A água foi transformada em vinho, o cego passou a ver, o paralítico andou e o leproso foi curado. Jesus fez tantos milagres e sinais maravilhosos durante o seu ministério para que as pessoas cressem nEle, por que não podemos experimentar disso também?

“Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande?’” (Mateus 9:5)

A primeira coisa que precisamos compreender quando falamos de sinais apresentados no Novo Testamento, é que todos eles tinham um propósito. Jesus realizou muitos sinais, eles atestavam sua mensagem, provando a veracidade de seu ministério. Os fariseus e mestres da lei tentaram muitas vezes acusar e contestar a pregação de Jesus, dizendo que era falsa, como aconteceu em Mateus 9:2-8, na cura do paralítico. Entretanto, através deste e de outros milagres, Jesus mostrou que seu discurso não era falso, mas tinha poder e autoridade que vinham de Deus.

“Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.” (Lucas 16:31)

A segunda coisa que precisamos entender é que a experiência de presenciar um milagre não garante a fé. Em Lucas capítulo 16, Jesus conta que havia um homem muito rico que vivia uma vida extremamente confortável desfrutando de seus bens, mas que não cria em Deus. E havia também outro homem chamado Lázaro que vivia na miséria, mendigando, mas cria em Deus. Quando os dois morreram, o primeiro foi levado ao inferno e o segundo ao “Seio de Abraão”. E o homem rico, arrependido de não ter crido em vida, pede a Abraão: “Então eu te suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento.”(v.27-28). Abraão responde: “Eles tem Moisés e os profetas, que os ouçam.”(v.29) e o rico retruca: “Não, pai Abraão, mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam.”(v.30). Em outras palavras, o que ele está dizendo é “Se eles virem um morto ressuscitar, eles vão crer! A experiência deste sinal não deixará dúvidas!”.

Surpreendentemente, Abraão diz: “Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.” (v.31). Será que Abraão estava se comportando como cético? Penso que não, a final, não foi exatamente isso que aconteceu com Cristo na Páscoa? E mesmo tendo Ele ressuscitado dos mortos, muitos não creram!!

Hoje em dia, infelizmente, muitas igrejas têm ensinado que para ter uma vida com Deus é preciso receber “unções” ou “manifestações do espírito”. Elas estimulam o povo a ter experiências sobrenaturais de “profecias” ou “revelação” que em nada se diferem das adivinhas ou cartomantes que oferecem seus serviços por aí. O fato é que a experiência tem sido muito mais valorizada e evidenciada na vida do cristão evangélico do que outros aspectos mais importantes. Mas não são os milagres que garantem que alguém vai ou não acreditar que Deus existe, ou que Ele é poderoso. Quando um coração é controlado pela incredulidade, ainda que apareça um ressurreto dos mortos, este coração continuará obstinado em seu pecado e não se atentará para Deus.

O que podemos concluir é que os sinais podem acontecer, mas não evidenciam uma vida de intimidade com Deus.  A resposta de Abraão também mostra a absoluta suficiência das Escrituras para gerar a fé. Não é preciso receber uma “unção” especial, nem tampouco uma “revelação” nova, uma “profecia” para crer em Deus: tudo que Deus desejava que nós soubéssemos já nos foi revelado através das Escrituras – e elas são absolutamente suficientes para apontar para a verdade! (Hebreus 1:1-2).

Quer desfrutar de uma experiência sobrenatural com Deus? Abandone sua busca desenfreada por sinais e deixe a Palavra te transformar. Talvez estejamos desprezando a Palavra de Deus e tudo o que ela pode trazer para nossas vidas, em troca de experiências passageiras que em nada modificam nossos corações. Vamos lembrar que “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17) e viver baseado nela!!