Você já terminou o dia e sentiu que não conseguiu dar conta nem da metade dos itens da sua lista? Ou então, já teve o pensamento “24 horas são insuficientes para mim, preciso de no mínimo mais 24 para dar conta de tudo?” Ou até mesmo “como aquela pessoa consegue fazer mil coisas e ainda terminar o dia fazendo exercícios?” Eu já tive esses e inúmeros outros pensamentos sobre como minha vida está agitada. Mas como podemos ter uma vida organizada e levar uma vida produtiva, mais leve? Por onde vamos começar se nossa vida está um caos? 

Talvez uma maneira simples de dar o primeiro passo seja entender o que significa organizar. De acordo com o dicionário o termo organizar tem o sentido de arrumar, dispor de forma ordenada ou dar determinada ordem. Sabemos então que, para organizar e administrar bem o dia, é preciso colocar ordem naquilo que está em desordem. Mas, será que as Escrituras podem nos ajudar nesse processo? Será que ela nos oferece um modelo para mulheres sobre como podemos levar uma vida organizada? Eu acredito que sim, e como mulher escrevendo em um blog para mulheres, nada melhor do que voltar nossos olhos para o famoso texto de provérbios 31 para aprendermos com a mulher virtuosa sobre organização e prioridades.

Provérbios 31 tem 31 versículos, sendo que 22 deles falam sobre a mulher virtuosa (ou exemplar se você usar a versão NVI). Entre os versículos 10 e 31 podemos ver as seguintes características da mulher ali descrita: ela é empreendedora, generosa, esposa e mãe (não necessariamente nessa ordem). Mas antes de começarmos a falar sobre os inúmeros afazeres dessa mulher, é importante conhecermos a ¨autora¨ deste capítulo. Afinal, conhecê-la ajudará a nos sentirmos próximas do texto até porque não existe nada melhor do que ouvir de uma mulher mais madura falando sobre esse assunto.

O capítulo 31 começa da seguinte forma “Os ditados do rei Lemuel contêm esta mensagem, que sua mãe lhe ensinou”. Esse capítulo trata-se de instruções de uma mãe para seu filho. Conselhos tão importantes que foram necessários 22 versículos para falar sobre a mulher virtuosa. Ao contrário do que muita gente pensa, esses versículos não saíram da “imaginação de um homem”, mas foi a instrução de uma mulher e mãe sobre o que significa ser mulher, para seu filho. Charles R. Swindoll escreve em seu livro Vivendo Provérbios “Lemuel expressa sua grande admiração por uma pessoa próxima a ele. Obviamente, escreve com base na observação pessoal de alguém verdadeiramente excelente – talvez sua própria esposa, ou mãe.”[1].

Embora a mãe de Lemuel o tenha ensinado sobre essa mulher virtuosa, nós não sabemos se foi um relato que o próprio Lemuel ouviu de sua mãe ou se foram conselhos que ele registrou ao longo da sua vida. O que é impressionante é que ele os organizou em forma de poesia, usando cada uma das letras do alfabeto hebraico para descrever as qualidades da mulher virtuosa. Observe a genialidade dessa poesia:

Versículo Letra Hebraica Texto NVI
v. 10 Alef – א Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis.
v.11 Bet – ב Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma
v.12 Gimel – ג Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida
v.13 Dalet – ד Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos
v.14 He – ה Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões
v.15 Vav – ו  Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas às suas servas.
v.16 Zayin – ז  Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha
v.17 Heth – ח Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos
v.18 Tet – ט Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite
v.19 Yod – י  Nas mãos segura o fuso e com os dedos pega a roca
v.20 Kaf – כ Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres
v.21 Lamed – ל Não receia a neve por seus familiares, pois todos eles vestem agasalhos
v.22 Mem – מ Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura
v.23 Num – נ Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra
v.24 Samekh – ס Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes
v.25 Ayin – ע Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro
v.26 Pe – פ Fala com sabedoria e ensina com amor
v.27 Tsadik – צ Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça
v.28 Qofh – ק Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo
v.29 Resh – ר Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera
v.30 Shin – ש A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada
v.31 Tav – ת Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade

Incrível, não é mesmo!? Quando lemos com atenção estes poucos versículos percebemos que de fato essa mulher era incrível! Quantas atividades, quantos afazeres.Que mulher! E, se você é como eu, você também deve estar se perguntando: Como ela dava conta de tudo? Em um mundo como o nosso, marcado pela correria nós podemos nos sentir pressionadas a viver uma vida de atividades sem fim e acreditar que essa é a nossa função.

Mas, existe mais um detalhe nesse texto que faz toda a diferença. Muito embora todos os verbos acima tenham sido traduzido no presente dando a idéia de que isso é o que essa mulher faz, o texto hebraico seria melhor entendido em português se os verbos fossem traduzidos no passado, descrevendo o que ela fez.

Pare por um momento e releia o texto como se os verbos estivessem no passado. Quando lido dessa forma, nós percebemos que esses versos não descrevem uma menina iniciando sua vida, mas sim uma senhora que poderia olhar para a história da sua vida e ver as muitas coisas que ela já fez. É por isso que Bruce Waltke diz que essa mulher virtuosa “foi canonizada como um modelo para todo o Israel em todos os tempos. Filhas sábias aspiram ser como ela, homens sábios procuram se casar com ela (v. 10), e todos os sábios visam encarnar a sabedoria que ela personifica, cada um em sua própria esfera de atividade” [2].

Diante disso, gostaria de apresentar os três esferas da vida dessa senhora que podem nos ajudar a pensar sobre o modo como podemos organizar nossa vida: Ela era uma mulher de negócios, do lar, mas acima de tudo, do Senhor.

1. Mulher de Negócios 

Diferente do que normalmente se pensa, a mulher virtuosa não era uma mulher que ficava apenas em casa. Longe disso, ela era uma mulher trabalhadora que fazia negócios. A competência dela para os negócios é apresentada por todo o texto. Observe como ela é descrita nos versículos 16-18: “Vai examinar um campo e o compra;

com o que ganha, planta um vinhedo.É cheia de energia, forte e trabalhadora.Certifica-se de que seus negócios sejam lucrativos;sua lâmpada permanece acesa à noite“.

No versículo 16 vemos que ela examina um campo e então compra, ela primeiro tem certeza de que aquele campo será útil e só depois realiza a compra. Ao ler a palavra “examinar” no versículo 16 podemos notar que ela não age por impulso, ela age de maneira sábia. Ela sabe negociar e se certifica de investigar o produto antes de comprar. Ela não quer ser enganada. Ela quer ter certeza que está fazendo a escolha correta.

Hoje em dia o consumismo “bate a porta” através das redes sociais, televisão e até mesmo amigas. Nós, mulheres, somos tentadas a acompanhar a moda e as blogueiras, e isso muitas vezes nos leva a gastar compulsivamente, sem nem ao menos pensar se precisamos ou não daquela roupa ou acessório. Agindo dessa forma, será que estamos tratando nosso dinheiro de forma organizada e administrando-o como deveria? O exemplo da mulher virtuosa certamente nos ensina um caminho diferente para nossa vida aqui.

No final do versículo 16 lemos “com o que ganha ela planta uma vinha”, isso quer dizer que com o que ganhava, era investido. Ela primeiro examinava o campo, comprava e investia em plantações. Poupar e investir para o futuro é uma maneira sábia de lidar com o dinheiro e se preparar para as dificuldades que poderão surgir. Olha só como Lemuel a descreve: “É cheia de energia, forte e trabalhadora.Certifica-se de que seus negócios sejam lucrativos; sua lâmpada permanece acesa à noite” (vv.17-18). Ela trabalha arduamente para garantir que os negócios que administra sejam lucrativos, e isso significa que eventualmente ela trabalha até tarde, afinal ela trabalha em diferentes frentes do mercado (veja v.24). É por isso que sua lâmpada permanece acesa à noite.

Como uma mulher de negócios, ela é descrita como alguém que administra recursos financeiros de maneira sábia. Administrar recursos financeiros nem sempre é fácil, principalmente se você tem dificuldade nessa área. Além disso, Bíblia nos ensina que não podemos servir a dois senhores (Mateus 6:24-33), ou seja, que não podemos nos dedicar a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo. Mas como lidar com nossos recursos financeiros de maneira que ele não se torne um ídolo em nossos corações? A mulher virtuosa tratava o dinheiro de maneira sábia e ela nos ensina a gastar de forma sábia e investir de modo lucrativo.

A mulher virtuosa nos ensina que precisamos ser organizadas e administrar nossos recursos financeiros de maneira sábia e lucrativa. O Senhor nos deu talentos para trabalharmos e conseguirmos nosso sustento, e temos que reconhecer essa provisão do Senhor e responder de forma diligente. 

2. Mulher do Lar

A mulher virtuosa não era apenas uma mulher de negócios, ela era uma excelente dona de casa. Ela era uma mulher do lar. Da perspectiva das Escrituras, não é nenhuma vergonha para uma mulher ser dedicada ao lar. Num mundo competitivo como o nosso, onde o valor da mulher é medido no mercado de trabalho, a ternura doméstica da mulher virtuosa pode ser um grande alento para nós mulheres.

A mulher virtuosa era uma mulher dedicada ao seu lar, seus filhos e maridos. E para dar conta de tudo isso, ela é extremamente organizada: “Levanta-se de madrugada para preparar a refeição da família e planeja as tarefas do dia para suas servas” (v.15). Além de acordar cedo para enfrentar as muitas atividades da vida, ela também planeja as tarefas das pessoas que trabalham com ela em casa. 

Ela também cuida muito bem da sua família: “Quando chega o inverno, não se preocupa,

pois todos em sua família têm roupas quentes. Faz suas próprias cobertas e usa vestidos de linho fino e tecido vermelho” (vv.21-22). Diante das necessidades dos seus filhos, ela se empenha para cuidar bem deles. Por ter habilidades manuais, ela mesma se encarrega de fazer o que for necessário para atender bem seus filhos.

Ela também cuida muito bem do seu marido: “Seu marido é respeitado na porta da cidade,onde se senta com as demais autoridades” (v.23). O seu marido é respeitado entre as autoridades da sua cidade por causa da sua conduta. Além disso, “O marido tem plena confiança nela, e ela lhe enriquecerá a vida grandemente” (v.11). Por causa de sua conduta pura e íntegra, o relacionamento com seu marido não tem fraturas, e eles desfrutam de um relacionamento de profunda e mútua confiança.

Por fim, ela cuida muito bem da sua casa: “Cuida bem de tudo em sua casa e nunca dá lugar à preguiça” (v.27). A mulher virtuosa era dedicada a sua casa e estava pronta para trabalhar em sua organização. Em outras palavras, a mulher virtuosa era uma verdadeira mulher do lar.

Não é fácil (principalmente quando se tem filhos) organizar o lar e, podemos ver com que a mulher virtuosa administrava muito bem seu lar. Observe que essa mulher se organizava para cada fase de sua vida. Ela não é egoísta e não pensa somente nos seus interesses, mas pensa em todos da sua casa. Eu sei que nem sempre é fácil organizarmos a rotina da casa, mas se não mantermos ela organizada não vamos ter tempo para focar no que é eterno, estaremos sempre correndo tentando apagar algum “incêndio” causado pela nossa desorganização [3]. Mas a mulher virtuosa não era assim. Ela estava pronta para enfrentar os desafios do dia de maneira organizada.

3. Mulher do Senhor

É incrível a quantidade de características que vemos nessa mulher. Ela é, sem sombra de dúvida, uma mulher elogiável. Aliás, se você prestar a atenção vai perceber que o texto inicia com um elogio à ela e termina com o marido a elogiando: “Quem encontrará uma mulher virtuosa? Ela é mais preciosa que rubis” (v.10); “seu marido a elogia: Há muitas mulheres virtuosas neste mundo, mas você supera todas elas!” (vv.28-29).

A característica que mais me chama atenção aparece bem no fim desse poema: “a mulher que teme o Senhor será elogiada” (v.30). A mulher descrita neste poema é uma mulher cheia de virtudes, mas a característica que a diferencia é o temor do Senhor. Ela sabe que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (1:7) e o princípio que regula uma vida abençoada por Deus.

É muito interessante ver que a senhora descrita nesse poema era uma mulher de negócios e do lar. Mas, a perspectiva de Lemuel, administrar os negócios e a casa, embora virtudes louváveis, é o temor ao Senhor que faz com que ela seja verdadeiramente digna de louvor. Em outras palavras, a mulher virtuosa antes de mais nada era uma mulher do Senhor, e como tal ela era uma mulher de negócios e do lar. O princípio fundamental da sua organização eram suas prioridades alinhadas com os valores e princípios do Senhor.

Muitas mulheres vivem jornadas duras e difíceis de trabalho, a mulher virtuosa também! Ela era esposa, mãe, empreendedora e tinha um relacionamento com o Senhor. O versículo 30 e 31 me chamam atenção “Os encantos são enganosos, e a beleza não dura para sempre, mas a mulher que teme o SENHOR será elogiada”. O elogio não vem de sua beleza exterior, seu elogio vem pelo temor que ela tem pelo SENHOR. Ela realmente vivia uma vida que buscava a Deus e só conseguiremos levar uma vida onde nosso relacionamento com o Senhor é saudável quando organizamos nossa agenda e colocamos Deus em primeiro lugar (Mateus 6:33).

A mulher de provérbios 31 nos ensina que devemos ser organizadas com nossos recursos financeiros, organizadas no cuidado do nosso lar e a priorizarmos nosso tempo com Deus. A organização deixa nosso dia mais leve e de fácil administração caso alguma coisa saia do esperado, nossa qualidade de vida aumenta e podemos fazer coisas que nem imaginávamos ser possível antes. 

Mas existe uma última pergunta que precisamos fazer antes de terminar, afinal, se você é como eu você também está se perguntando: “Mas ela fazia tudo isso ao mesmo tempo?” Essa é uma pergunta muito importante, pois muitas de nós depois de ler tudo o que Provérbios fala sobre a mulher virtuosa, nós temos a impressão de que é impossível seguir o exemplo dessa mulher.

Mas essa impressão que temos dela é porque nós a imaginamos fazendo todas essas coisas todos os dias. Mas não é isso que Provérbios está nos ensinando. Na verdade, a mulher virtuosa é uma senhora que já fez todas essas coisas no curso de sua vida, e não uma menina que faz todas elas todos os dias. Em sua sabedoria a mulher virtuosa soube aproveitar as diferentes estações da sua vida para buscar viver uma vida exemplar. Como uma mulher sábia, ela se organizou para as diferentes fases da vida. Ou seja, a mulher virtuosa é uma senhora cheia de história e sabedoria cuja vida foi marcada pela devida organização e preparação para as diferentes fases da vida.

Provérbios é um livro cheio de sabedorias para vida, e não de promessas nem de mandamentos. A mulher virtuosa é uma senhora exemplar e faremos bem em seguir seus passos, mas esse Provérbio não estabelece que toda mulher deva ser ao mesmo tempo uma mulher de negócios ou do lar. O que ele ensina é que uma mulher do Senhor saberá agir de modo sábio seja no mundo dos negócios, seja no ambiente familiar. É por isso que ela é louvável.

Por isso, vamos aproveitar a sabedoria da mulher virtuosa e buscar viver uma vida debaixo do temor do Senhor. Que saibamos aproveitar tudo isso que essa mulher tem a nos ensinar e que possamos meditar nesse texto incrível que é Provérbios 31. 

___________________________

NOTAS

 

[1] Swindoll, Charles R. Vivendo Provérbios – Sabedoria divina para os desafios da vida moderna. p. 231

[2] Waltke, Bruce K., The Book of Proverbs, 2:520.

[3] Uma forma de ajudá-la na organização da casa é ter uma agenda (em papel ou no celular) com seus compromissos e poder administrar para não sobrecarregá-la um único dia, ou até mesmo, um planner semanal onde você pode registrar as atividades da semana juntamente com os afazeres do lar. Sobre isso já falei em um IGTV no meu insta. Dá uma olhadinha lá.