Foi em uma conferência que, depois de muitas lutas e dúvidas, Jesus me deu a chance de entender o quanto eu precisava dele. Um homem explicava sobre quão sujos somos por causa do pecado que habita em nós e contava como o Senhor o havia alcançado por meio de Seu amor e graça demonstrados na cruz. Foi então que entendi que precisava crer em Jesus como meu Salvador e, naquele momento, Deus me regenerou e me deu a chance de começar uma nova vida como Sua filha – e não mais filha do diabo. E você? Como foi que Deus lhe alcançou?

Muitas vezes, depois que entendemos quem Jesus é e passamos a crer nele como nosso Salvador, ficamos meio sem saber qual é o passo seguinte. Dizemos: “E agora? O que devo fazer?”. Por isso, quero apresentar três verdades bíblicas que podem guiá-la nesse processo.

  1. Como filhas de Deus, temos a responsabilidade e o privilégio de crescer no conhecimento do nosso Senhor!

“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.” (2 Pedro 3.18)

A melhor forma de fazer isso é estudando Sua Palavra, que é a verdade (João 17.17). Uma boa maneira de começar a estudá-la pode ser lendo os evangelhos, dois ou três capítulos por dia, ressaltando as partes que mais chamaram a sua atenção e também as partes que não ficaram claras para você (para poder perguntar para alguém em outro momento). É muito importante separarmos um tempo do nosso dia para a leitura e o estudo da Palavra.

O crescimento no conhecimento do Senhor nos torna mais parecidas com Ele mesmo. Por exemplo, você já percebeu que quanto mais tempo passamos com alguma amiga, mais parecidas com ela ficamos? Quanto mais conhecemos a Deus e aprendemos sobre o Seu caráter, mais parecidas com Ele ficamos também (1 João 3.2) .

  1. Como filhas de Deus, temos a responsabilidade e o privilégio de participar de uma igreja!

“Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.” (Hebreus 10.23-25)

 

A igreja é o corpo de Cristo (Efésios 4.11-16, Colossenses 1.18). É o grupo de pessoas, de todas as partes do mundo, que creram e creem em Jesus Cristo como Salvador das suas vidas. O próprio Jesus é o cabeça desse corpo (Colossenses 1.18), e quando cremos nele como nosso Salvador, também passamos a fazer parte desse grupo, dessa família. Por isso, é necessário que nós, crentes em Cristo, façamos parte de uma igreja local, isto é, o grupo de crentes reunidos mais perto de nós. Afinal, dessa forma podemos nos encorajar mutuamente em nossa fé, aprender mais da Palavra e incentivar uns aos outros ao amor e às boas obras. Deus ensina que não nos salvou para ficarmos sozinhas neste mundo – menos ainda lutar contra os nossos pecados sozinhas. Ele criou um corpo, que é a igreja, para nos ajudar no nosso breve tempo aqui na Terra. Não fique sozinha! Procure uma igreja que ensine a Palavra de Deus para que você possa crescer com outros irmãos e irmãs em Cristo.

  1. Como filhas de Deus, temos a responsabilidade e o privilégio de orar!

“Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.” (Efésios 6.18)

Orar significa falar com Deus, relacionar-se com Ele. É muito importante que oremos, porque como poderíamos nos relacionar com alguém com quem não falamos? Em inúmeras partes da Palavra de Deus, Ele mesmo no ordena a orar em toda ocasião. Por isso, ore quando você estiver na escola, no trabalho, no aeroporto, em sua casa… E não só por você mesma, mas também por outras pessoas.

Você já ouviu a frase: “A sua oração pode mover a mão de Deus”? Deixa eu lhe dizer: não é bem assim. A verdade é que Deus já sabe o que vamos pedir antes mesmo de pedirmos (Mateus 6.7-8) e, mais ainda, Ele sabe o porquê do nosso pedido também (Tiago 4.3)! “Então”, talvez você se pergunte, “por que devo orar se Deus já sabe tudo?”. Você e eu devemos orar porque quanto mais oramos, mais o nosso coração é moldado à imagem de Jesus. A nossa oração não muda Deus – Ele continua sendo o mesmo, hoje e sempre. Somos nós que precisamos deixar nosso coração ser moldado segundo a vontade daquEle que nos chamou à santidade.

Para terminar, minha amiga, quero lhe dizer que o nosso caminho, o nosso crescimento até Jesus voltar não será fácil. Seguir Jesus não é fácil – e se alguém lhe disse que seria, mentiu para você. Porém, qualquer um que ame a Deus pode lhe dizer que seguir Jesus é a decisão mais satisfatória que um ser humano pode tomar! Nada pode trazer mais alegria do que ser amigo de Deus, unicamente por Sua maravilhosa graça. Por isso, eu a encorajo (e falo isso para mim também): ponhamos em ação a nossa salvação, com temor a Deus e com o tremor devido.

“Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor” (Filipenses 2.12)