Final de semestre, provas para fazer, trabalhos para entregar, leituras, responsabilidades no emprego, um relacionamento rompido e mudança de cidade para planejar e executar. Foi nesse contexto que me peguei afirmando: “agora entendo porque pessoas entram em depressão, dormem o dia inteiro, comem chocolate como doidas e se tornam dependentes de remédios”. Eu estava exausta, exausta da vida e desse tal de ativismo que muitas vezes nos prende.

Lembro-me de fazer devocional em Eclesiastes e pensar como Salomão: nada faz sentido! Estava me sentindo como os filósofos niilistas, que, sem ver o sentido para vida, julgavam a morte como a saída de seus problemas. Dramático? Pode ser, mas creio que esse julgamento já tenha passado por sua mente também.

Pensando sobre esse momento da minha vida, percebi que a razão para o sofrimento está em nossa inconstância. Nós perdemos o foco rápido demais. Uma hora nos sentimos completamente confiantes em Deus, mas em outra, esquecemos-nos de quem Ele é e por isso só O questionamos.

Portando, uma boa maneira para lutarmos contra as dificuldades é reconhecendo quem Deus REALMENTE é. Digo “realmente” porque muitas vezes acreditamos que Ele é alguma coisa com base em nossos “achismos” e não na Palavra de Deus:

  • DEUS É AMOR: 1 João 4.8 a 10 diz que “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Por que questionamos esse Deus que nos ama tanto a ponto de dar Seu Filho para nos salvar quando ainda éramos pecadores (cf. Rm 5.8; Ef 2.5)?
  • DEUS É SOBERANO E SABE DE TUDO: Isaías 46.10 diz “Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada”. Deus tem o controle sobre tudo, sobre a terra, sobre o tempo, a história e consequentemente nossas vidas. Por que se frustrar com aquilo que Ele tem feito? Outro versículo que tem me ajudado a entender isso é Provérbios 16.9 que diz: “Em seu coração o homem planeja o seu caminhho, mas o Senhor determina os seus passos. Eu posso planejar muitas coisas, mas o que vai acontecer não é exatamente aquilo o que eu quero ou planejei, mas o que Deus quer e isso não é ruim, isso é bom, porque Ele é bom (cf. Sl 34.8).
  • DEUS É GRACIOSO: Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados (1Pe 2.24). Deus enviou Seu Filho para que tivéssemos vida, isso é graça!
  • DEUS É MISERCORDIOSO: “Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! (Lm 3.21-22). As misericórdias do Senhor são inesgotáveis, por causa dela que não somos consumidos. Nós merecíamos o inferno, mas não foi isso que recebemos. Do que reclamar?

Se formos listar tudo o que Deus é, teríamos muitas páginas aqui escritas, pois Ele não só é amor, soberano, gracioso e misericordioso, mas também é santo, imutável, justo, eterno e assim vai! Porém, o que gostaria de mostrar nesse texto são esses quatro pontos. “Só” com eles já podemos ver como somos pequenas, dependentes dEle e como nosso sofrimento não é nada! Meu final de semestre deixou de ser estressante ou menos cansativo? Não. Passar por tudo isso é realidade e faz parte da vida, contudo, dentro da realidade também temos um Deus que é muito maior que todo o cansaço e tristeza: “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.” (Sl 18.2).

Em meio as dificuldades, nossa tarefa é:

  • ENTREGAR A DEUS, EM ORAÇÃO, TUDO O QUE SE PASSA EM NOSSOS CORAÇÕES – “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus (Fp 4.6).
  • CONFIAR EM QUEM ELE É – Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra” (Sl 46.10).
  • CONFIAR QUE TUDO O QUE PASSAMOS É PARA MOLDAR NOSSO CARÁTER DE ACORDO COM O DELE E PARA QUE APRENDAMOS A VIVER SEGUNDO A SUA PALAVRA – “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” Rm 8.28 e “Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos (Sl 119.71).
  • AGRADECER POR TUDO O QUE TEM ACONTECIDO EM NOSSAS VIDAS, INDEPENDENTE DA NOSSA VONTADE, PORQUE A VONTADE DELE E SÓ A DELE É BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL (Rm 12.2) – “Deem graça em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo de Jesus” (1Ts 5.18.).

Imagino que em algum momento você também tenha passado, ou esteja passando, por alguma dificuldade/sofrimento assim como eu. Por isso, não se esqueça: busque as respostas de seus conflitos na Palavra de Deus, ore, converse com pessoas maduras na fé que poderão te ajudar nessa caminhada, relembre quem Deus é e o que Ele já fez e faz em sua vida e seja perseverante. A vontade de desistir bate a todo o momento, mas saiba que Deus usa todos eles, e principalmente os difíceis para nos moldar.

E para terminar, fica aqui a minha oração por todas nós:

“Oh Deus, ajude-nos a viver a cada dia segundo a Tua vontade. O Senhor não nos prometeu uma vida fácil, pelo contrário, o Seu próprio Filho sofreu para que pudéssemos ter vida.
Ajude-nos a em todos os momentos, inclusive os ruins, glorificar o Seu nome.
Ajude-nos a confiar em Ti SEMPRE.
Ajude-nos a buscar na Tua Palavra o melhor para nós.
Ajude-nos a não desistir.
Ajude-nos a lutar contra nossos pecados.
Oh, Pai… Seja a constância em meio a nossa inconstância”.