Eu tenho aprendido a amar o Antigo Testamento, seja estudando sobre ele no seminário ou preparando lições bíblicas para as crianças que dou aula aos domingos na igreja. Esse artigo surgiu durante a segunda opção. Com certeza aprendi mais do que ensinei com a história do rei Davi. Você pode achar essa história batida, mas repasse essa história junto comigo e depois me diz se não tem tudo a ver com a nossa realidade!

Davi foi um homem que agradou a Deus, a ponto de ser lembrado como “um homem segundo o coração de Deus”, mas ele não foi um homem perfeito. Há uma parte escura da história do grande rei, mas ela está na Bíblia para nos trazer uma grande lição.

“Na primavera, época em que os reis saiam para a guerra, Davi permaneceu em Jerusalém” (2Sm 11.1). Opa! Davi não era o rei? Os reis não iam para as batalhas? Então o que Davi estava fazendo em casa? Essa história já está começando mal…

Enquanto Joabe e o exército de Israel venciam os amonitas na batalha, Davi dormia até tarde! E quando acordava, ficava passeando pelo terraço do palácio, observando as coisas ao redor. Logo no começo da história o destaque é negativo, a irresponsabilidade de Davi.
Em um desses passeios, Davi viu uma mulher muito bonita, se interessou por ela e mandou seus servos descobrirem quem ela era. A mulher era Bate-Seba, que segundo seus servos, era casada com um soldado chamado Urias.

“Ah! Ela é casada? Pensando bem, eu também sou casado. Então esquece, obrigada pessoal!” Essa deveria ter sido a resposta de Davi, mas, ao invés disso, ele se envolveu com essa mulher, mesmo sabendo que Deus não se agradaria dessa conduta. Davi cometeu adultério e agora vem aquela parte do “pior do que está não pode ficar”: Bate-Seba ficou grávida!

Bateu então o temor a homens, pois quando as pessoas descobrissem a gravidez, sabendo que o marido de Bate-Seba estava na guerra, elas concluiriam que ela havia cometido adultério. Então Davi teve uma ideia: mandou chamar Urias, perguntou para ele como estava a guerra e mandou que ele fosse para casa antes de voltar para o campo de batalha. Assim as pessoas achariam que Bate-Seba havia engravidado do marido enquanto ele estava em Jerusalém. E aqui vemos Davi tentando encobrir seu pecado! Essa história fica cada vez mais frustrante não é?

Enfim, o plano não deu certo. Por duas noites Urias ficou em Jerusalém, mas se recusou a ir para casa, ele não achava justo com seus colegas de exército passar um tempo de descanso em casa com sua esposa enquanto eles estavam na guerra.

Davi decidiu ir para o plano B. Ele mandou uma carta para Joabe, o comandante do seu exército, pedindo que colocasse Urias na linha de frente da batalha, ou seja, no lugar mais perigoso, onde ele certamente morreria. O próprio Urias levou essa carta sem nem ter ideia de que carregava sua própria condenação. Que maldade! Davi fez isso consciente de que Urias iria morrer. E sabe o que aconteceu? Urias realmente morreu na batalha. Agora, Davi não só adulterou, mas também assassinou!

Bate-Seba ficou triste pela morte do marido, mas passado o tempo do luto, Davi mandou busca-la, casou-se com ela e ela teve o filho. Nesse momento eles devem ter achado que finalmente ia ficar tudo bem. Mas a Bíblia diz que o que Davi fez desagradou a Deus (2 Sm 11.27b).

Deus enviou então o profeta Natã até Davi. Ele contou ao rei a história de certo homem rico que tinha muitas ovelhas, mas que diante de uma visita, matou a cordeirinha de um homem pobre, a única que ele tinha e que era muito querida pelos de sua casa, e com ela fez um jantar para seu convidado. Davi indignou-se com a história e disse que tal homem merecia a morte. Natã disse então que o homem da história era Davi. Deus estava dizendo por meio do profeta que Ele havia dado tudo a Davi: o reino, proteção contra Saul, mulheres e riquezas, mas Davi desprezou a palavra do Senhor e agiu de uma forma que não O agradava quando desejou a mulher de outro homem.

Davi se arrependeu profundamente de seu pecado, mas não pode escapar das consequências. Seu filho com Bate-Seba morreu uma semana depois e Deus disse que sempre haveria morte e confusão na família de Davi por causa de seu pecado. Entretanto, Deus permitiu que Davi continuasse vivendo e sendo rei.

Davi escolheu pecar. Mesmo sabendo o que era o certo, ele escolheu ir pelo caminho errado e desagradar a Deus. E você percebe como cada pecado de Davi o levou a outro e como cada um era cada vez pior do que o anterior? Deus ensinou a Davi, por meio do profeta Natã, que o pecado sempre causa problemas. É por isso que Deus queria que Davi escolhesse o caminho certo ao invés de escolher pecar.

Jesus morreu por nós para que pudéssemos escolher o caminho que agrada a Deus, quando você escolhe o caminho do pecado você está dizendo que não se importa com o que Jesus fez por você. Isso é muito grave! Quando pecamos, prejudicamos nosso relacionamento com Deus. Acho que nenhuma de nós quer viver como inimiga de Deus por causa da nossa desobediência!

Aprenda o quanto antes a lição que Davi aprendeu em meio ao sofrimento: escolha o caminho de Deus ao invés do pecado! Não podemos esconder nossos pecados de Deus e fugir das consequências. E quando você pecar, se arrependa e peça perdão. Quando você se arrepende, está decidindo que vai abandonar aquele pecado de vez. Com certeza isso agradará a Deus!

“Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo precedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança”.
Romanos 15.4

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno”.
Salmos 139.23-24

“Como pode o jovem manter pura sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra”.
Salmos 119.9

Por Aline Santos, ex-colaborada do Conselhos para Meninas.
Li, amamos você! Obrigada por fazer parte da nossa história 🙂