“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.” ‭‭Efésios‬ ‭6:10-20‬

A principal estratégia do Maligno para desgastar-nos é manter-nos estressados, fazendo com que nos sintamos insatisfeitos e zangados com a vida.

“Cingindo-vos da verdade.” Mas o que é a verdade? Quero dizer, a verdade absoluta? São aquelas coisas verdadeiras para todas as pessoas, em todos os tempos e em todos os lugares.

A distinção entre certo e errado é:

  • Objetiva (definida fora de sua pessoa) uma atitude ou ato que não pode ser justificado subjetivamente em seu íntimo
  • Universal (para todas as pessoas em todos os lugares) circunstâncias atenuantes não podem fazê-la mudar de indivíduo para indivíduo ou adequar-se ao lugar
  • Constante (em todos os tempos) não é possível argumentar com sucesso que ela não se aplica à sua geração

Quando se aceita um padrão objetivo de verdade, está adotando-se um ponto de vista moral e ético que orienta as escolhas sobre o que é certo e o que é errado.

Esta é a razão de a verdade ser a chave para a estratégia do inferno. O que você acredita ser verdade afetará as decisões que toma, entre o que é certo e o que é errado, e ficará entre realização e satisfação.

“Santifica-os na Verdade, a Tua Palavra é a Verdade.” João 17:17

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” João 14:6

Jesus é a Verdade, e como as Escrituras testificam sobre Jesus (João 5:39), elas são Verdadeiras.

Quando a Serpente falou com Eva no Jardim do Éden, ela não contou uma mentira, ela colocou a Palavra de Deus sob questionamento. “Foi isso que Deus disse?” (Gênesis 3:1). Porque Eva não estava firmada na verdade, a sugestão da Serpente encontrou espaço entre as partes da sua armadura e ela pecou.

Se quisermos fazer as escolhas certas na vida, escolhas que honrem a Deus, precisamos lembrar de quatro passos simples, porém difíceis, para cada uma de nós:

Os quatro C das escolhas certas:

1. Considere a escolha

O primeiro passo para fazer escolhas certas na vida é considerar cada escolha como sendo potencialmente certa ou errada, não de acordo com o que a pessoa pensa, mas segundo um padrão objetivo de certo ou errado. Qual seria esse padrão objetivo? 

2. Compare a escolha com Deus

Como podemos então saber se uma ação ou atitude específica é certa ou errada? Comparando-a com Deus. Ele, e somente Ele, determina se algo é certo ou errado.

O dicionário Aurélio define a palavra verdade como “fidelidade a um original ou padrão”. Para determinar a verdade moral, devemos perguntar como nossa escolha se compara com o original, com o padrão. Como foi Deus quem nos criou e somos feitos à imagem Dele, logo, é com Ele que devemos nos comparar. Deus é o nosso padrão objetivo de verdade. E Ele se revela em Sua Palavra. Descobriremos a verdade ao compararmos nossas escolhas com as Escrituras.

3. Comprometa-se a seguir o caminho de Deus

Apenas saber o que é a verdade não resolve nada. O princípio da sabedoria é o temor a Deus, mas precisamos colocá-la em prática. 

Talvez essa seja uma área onde tenhamos maior dificuldade. Ouvimos a verdade na igreja, lemos na nossa devocional, cantamos no nosso carro, até compartilhamos com nossos amigos, damos like numa postagem do Facebook ou Instagram. Mas é tão difícil colocá-las em prática… porque temos de fazê-lo TODO DIA! Consistência é difícil, trocar a nossa verdade pela Verdade das Escrituras não é fácil, principalmente quando ela é contrária às nossas emoções.

Gosto muito do livro “Mentiras que as Mulheres Acreditam e a Verdade que as Liberta” de Nancy Leigh Wolgemuth, porque ela tão claramente mostra em uma lista coisas que tão facilmente acreditamos mas que não são verdadeiras e nos levam a questionar o caráter do perfeito Deus. Com essa verdade em mãos, sabemos como enfrentar nossos costumes pecaminosos ou nossos emoções enganosas e mudar nossos caminhos. 

4. Conte com a proteção e provisão de Deus

Quando estamos cingidos de verdade e justiça, no poder do Evangelho, a promessa de Deus é que poderemos apagar os dardos inflamados do Maligno com a nossa fé, fundamentada na verdade de Deus.

Cada capítulo do livro de Nancy termina com uma lista de verdades das Escrituras que podem ser usadas para corrigir nosso pensar em cada uma das áreas da nossa vida. 

O engano da Serpente, os dardos do Maligno, não podem resistir a Verdade do Evangelho. Podemos ter certeza disso pois essa é a promessa de Deus.

Veja neste trecho da carta de 1 João a comparação entre uma vida de santidade e a habitação da Palavra em nós.

“Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” ‭‭1João‬ ‭1:6-10‬

 Como ele mesmo diria mais tarde na carta, “esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (1 Jo 5:4).