Estava despretensiosamente passeando pelo Instagram, quando me deparei com uma foto em preto e branco de metade do rosto de uma moça muito bonita. Apesar da ausência de cores, dava pra notar que o olho dela era de um tom claríssimo e estonteante. 

Assim, como quem não quer nada, abri o perfil da moça e fui passeando pelos clicks: uma global de beleza única, rosto lindo, corpo escultural. Contudo, ao investigar um pouco mais o seu perfil, notei que mais parecia uma “revista masculina”. Estava claro que aquele perfil enaltecia o corpo e a boa forma mais que qualquer coisa.

Enfim, não estou aqui para falar da moça que não vive debaixo dos nossos padrões, ela não está interessada em apontar para a glória de Deus, mas tão somente para a sua própria.

O que me entristeceu foi perceber que vários amigos da fé estavam alavancando aqueles clicks pra lá de sensuais, meninos e meninas da igreja declarando, publicamente, com suas curtidas, apoio à deusa grega do Instagram e a seus posts provocantes.

Até aqui você pode me dizer: “nada a ver, é só uma curtida, é só um corpo, é só uma rede social ou, ainda, essa é sua opinião pessoal, não acho que Deus esteja preocupado com isso.

Pois bem, vejamos o que a Bíblia tem a dizer a esse respeito:

  • A modéstia é a marca da mulher cristã

O apóstolo Paulo em sua primeira carta a Timóteo orienta as mulheres a se portarem com discrição e bom senso:

“Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, (…)”. (1Tm 2:9)‬‬‬‬‬‬‬‬

O Senhor requer de nós que sejamos modestas, de modo que não sejam os adornos, o vestuário, ou melhor, o exterior que seja a nossa marca, aquilo que mais chama atenção em nós, mas sim que o seu caráter seja revelado através de nossas vidas. 

As redes sociais estão inundadas de perfis que exaltam a beleza física, que instigam a sensualidade. Somos diariamente tentadas a abraçar esse padrão, também queremos fotos bonitas, curtidas e curtidas, mas até que ponto temos usado as nossas redes para glorificar a Cristo?

  • Curtidas, uma declaração de apoio

Muitas de vocês talvez não sofram tentação nessa área, tenham perfeita consciência de que postar foto sensual com versículo bíblico é a maior incoerência do cristão na internet, mas, ainda assim, pode ser que algumas ainda gastem tempo em demasia conferindo o perfil daquela famosa, padrão musa fitness, vida perfeita, corpo invejável e acabe curtindo muitas publicações dessas páginas.

E aí, é proibido dar curtidas? É pecado?

Creio que likes soam como uma declaração de aprovação, demonstram apoio ao que a publicação representa, ao padrão de vida que ela “vende”.

“Mulheres, se ataviem com modéstia e bom senso” (1 Tm 2:9).‬‬

Ver amigas cristãs curtindo publicações contrárias ao padrão de Deus pra nós me levou a pensar no que temos valorizado enquanto mulheres cristãs?! Quais os nossos maiores anseios, eles envolvem o reino de Deus ou estão mais ligados aos “adornos”, à nossa própria aparência.

Será se aquela curtida diz, em silêncio: “quero ser linda como ela, atraente como ela, desejada como ela”?! 

Esses desejos, ser bonita, cuidar do corpo, podem não ser pecaminosos em si, mas quando tomam o primeiro lugar em nosso coração ou quando escondem motivações ilícitas, mostram-se contrários ao padrão de Deus para nós.

E quanto a vocês, meninos, o que a sua curtida diz? O que o coração de vocês tem buscado, essa é a mulher de Deus pra vocês? Sob que critérios vocês tem buscado uma mulher virtuosa, tal como em provérbios 31 ou nos moldes dos “likes” insensatos que vocês têm distribuído?

  • Cuidado olhinho com o que vê

Lembra daquela musiquinha infantil: 

cuidado olhinho o que vê/ cuidado boquinha o que fala/ cuidado mãozinha no que pega/ cuidado pesinho onde pisa/ o salvador do céu está olhando pra você/ cuidado olho boca mão e pé“.

O Senhor nos instrui, em Provérbios 4:23, a guardar o nosso coração sobre todas as coisas, porque dele procedem as fontes da vida.

Quando nos expomos a imagens sedutoras, seja em filmes, séries, perfis em redes sociais, estamos mais propensas a pecar nessa área.

Se uma menina tem problemas de autoestima, se ela sofre com a sua autoimagem ou, em níveis mais graves, luta com transtornos alimentares, alimentar-se desse tipo de postagem tende a agravar o seu sofrimento, ela será facilmente levada a comparar-se com a imagem de pessoas, ao invés de cultivar uma identidade saudável em Cristo.

Lembrem-se das palavras sábias escritas em provérbios 23, versículo 17:

Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todos os dias.” 

Na mesma linha, se um garoto luta contra o pecado da imoralidade sexual, o mais sábio não seria abster-se de visualizar esse tipo de publicação, a fim de que não seja tentado a incorrer em águas ainda mais profundas nessa área?!

Façamos como Jó, que ao declarar sua integridade, afirmou que fizera aliança com seus olhos de jamais fixá-los em uma donzela (Jó 31:1).

A musiquinha infantil é um lembrete do que está escrito em Mateus 26:41:

Vigiai e orai, para que não entrei em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”.

  1. Testemunho e aparência do mal

Como cristãs, somos chamadas a apontar para a imagem de Cristo, um Deus reto, perfeito, irrepreensível (Dt 32:4), somos testemunhas de quem Ele é e do que a sua obra fez em nossas vidas. 

Ao contrário do que pregam os dualistas, creio que toda a nossa vida está diante de Deus, a maneira que nos portamos na internet está sempre a favor ou contra Deus, estamos sempre dando bom ou mau testemunho a seu respeito, as nossas curtidas não são neutras, os likes sempre tem algo a dizer, muito mais sobre nós mesmas, do que sobre aquilo que curtimos.

Espero que até o momento vocês já tenham sido levadas a pensar na maneira que têm gasto o seu tempo na internet e o que as curtidas de vocês representam, elas têm sido insensatas ou vocês têm gasto o seu tempo online para a glória de Cristo, desfrutando de conteúdos edificantes e fugindo da aparência do mal (1 Ts 5:22)?

Por fim, nos lembremos da exortação de Paulo aos corintos:

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (1 Co 10:31).


– Vitória Maria Carvalho –