tudo isso, um mês sem trabalhar e minha mãe precisando vir de sua cidade ficar comigo por 24 horas (não conseguia andar e, muitas vezes, falar). Dá para perceber como uma falta de planejamento pode causar tanta coisa série? Pois é. Senti na pele. É por isso que focar no que realmente importa é extremamente importante para quem quer se libertar do estresse!

(Se você conversar com médicos, verá que alimentação, sono, água e exercícios físicos influenciam diretamente o estresse. Quando não se equilibra estas áreas da vida, o estresse se torna algo contínuo).

Graças a Deus, no tempo em que fiquei afastada, reavaliei minhas prioridades e agenda. A consequência disso foi que mudei completamente minha alimentação, aumentei o número de exercícios físicos, parei de levar trabalho para casa, retirei atividades de minha rotina, etc. A lista descrita acima hoje não é a mesma. Tenho desfrutado de uma disposição e leveza que não vivia há meses.

Querida, como está sua organização? O que realmente importa em sua agenda? Há algo que você pode retirar? Pare por quinze minutos hoje e faça um planejamento! Enquanto planeja, ore. Peça a Deus que te ajude a priorizar o que deve ser priorizado e a sempre te lembrar que Ele é soberano e tudo o que acontece está dentro dos planos de Deus para nós!

Confiar em Deus não é deixar de planejar, mas é estabelecer prioridades, aproveitar ao máximo cada momento e estar sempre ciente de que há [divinos] imprevistos. Deus tem todo o poder para te ajudar em sua rotina!

 

____________________________________________________________________________

[1] sei que em alguns momentos da vida, a ordem pode ser alterada, por isso, a lista descrita não é imutável.