Aqui estou eu, uma mulher normal, seguidora de Jesus Cristo, errando mais uma vez na mesma coisa. Provavelmente me sentindo frustrada mais uma vez, dizendo para mim mesma: “Não devia ter tomado aquela decisão.” “Há um tempo atrás aconteceu a mesma coisa.” “Achei que aquela decisão não me levaria a cair no pecado”. Como poderia eu ter evitado esse sofrimento e dor, de decisões mal tomadas, ou imprudências da minha parte?

Eu e vocês, mulheres normais num mundo corrupto, vivemos lutas e momentos de tomada de decisões todos os dias, no trabalho, na família, ou mesmo na igreja, onde erramos, às vezes na mesma coisa. Há um tempo atrás, meditando na palavra “sabedoria” na Bíblia, quis saber mais acerca dela e Deus me mostrou através da sua palavra uma verdade básica e simples. Leia com atenção: “A maioria das vezes erramos em nossas decisões e em nosso comportamento por falta de sabedoria.”

Está bom, está bom Jazmin, mas eu já sabia disso.  Será que você realmente alguma vez, parou para pensar no que significa ter sabedoria e viver com ela?

Desde o começo, a mentira do Éden foi que Adão e Eva seriam como Deus,  independentes e autossuficientes, porque seriam “sabedores do bem e do mal.” Nossa tendência é acreditar nessa mentira até hoje, vejamos o seguinte versículo:

“Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez. O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos. Com a impiedade, vem o desprezo, e com a desonra vem a vergonha. As palavras do homem são águas profundas, mas a fonte da sabedoria é um ribeiro que transborda.” Provérbios 18:1-4

Quando nós, em nosso agir diário, tomamos decisões e agimos olhando só para nós mesmas, nos rebelamos contra a sensatez. Caimos na loucura de achar que somos suficientes em nós mesmas, e que sabemos nos cuidar. Pensamos Sei o que me convém“, “Eu sei o que é melhor pra mim, melhor do que ningm”, ou o importa o que o resto pensar de mim, eu estou fazendo o meu caminho”, quando a real é que nascemos para depender de Deus. Somos feitura Dele, criadas para boas obras (Efésios 2.10), por aquele que nos chamou das trevas para SUA maravilhosa luz (1 Pedro 2.9).  

A sabedoria não e uma coisa inalcançável, está aí, e, se você quiser, pode pedir para Deus que Ele vai te dar (Tiago 1.5), mas você precisa estar consciente que isso quer dizer que você não depende de si mesma, da sua “própria sabedoria”, que isso, na verdade, é pura loucura. Você, como eu, terá que admitir que não é suficiente, em nenhum sentido, para tomar decisões ou agir da forma correta diante qualquer situação. A sua vida, assim como a minha, é para glória de Deus, e não existe ninguém mais interessado do que Ele na sua santificação (Acredite!).

Paulo diz a igreja de colossos, Laodicieia e a outras pessoas que ainda não o conheciam:

Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Colossenses 2:2,3

Em Jesus Cristo está toda a sabedoria e todo o conhecimento. A sua Palavra nos diz que não temos que buscar dentro de nós o caminho certo, como as pessoas descrentes muitas vezes nos dizem, nem temos porque ficar errando até achar o caminho certo. Sejamos sábias em Jesus, e não no nosso próprio entendimento.

Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal. Provérbios 3:7

Paul Tripp nos explica de como podemos nos livrar daquela loucura que nós chamamos de sabedoria própria:

“Você não vai se livrar da sua loucura com educação ou pela experiência. Você não ganha sabedoria por pesquisa ou por análises. Você ganha sabedoria por meio de um relacionamento com Aquele que é Sabedoria. A reivindicação radical da Bíblia é que a sabedoria não é primeiramente um livro, ou um sistema, ou um conjunto de comandos ou princípios. Não, a sabedoria é uma pessoa, e seu nome é Jesus Cristo. Quando você e eu somos agraciados em aceitação com ele, somos atraídos para um relacionamento pessoal com a Sabedoria, e a Sabedoria começa um processo de toda a vida de libertar-nos da fortaleza que a loucura do pecado tem sobre nós. Ainda não estamos completamente livres, mas haverá um dia em que cada pensamento, desejo, escolha, ação e palavra serão fundamentalmente sábios!”(1)

Um verdadeiro relacionamento com Jesus – é essa a solução para a sua e para a minha falta de sabedoria – falta de Jesus Cristo. Isso quer dizer que antes de tomar qualquer decisão eu tenho que consultar a Jesus? Sim, mas mais do que consultar, quer dizer que você já deve ter uma comunhão com ele todos os dias. Meu pastor me disse uma vez que o mais santo não e aquele que menos peca, é aquele que mais se limpa, então, devemos nos limpar todos os dias, porque todos os dias o trono de graça de Deus esta accessível a nós, pela sua misericórdia em Cristo Jesus.

  1. Paul Tripp, “You Are Fooling Yourself”. Disponível em: http://www.desiringgod.org/articles/youre-fooling-yourself