Vocês já se pegaram imaginando como é a vida de um escritor ou escritora que vocês admiram?

Eu sempre fui uma leitora muito ávida, tanto de literatura secular (amo os romances clássicos), quanto de literatura cristã. Quando gosto de um autor, busco saber sobre sua vida, entender o que aconteceu de tão extraordinário para que aquela pessoa fosse capaz de gerar uma obra tão criativa, no caso da literatura, ou tão edificante, como nos livros cristãos. 

No entanto, admirar a obra e seu autor, muitas vezes fez com que eu me sentisse distante dessas pessoas, e até incapaz de conceber escritos à altura. Esse sentimento afetava a minha autoestima enquanto escritora, levando-me a deixar os sonhos de escrever em segundo plano.

Ainda assim, nunca deixei de sonhar em ser uma escritora que pudesse influenciar, ou melhor, abençoar a vida de pessoas, transmitindo aquilo que Deus tem me ensinado.

Quando recebi o convite para integrar a equipe redatora deste amado Blog, que sempre me edificou, fui tomada por essa velha sensação de incapacidade e até de não me sentir digna de ocupar essa posição.

Desde muito novinha eu anseio em ser escritora. Ainda na adolescência enveredei pela poesia, tudo que eu vivia, experimentava e também aquilo que apenas sonhava em vivenciar se transformava em verso. Escolhi uma faculdade que fosse compatível com o meu anseio, cursei direito e tornei-me redatora jurídica, porém, apesar de amar a escrita jurídica, eu não conseguia enxergar ali o meu propósito. Algo ainda faltava!

Talvez alguma de vocês se sinta como eu, por isso venho aqui compartilhar um pouco do que Deus tem me ensinado durante o processo de escrita:

 

  • Antes de escrever, é preciso viver!

 

Vivemos na era dos “influencers”. As redes sociais estão abarrotadas de pessoas ensinando coisas: “como ser isso; como fazer aquilo; como viver aquilo outro”.

A questão é que, por trás das telinhas, a realidade é bem diferente daquilo que se transmite. Vemos pessoas que não viveram, não alcançaram e não aprenderam, tentando nos ensinar a viver, alcançar e fazer.

Escrever para um Blog Cristão não se resume em ser uma boa redatora, que domine o português e conte histórias cativantes. Também não reside apenas em “saber de bíblia” ou ser uma boa teóloga. 

Há um propósito em todas as coisas, tudo o que fazemos deve ser feito para a Glória de Deus (1 Co 10:31). 

Cada artigo produzido deve ser fruto do trabalhar de Deus na vida do autor, caso contrário, ele será produto e não fruto.

Antes de querer ser uma boa escritora, você precisa ser uma boa Cristã.

 

  • Você é o foco da obra de Deus!

 

Às vezes somos levadas a crer que a precisamos transmitir algo, que temos muito a dizer e por isso devemos escrever, mas a bem da verdade é que a obra pertence a Deus, Ele é o autor e consumador de todas as coisas, e Ele mesmo está operando a sua boa obra em nós.

“Ora, então devo me calar e deixar Deus trabalhar em mim sem levar isso a outros?”

Vou dar uma de Apóstolo Paulo agora e falar “DE MANEIRA NENHUMA”.

O que quero dizer é que o foco de Deus é transformar você em primeiro lugar.

Para ser uma boa escritora cristã você deve ser uma péssima egocêntrica, porque a obra não é sua e as palavras a serem transmitidas NÃO SÃO AS SUAS.

NÃO HÁ NADA QUE VOCÊ TENHA A DIZER QUE SEJA MAIS IMPORTANTE DO QUE AQUILO QUE DEUS TEM A DIZER, AINDA QUE ATRAVÉS DA SUA VIDA!

Ou seja, a boa escritora cristã deve abandonar todo e qualquer sentimento de capacidade ou incapacidade e depender de Cristo.

 

  • Dê o Start

 

Vamos à parte prática da coisa.

“Antes feito, do que perfeito!”. Conhece essa expressão?

A excelência se atinge com a prática. Quando releio textos antigos, vejo o quanto eu era prolixa e fantasiosa, talvez ainda o seja, mas bem menos do que já fui.

A obra de Cristo pertence a Ele, Ele é o seu autor. Ele nos prepara, mas somos nós que  devemos executar aquilo que Ele de antemão preparou.

Se você tem esse desejo no coração, ore e comece, apenas comece!

Deus há de te guiar e sustentar, Ele há de levantar pessoas para edificarem o seu processo, se você depender dele e apenas obedecer à sua palavra.

“Sê forte e corajoso, Eu sou contigo!” Josué 1:9

Por Vitória Maria Carvalho