“Pregue a palavra; esteja preparado a tempo e fora de tempo….”  2 Timóteo 4: 2

Nos últimos meses temos visto a urgência na fabricação de uma vacina contra o coronavírus, essa tem sido a maior preocupação em todo o mundo. Mas, existem problemas sérios como depressão, violência, aborto e outros, que estão tirando vidas diariamente. Como cristão, o que você tem feito para mostrar sua fé em Jesus Cristo? Ele que é a cura para todos os problemas.

Eu me considero uma pessoa reservada, talvez um pouco tímida. Lembro-me de quando entrei na faculdade, levei dias para fazer amigos. Aos poucos, fui me aproximando de meus colegas e quando falei que eu era cristã, eles riram de mim. Alguns achavam que eu era “hippie”, porque tinha cabelos compridos e cacheados, e estava sempre de jeans e chinelos. Apesar das minhas dificuldades e dos “julgamentos”, pude compartilhar com eles sobre minha fé em Jesus. Foi extremamente desafiador, mas o Espírito Santo é quem nos move.

Compartilhar sua fé pode parecer muito difícil ou intimidador, mas não se preocupe, é tão fácil quanto contar uma história. O objetivo não é falar sobre tudo o que acontece na sua vida, mas no seu dia a dia conectar as pessoas à Palavra de Deus.

Pode ser um desafio para você iniciar uma conversa com um estranho, mas faça como Jesus, use tudo ao seu redor para ajudá-lo. Por exemplo: as novas séries da Netflix, as dificuldades que o mundo está enfrentando, ou se você está passeando com o seu cachorro, fale como ele é obediente, algo simples que possa ser o primeiro passo para uma conversa intencional. Você alguma vez já tentou fazer isso?

Compartilhar sua fé não precisa ser complicado. É contar a história de como Jesus mudou sua vida. Você deve se preparar para quando chegar a hora, saber que parte de sua história deseja compartilhar.

Existem alguns pontos importantes que podem te ajudar nessas conversas:

  • Ore sempre
  • Conheça sua Bíblia
  • Ame e esteja atenta as pessoas
  • Escute mais
  • Use o tempo com sabedoria
  • A prática é a chave para atingir seus objetivos

Apresentar Jesus Cristo as pessoas, é como contar a alguém sobre seu melhor amigo. É falar sobre o seu relacionamento com Ele, que nasceu, morreu e ressuscitou para lhe dar vida – Romanos 4:25.

É muito natural falar do amor de Cristo, o quanto Ele te ama. Você não tem que defender o evangelho, mas falar sobre como Cristo mudou a sua vida.

Para compartilhar sua história de fé de forma prática e simples, você deve se fazer algumas perguntas básicas:

1 – Como era a minha vida antes de Cristo? 

2 – Como eu aceitei ou caminhei em direção a Cristo?

3 – Como está minha vida agora com Cristo?

 Lembre-se: 

  • Você não precisa ter uma história de mudança radical em sua vida para impactar pessoas. Deus atua de diferentes maneiras na vida de cada ser humano.
  • Tente responder de forma objetiva.

Tecnologia x Evangelho

Com certeza você usa muito a internet. Mas de que forma? Você usa a internet para Jesus?

Você deve aproveitar todas as ferramentas disponíveis para apresentar Cristo às pessoas. O evangelismo digital tem sido extremamente importante e eficaz nesta época de pandemia. Por meio das plataformas digitais, você pode alcançar pessoas em todos os cantos do planeta e quebrar barreiras geográficas e linguísticas. A tecnologia usada com responsabilidade pode abençoar vidas. Então, deixe-me dar um exemplo do mau uso da tecnologia:

A esposa olha para o marido e pergunta: – Você me ama?

– Claro que sim! Responde o marido.

– Então me prove. Enfrente um leão por mim.

O marido disse que ela estava louca e que se ele fizesse aquilo morreria.

A esposa então pede outra coisa como prova de amor:

– Deixe-me ver seu WhatsApp?

O marido então responde:

– Quão é o tamanho do leão?

Ok, isso é uma piada! Mas, seja esperto e fuja do mal.

Muitos obstáculos surgirão quando você decidir compartilhar sua história de fé. Eu acredito que o maior deles é o medo – Isaías 41:10. 

Talvez você se identifique com algum desses exemplos de medo: 

– Medo de não ter todas as respostas, 

– Medo do que os outros possam pensar, 

– Medo da rejeição, 

– De sentir vergonha ou ser “inconveniente”.

O medo em alguns momentos da nossa vida pode ser bom, quando ativa o alerta de perigo e nos afasta do mal. Mas quando ele nos domina, temos que repreendê-lo e trazer a Palavra de Deus à mente -1 João 4:18.

Não desista!

O Evangelho é a mensagem mais poderosa e viva que você pode compartilhar. Muitas pessoas ouvirão e aceitarão a mensagem da salvação, e certamente agradecerão a Deus pelas vidas daqueles que compartilharam suas histórias de fé.

 

Mirtes Teixeira