“Quem teme o homem cai em armadilha, mas quem confia no Senhor está seguro”

Pv 29.25

A primeira vez que li esse versículo percebi como nós, seres humanos, confiamos em nós mesmos. Especificando o assunto a mulheres, como nós, mulheres, confiamos na humanidade. É difícil de acreditar que fazemos isso ou que isso é possível, mas no decorrer deste texto você logo entenderá.

Certa vez, uma amiga definiu “temor a homens” como “desvio de foco”. Ele toma conta de nós quando o foco está em pessoas e não em Deus; quando decidimos confiar e agradar o homem ao invés de Deus. É exatamente isso! Quantas vezes você já se pegou pensando “estou gorda, preciso emagrecer!” Nunca? Eu penso isso o tempo todo! Quantas vezes você já se achou fora da moda e desejou ir às compras? Algumas vezes? Eu penso isso toda vez que olho para o meu guarda-roupa. O que isso tem a ver com temor a homens? Vou lhe explicar.

O mundo em que vivemos é conduzido por homens que ditam o padrão que devemos seguir. Se abrirmos uma revista, veremos os padrões de corpo perfeito que devemos ter e roupas que devemos usar. Se ligarmos a TV, veremos quais comportamento devemos ter. Se formos à rua, veremos que carro deveríamos ter na garagem, e assim vai… O homem dita as regras, e por ser “normal” seguir a moda ou até mesmo seguir o que as revistas dizem, já que todo mundo faz isso, caímos em um ciclo interminável de temor a homens.

Olhando para Provérbios 29.25, vemos que “quem teme o homem cai em armadilhas”. Que armadilhas são essas? As armadilhas são aqueles nossos pensamentos escravizadores, como de sempre desejar mais roupa e menos gordura no corpo, e aquilo que fazemos com esses nossos pensamentos. Na minha adolescência, fui bastante gordinha e desde aquela época, fico preocupada com os números que aparecem na balança. Pois é, cai na armadilha.

Perder peso ou comprar roupas não é algo errado em si, mas pode se tornar errado. Por exemplo, perdemos peso para que tal rapaz olhe para nós ou compramos aquela roupa para que domingo a noite todos na igreja nos notem e digam “como ela está bonita”. O erro está na motivação em fazer isso. Comer menos por causa de um rapaz com certeza não é uma motivação certa, e sim errada. É pecado!

Lembra de Pedro, o discípulo de Jesus? Antes da sua morte, Jesus, predisse aos seus discípulos que Ele seria morto e abandonado. Porém, Pedro, ao escutar isso, disse que nunca abandonaria Jesus. Jesus disse a Pedro: “Asseguro-lhe que ainda esta noite, antes que o galo cante três vezes, você me negará” (Mt 26.34). Pedro não concordou com isso, mas sabe o que aconteceu mais tarde? Antes de o galo cantar, Pedro negou Jesus três vezes (Mt 26.69-75). Jesus tinha acabado de ser preso e julgado. (Mt 26.31-75). Pedro por sua vez, estava com medo de que soubessem ser ele amigo de Jesus. O que Pedro teve? Temor a homens! Isso é mais comum do que podemos imaginar, não acontece somente a respeito do nosso peso ou das roupas, mas quando mentimos para alguém a fim de agradar ou quando temos vergonha de falar em público ou quando ficamos ansiosas, entre outros.

A segunda parte do versículo de Provérbios 29.25 diz “mas quem confia no Senhor está seguro”. Essa parte do versículo me lembra de outro personagem: Noé. Deus falou com ele dizendo que construísse uma arca, pois iria matar a humanidade por meio de um dilúvio. Noé foi temente a Deus, não se importou com a possibilidade do que outros ao seu redor poderiam dizer ou fazer. A Bíblia não diz se falaram alguma coisa, mas é bem provável que alguém tenha comentado algo como “Você está louco, Noé! Vai chover? O que é isso? Isso nunca aconteceu antes! Deixa esse martelo ai e vamos festejar a vida!”. Noé apenas confiou em Deus e obedeceu o que Ele disse! O que aconteceu com ele? Permaneceu seguro, assim como diz no versículo. Outro exemplo é Neemias, que durante a reconstrução dos muros de Jerusalém não teve medo, mesmo com oposições. Ele temeu a Deus e foi até o fim!

Jeremias 17.5 diz: “Assim diz o Senhor: “Maldito o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal sua força, mas cujo coração se afasta de Deus”. Essa é a real tendência do ser humano e, consequentemente, de nós, mulheres. Gastamos nossas forças à procura de roupas na moda e em academias para ficar com o corpo perfeito. Quando estamos com outras pessoas, muitas vezes nos sentimos inseguras e temos vergonha por não ter aquilo que o homem dita ser o padrão. Assim, novos hábitos surgem para podermos nos encaixar nesse tal padrão como bulimia, anorexia, vigorexia (vício de malhar), entre outros. Mudamos totalmente o foco e acabamos nos afastando de Deus. O versículo 7, do capítulo 17 de Jeremias, que comentei há pouco, diz “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está.” Esse deve ser o nosso foco, confiar em Deus e nEle somente.

Como mulher, sei quanto é difícil parar de se importar com o padrão humano. Confesso, luto com isso diariamente. Temer a homens significa que temos um orgulho tão grande que queremos que outros nos vejam como perfeitas e acabamos cometendo atitudes pecaminosas a fim de conquistar aquilo que desejamos. Lembro-me de uma vez quando conversei com uma grande amiga a respeito de temor a homens e perguntei a ela se só eu tinha essa problema. Ela me respondeu: “Marília, todos nós temos temor a homens. Eu tenho também, mas aos poucos estou crescendo no temor a Deus. Comecei a tomar vitamina BO (Bíblia e oração) e gradativamente fui colocando o meu temor nEle e não em pessoas”. Ouvir aquilo foi difícil para mim. Não existe uma pílula para resolver meu problema instantaneamente; é algo progressivo, como ela disse, somente com vitamina BO, bíblia e oração.

O Salmo 118 nos encoraja a viver com o foco em Deus, pois Ele é o único que tem poder, que tem um amor interminável, que é digno de todo louvor! O versículo 6 diz: “O Senhor está comigo, não temerei. O que me podem fazer homens?”. O Senhor está sempre conosco, Ele pode nos ajudar a permanecer firmes sem nos preocupar com homens e seus padrões terrenos! O versículo 8 diz: “É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar nos homens”. É muito melhor colocar Deus no centro de nossas vidas, comer o suficiente para que nosso corpo tenha energia ao longo do dia e fazer academia para mantê-lo saudável do que reclamar daquilo que Ele mesmo criou!

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para homens.” (Cl 3.23) Façamos tudo para Deus e não para os homens, para que não caiamos em ciladas, pois confiança em homens nos leva a ruína. Temor a Deus, sim é difícil, mas Ele nos capacita para aprendermos a colocar nosso foco nEle. Assim, ao invés de dizermos “espelho, espelho meu, por que tenho essa gordura aqui e essa roupa ridícula ali?” digamos “Deus, Deus meu, ajude-me a fazer tudo para Ti e para Ti somente, confiando em Ti e tentando ao máximo ser uma filha fiel, ‘ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome’ (Sl 86.11), amém!”.