“Estou muito cansada!”. “Não aguento mais”. “Acho que foi pirar”. “Eu só queria um pouco de descanso”. Mais do que nunca, essas frases estão na boca do povo, todo mundo falando sobre o quão cansativa quarentena é e o quanto temos trabalhado dobrado. Essas mesmas frases foram ditas por mim algumas vezes. 

O fato é que a quarentena e o isolamento social nos afetaram emocionalmente e o uso excessivo das telas para realização das tarefas somada à falta de contato humano (de ver familiares e amigos) nos deixou cansadas e esgotadas.

Estamos sobrecarregados, isso é fato! Mas o que fazer diante dessa situação que parece estar longe de acabar? Infelizmente, buscamos alternativas secundárias ao invés de encarar o que tem nos levado ao esgotamento e procurar o verdadeiro descanso. Por isso, eu gostaria de compartilhar três aprendizados importantes que eu tive no processo de buscar o verdadeiro descanso.

  1. Você não vai dar conta de tudo

Essa parece meio óbvia, mas acredite – não é! Sim, precisamos ser lembradas que não daremos conta de tudo. De que está tudo bem a casa ficar bagunçada, o almoço ser menos saudável do que o desejado e que a roupa vai ser lavada no outro dia. 

Para quem gosta de organização isso é realmente uma luta, porque queremos dar conta de tudo que colocamos na nossa listinha. Mas será que isso também não está ocupando um lugar em nosso coração que não deveria? A organização, perfeccionismo e a autossuficiência podem ser ídolos que muitas vezes não vemos e eles nos impedem de descansar verdadeiramente.

Mas, será que Deus quer que você de conta de tudo? Será que Ele quer uma casa impecável e um emocional esgotado? Será que estamos sendo Marta ao invés de Maria, preferindo o serviço a sentar aos pés de Cristo?

  1. Qual tem sido sua prioridade?

Sempre que me pego cansada demais, percebo que as prioridades estão invertidas em minha vida. No meu caso, existe uma área que me dominado mais que a outra e no caso, quase 100% das vezes é a limpeza. Pois é, eu fico tão preocupada em ter uma casa limpa e organizada para meu marido e filhos que acabo deixando que isso se torne um ídolo em minha vida. Eu realmente gosto de uma casa organizada, mas não posso deixar isso dominar minha vida. 

Somos facilmente tomadas por afazeres secundários e deixamos as coisas do reino em segundo plano. Afinal, para as coisas de Deus sempre estamos cansadas demais. Normalmente porque a semana foi puxada demais, os filhos estão dando trabalho ou o trabalho tem sido exaustivo. Tudo é demais quando se trata em colocar Deus como prioridade em nossas vidas.

No devocional de Ageu do mês passado, pudemos ver claramente o povo invertendo as prioridades e colocando suas casas acima da construção do templo. Justamente, por isso, o Senhor envia o profeta para falar com o povo. Quem o Senhor tem usado para falar com você e então, te trazer de volta? 

  1. Encontre o verdadeiro descanso 

E por último, mas não menos importante, encontrando nosso verdadeiro descanso. Sabemos que só encontraremos quando confiarmos todas as nossas emoções, dores e sofrimentos a Deus. Descansar é o ato de se livrar de toda preocupação e de toda agitação. Isso é: parar, respirar fundo, entregar e descansar.

Quando confiamos em Deus todas as nossas preocupações nós encontramos o verdadeiro descanso. O descanso de uma alma cansada, de um corpo fadigado e de um emocional esgotado. 

Nós não precisamos dar conta de tudo. Nós só precisamos ajustar as prioridades em nossas vidas e descansar naquele que prometeu descanso a todos que estão cansados e sobrecarregados.

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” Mateus 11:28