Provavelmente você leu o título desse artigo com uma melodia em mente. Essa popular canção sempre aparece em algum canto dos finais de ano. Mas, desta vez, o “adeus ano velho” terá um sabor diferente para todas nós. Eu não te conheço, mas posso afirmar que 2020 fugiu à maioria das expectativas de ano novo que você tinha um ano atrás. Quem poderia imaginar um cenário mundial transtornado e os desdobramentos que isso acarretaria na vida das pessoas? 

É muito comum nessa época do ano fazermos uma retrospectiva, ainda que mental, dos fatos que marcaram nosso ano, das lições, das conquistas, das perdas, do que poderia ser melhor. Com isso em mente, eu pergunto para você: como você está? Como foi o seu ano? De que maneira a pandemia e seus efeitos respingaram sobre você emocionalmente, financeiramente, profissionalmente, socialmente, espiritualmente, familiarmente, etc?

Se de alguma forma as dificuldades e consequências desse ano lhe trazem ansiedade e preocupação, este é um bom momento para sondar seu coração diante do Soberano do universo, Aquele que detém o controle de tudo e que, diferente de nós, não foi pego de surpresa pelos acontecimentos de 2020 (Is 40). Não conseguimos responder a todos os questionamentos que uma catástrofe dessas possa gerar (Jó 38; 42), mas com certeza Deus permanece sendo bom nos dias mais sombrios. E para que possamos ter uma perspectiva correta sobre como lidar com 2020 e o que esperar de 2021, trago 5 princípios bíblicos para nortearem nossa mente e nossas emoções nesse final de ano. 

1. Deus tem cuidado de nós 

“Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (1 Pé 5:6-7).

O fato de Deus cuidar de seus filhos é uma verdade incontestável das Escrituras. Essa afirmação contundente deve nos levar a confiar em Deus mesmo nas circunstâncias mais difíceis. Lançar nossa ansiedade diante dEle é um ato de humildade, quando deixamos de focar em nossos medos, nossas perspectivas, nossas lógicas e argumentações humanas e nos rendemos ao descanso oferecido pelo fato de Deus estar no controle, mesmo quando as coisas fogem ao nosso.

2. Deus promete não permitir que nada aconteça além do que podemos suportar quando estamos com Ele

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar” (1Co 10:13).

Na dependência de Deus, nada pode nos derrubar. Temos nEle tudo o que precisamos para perseverar, mesmo nas circunstâncias mais difíceis.  

3. Ele faz com que tudo coopere para o nosso bem 

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8:28-29).

Quando a Bíblia trata do “nosso bem”, isso não significa que esse bem é aquilo que nós mesmas julgamos bom para nós. Numa perspectiva bíblica, o “nosso bem” é sermos moldadas à imagem de Cristo – o Deus encarnado, cuja própria humanidade foi marcada por sofrimento. Por causa do pecado, estamos muito distantes da semelhança com Cristo, mas pela graça Deus age em nós para nos dar um coração humilde e que se possa moldar – e muitas vezes esse processo se dá em meio ao sofrimento, que é quando nosso orgulho encontra-se fragilizado para deixa Deus agir. 

4. Ele nos molda diante de nosso sofrimento

“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. (Rm 5.3-4).

No cristianismo, o sofrimento tem uma perspectiva diferente. Ele tem propósito: moldar nosso caráter e nos apontar para a esperança da eternidade. É para lá que estamos sendo preparadas. Por todos os pontos tratados até aqui, encontre nos momentos de dificuldade oportunidades de amadurecimento e de proximidade com o Senhor.

5. Confiantes de seu cuidado, podemos ser gratas

“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Ts 5:18).

Por fim, por todo o cuidado de Deus presente nos dias bons, e nos dias maus, podemos ser gratas. A gratidão não dá espaço para frustração, para o medo, para a ansiedade, para a preocupação pois ela reconhece que o cuidado de Deus e as bênçãos imerecidas excedem muito as lutas e dificuldades. Você consegue ser grata pelo ano de 2020? Apesar das dificuldades que esse ano trouxe, você consegue ver a boa mão de Deus sobre sua vida?

Eu gostaria muito de poder afirmar que 2021 vai ser um ano melhor. Queria poder me juntar aos coros de réveillon cantando a música mencionada no início, desejando saúde e dinheiro para todo mundo, mas as consequências de 2020 nos mostram um cenário bem diferente. No entanto, ainda que 2021 não seja um ano melhor, certamente pode ser um ano feliz! Se nossa paz, esperança e alegria não estiverem condicionadas aos planos terrenos, mas à certeza do amor e do cuidado dAquele que rege nossos dias com maestria, mesmo nas dissonâncias e desarmonias.

Ele tem cuidado de nós; não permitirá que passemos por lutas com as quais não possamos lidar; ele nos molda e nos aperfeiçoa em todas as circunstâncias; e sob uma perspectiva de gratidão, vemos como temos tantas bençãos mais pelas quais podemos ser gratas. Foi assim em 2020, e assim será em 2021. É a confiança nessas verdades do Deus que é a Verdade que nos trará verdadeiramente um feliz ano novo. Que Deus te abençoe!