O que te preocupa? O que tem tirado seu sono? Será que é a sua situação financeira? Ou a falta de um namorado? Ou um conflito com alguém? Ou as provas na escola? Ou a autoestima baixa? Existem muitas razões para se preocupar, não é mesmo?! Mas, sabe algo que normalmente fazemos errado? Acreditamos que tais razões são os verdadeiros problemas de nossa vida. Por exemplo, se você está ansiosa por causa de conflitos no casamento, então você crê que o problema é o casamento. Ou, se você está tão ansiosa para namorar, então acredita que seu problema é a falta de um namoro. Ou, se você está muito ansiosa porque o dinheiro não durará até o final no mês, então você crê que o problema seja a falta de dinheiro. Ou, se você tem uma prova muito difícil para passar, você acredita essa prova depende de você. Mas, será que todas as situações descritas acima provam mesmo que o verdadeiro problema seja o casamento ou a falta de namorado ou a falta de dinheiro ou o passar na prova? Não! O problema encontrado em todas essas situações é o nosso coração!

Por causa do pecado, nosso coração é enganoso (Jeremias 17:9)! Ele nos engana, fazendo-nos acreditar que temos poder para controlar as situações e que somos capazes de discernir o que é melhor para nós. Essas mentiras deturpam nossa mente e, por isso, quando uma situação indesejada acontece, ficamos preocupadas e ansiosas.

Preocupação e ansiedade são reações intercambiáveis, ou seja, quando ficamos preocupadas, também ficamos ansiosas; e quando ficamos ansiosas, também ficamos preocupadas. Tanto a preocupação quanto a ansiedade são sentimentos de tensão, inquietação, apreensão, insegurança e angústia. Este sentimento baseia-se em uma leitura errada e desmedida da realidade física e espiritual e traz consequências físicas, emocionais, sociais e espirituais [1]. Além disso, elas demonstram nossa falta de confiança em Deus, Sua graça, amor, cuidado e soberania para com a nossa vida. John Piper define assim a raiz da ansiedade: “Quando a incredulidade [ou a falta de confiança em Deus] obtém vantagem em nossos corações, um dos efeitos é a ansiedade. A causa básica da ansiedade é a falta de confiança em tudo o que Deus prometeu ser para nós, em Jesus” [2]. Diante disso, a grande questão é: como lutar contra a incredulidade que nos leva à preocupação/ansiedade?

Situações que nos deixam ansiosas são ótimas oportunidades dadas por Deus para que nos apeguemos a Ele. Pensando nisso, Paulo, servo de Deus, em sua carta à igreja de Filipenses, deu três grandes dicas que podem nos ajudar na batalha contra a ansiedade:

Dica #1: Oração correta

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”. (Fp 4.6)

A oração é uma grande e poderosa ferramenta dada por Deus a nós. No entanto, como acreditamos que somos mais sábias do que Deus, achamos que podemos usá-la como “instrumento de manipulação de Deus”. Queremos que as coisas aconteçam do nosso jeito e por isso oramos a Deus como se Ele fosse atuar conforme o nosso querer. Mas a oração não é para isso. A oração é demonstração da nossa pequenez e vulnerabilidade; ela é a demonstração que precisamos de Deus; ela é a demonstração do privilégio que Deus nos deu de conversar com Ele; ela é o meio pelo qual podemos olhar para Ele e louvá-Lo por Seus feitos, soberania e amor a nós! Sobre isso, gosto muito de uma frase que diz: “Eu oro porque não consigo me conter. Eu oro porque sou impotente. Eu oro porque a necessidade flui de mim em todo momento – acordado ou dormindo. Isso não muda Deus, isso me muda.” [3]

Por isso, querida leitora, usufrua dessa ferramenta corretamente. Conte a Deus o que tem te deixado ansiosa, agradeça pelo privilégio de poder falar com Ele e por tudo que Ele tem feito – mesmo que não seja exatamente aquilo que você gostaria.

Dica #2: Pensamentos corretos

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”. (Fp 4.8)

Nós, meninas, somos rainhas em pensar demais. Enquanto os homens estão colocando a farinha em uma vasilha, nós já estamos com o bolo pronto! O que eu quero dizer com isso é que nós queremos ver tudo dando certo dentro do nosso controle e expectativas, por isso, quando as situações saem de tal controle, ficamos ansiosas e preocupadas. Mas, Paulo, servo de Deus, nos ajuda a filtrar aquilo em que pensamos: é verdadeiro ou é fruto da minha imaginação? É nobre, ou seja, é digno de respeito? Correto, certo? Puro, ou seja, moralmente correto? Amável, agradável? É de boa fama ou de boas intenções? Se a resposta é “não”, então pare de pensar nisso!

Pense corretamente filtrando seus pensamentos! Evite a ansiedade!

Dica #3: Atitudes corretas

“Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês”. (Fp 4.9)

Terminando a sua carta aos Filipenses, Paulo clamou a seus leitores que praticassem tudo aquilo que estavam aprendendo sobre Deus em sua vida. É neste momento que questiono: se você sabe que a preocupação e ansiedade são frutos da falta de confiança em Deus e que você deve combatê-la por meio da oração correta e pensamentos corretos, qual é a sua tarefa agora? Colocar em prática!

Nossa prática é a comprovação daquilo que cremos. Como disse um preletor em uma conferência jovem que fui recentemente: “Quem você é, é manifestado em seu comportamento; e o seu comportamento manifesta a base da sua vida” [4]. Ou seja, se você tem confiado em Deus, Sua graça, amor, cuidado e soberania, então poderá lutar contra a ansiedade. Mas, se você tem confiado em si mesma – que é falha – ou nas circunstâncias – que são incertas – logo, você se preocupará.

Querida leitora, situações que nos tiram do conforto – como as situações citadas no início do texto – acontecem e acontecerão! Elas são oportunidades dadas por Deus para aprendermos a descansar Nele. Isso faz parte do processo de santificação pelo qual passamos enquanto estamos na terra. Por isso, quando tais situações vierem, aproveite para orar, pensar e agir corretamente! E não se esqueça: dentro do trecho em que Paulo dá essas três dicas (capítulo 4) , ele também diz que podemos ser alegres em Cristo (v.4,11)  e que podemos ter a paz de Deus (v.9b). Logo, em Deus, não se preocupe, seja feliz!

 


[1] Definição pelo Pr. Roberto Rodrigues.

[2] PIPER, John. Lutando contra a ansiedade. pg. 25.

[3] Essa frase é normalmente atribuída a C. S. Lewis, pois aparece no filme Terra das Sombras, baseado em sua vida. Frase semelhante também é creditada a Soren Kierkegaard.

[4] Alexandre Mendes na Conferência DOXA.