Prólogo: Rita, mulher comum com um questionamento comum. A história a seguir pode ser a sua, mesmo que para algumas ela seja loucura! Quem não quer se casar? Acredite, muitas não querem!

Era um sábado, Rita estava voltando de um casamento. Amiga de sua mãe, Vanessa, estava linda. Vestido perfeito. Cabelos maravilhosos. Maquiagem de uma artista de TV. Ah, a decoração também estava de tirar o fôlego. Porém, o que mais encucava Rita não era a beleza da cerimônia e sim a razão pela qual as pessoas se casam.

No carro, enquanto dirigia para casa após o casamento, Rita não conseguia parar um minuto de pensar em como alguém tem vontade de se casar. Ela não conseguia se ver de noiva, não conseguia se ver tomando uma decisão tão séria como esta. Rita não era nenhuma menina de 18 anos, era uma mulher de 27. Formada em comunicação social, trabalhava para uma grande editora. Morava em um apartamento pequeno, mas muito bonito, e tinha um bom carro. Sim, ela já tinha namorado antes. O primeiro e único namoro havia terminado há dois anos. Seu nome era Gustavo. Rapaz bonito, super crente, e financeiramente estável pela idade que tinha. Todas as meninas sonhavam com um cara como Gustavo, mas Rita, mesmo namorando, se questionava: “por que as pessoas se casam?” ou “quero mesmo namorar o Gustavo?”. Ela não tinha vontade de estar com alguém e esta foi a razão para o término.

Há anos lutava com sua mente, e, naquele momento, no carro, a tristeza tomou mais uma vez seu coração. Estava cansada de questionar sua repulsa pelo casamento. Por várias vezes orou a Deus para que a ajudasse com isso, mas suas orações pareciam não ter respostas.

Chegando ao seu apartamento, estacionou o carro na garagem e pegou o elevador. 1º andar. 2º andar. E finalmente, 3º andar. As portas do elevador se abriram e entrou em seu ap. Tirou vestido, a maquiagem e desmanchou o penteado. Colocou seu pijama favorito e sentou-se em sua cama com o seu cardeninho de oração e uma caneta em mãos. Como de costume, passou a rabiscar mais uma de suas orações noturnas.

“Deus, por que as pessoas se casam? Como elas podem desejar passar o resto de suas vidas com alguém? Não entendo, não faz sentido. Casar é como pedir para ter alguém para brigar o resto da vida! Oh, Deus, eu não quero me casar…

É impressionante como sou diferente das minhas amigas. Elas passam horas vendo vestidos de noiva naquele aplicativo, como é o nome? Pin… o quê? Ah, Pinterest. Elas amam filmes fofos, que o mocinho vai ficar com a mocinha e músicas românticas. Não que eu não goste de filmes fofos, vestidos rodados e músicas românticas, mas por detrás disso o que elas mais sonham é com o casamento e eu não. Não quero me casar! Posso economizar muito, já que não terei festa, não preciso gastar meu tempo tentando encaixar meus planos nos planos de outro alguém, e ainda tenho tantas outras vantagens por estar solteira.

Quando fico pensando em casamento, sempre concluo que: é difícil! Encontrar alguém que goste de mim e eu dele – só isso já me parece tão I-M-P-O-S-S-Í-V-E-L -, sem contar que tenho que gostar dele do jeito que ele é e não do jeito que eu quero que ele seja; tenho que planejar a vida com ele e ainda expor meu lado mais negro, afinal, morando debaixo do mesmo teto não terá como fugir nos dias de TPM! E quando eu quiser ter um tempo só para mim, como vou fazer?

Ahhh!!! Eu sei que estou errada. Sou controladora e quero controlar cada passo de um relacionamento, mas como aprendi no último, eu não controlo e não consigo controlar. É o Senhor que guia, e, às vezes, você nos guia para alguém que não é como idealizamos durante a adolescência inteira. Sabe aquela listinha que toda menina faz sobre o rapaz com quem quer se casar? Pois é, hoje entendo que ele NUNCA vai preencher cada requisito. Por que gastei anos da vida sonhando com o rapaz da minha lista? Essa lista só me incentivou a sonhar com um homem que não existe!

Deus, não quero me casar. Quando observo casais próximos vejo que eles gastam muito tempo brigando! Por que eles brigam? Eles não se amam e dispuseram suas vidas um para o outro? Tá, eu sei, eles são pecadores, mas Deus, não quero brigar! Porém, eu sou muito chata e implicante, sou capaz de magoar alguém. Não quero estar com alguém que vou magoar e ser magoada…

Ah, não posso esquecer dos amigos dos meus pais! Eles, depois de anos casados, estão se divorciando ou já se divorciaram. A maioria já tinha mais de vinte anos de casamento, como pode? Não faz sentido! Casar-me não me garante uma vida à dois com um final feliz; posso me casar e depois de alguns anos, chegar a me divorciar. Não quero me divorciar. E se me casar com um cara que faz papel de super crente, mas só no casamento percebo que ele é um “picareta”? O que fazer? Casamento não me garante nada! Oh Deus… Eu tenho tanto medo de me casar.

Sim, confesso, pareço uma boba! Estou escrevendo esta oração e a cada parágrafo vejo como sou idiota e incrédula. Mas não posso mentir, tenho uma certa “repulsa” quando penso em me casar.

Hm… Já sei! Eu tenho milhões de razões para não me casar, mas acho que escrever razões para me casar, segundo a Tua Palavra, me ajudaria a ver o casamento de outra forma. Então, vamos lá:

Casamento é um presente criado por ti; é instrumento para moldar vidas; instituição não só capaz de espelhar a glória de Deus,  mas também de espalhar, por meio dos filhos; é ter alguém para confrontar meus erros; é ter alguém a quem posso paparicar, cuidar e ser cuidada, conversar, chorar, brincar, rir e não precisar dar “tchau” no cair da noite; também faz parte do casamento a intimidade, não só no sentido sexual, mas de total liberdade com outra pessoa; é no casamento que aprendemos a ser vulneráveis.

Já no primeiro livro da Sua Palavra vejo quem foi aquele que criou tudo: o mundo, os animais, o homem e o casamento. Quem criou o casamento foi o Senhor e não o homem, então por que seria algum ruim?; O Senhor mesmo quem disse que não é bom o que o homem esteja só (Gn 2.18); Deus permitiu que o pecado entrasse no mundo pelo homem (Gn 3), porém, não deixou o homem só, o Senhor enviou Seu Filho para que este trouxesse vida novamente, e uma vida que pode lutar contra o pecado (Jo 3.16, Ef 2, 5); Seu Filho prometeu estar comigo – solteira, mas também casada – até o final dos tempos (Mt 28.20); o Senhor enviou o Conselheiro, que é o Espírito Santo, para estar comigo, me auxiliando a ter uma vida santa (Jo 14.16-17, 2Ts 2.13) – solteira, mas também casada ; e o Senhor ainda deixou a Sua Palavra, que é a Verdade (Jo 17.17), ou seja, ela é capaz de instruir corretamente (2Tm 3.16) – solteira ou casada.

Nossa… Deus, com o pouco que escrevi, percebo que casamento é algo bom, eu que complico tudo! Essa listinha também me ajudou a ver porque não quero me casar. Vejo três razões principais: (1) egoísmo, (2) orgulho, e (3) incredulidade.

  • Egoísmo, porque não quero ter meus planos alterados por causa de um rapaz; também vejo que é mais fácil ficar sozinha porque não preciso mudar nem me amoldar a alguém, posso ficar no meu cantinho sem ter que tratar alguns pecados com os quais convivo muito bem;
  • Orgulho, porque não quero me humilhar à sua vontade, quero alguém do meu jeito: bonito, engraçado, que goste de crianças, que me dê atenção sempre, que faça eu me sentir uma princesa com um “final feliz”. Orgulho porque não quero expor meus piores pecados a outra pessoa, quero ser para sempre a “certinha”;
  • Incredulidade, porque não tenho confiado que é o Senhor quem sustenta um relacionamento e guia a caminhada de dois pecadores. Não tenho crido suficientemente que o Senhor lhes manifesta a Sua graça e os sustenta. Incredulidade, porque não confio que o Senhor tem o melhor para mim, que o Senhor cuida de mim e se interessa não só pela minha vida individual, mas também à dois.

Casamento é bom? Sim! Casamento é difícil? Com certeza. Estar solteira é bom? Sim! Estar solteria é difícil? Também. Contudo, o Senhor está comigo e por Sua graça posso ter um casamento ou uma solterice para a Sua glória!

DEUS, QUE SEJA FEITA A TUA VONTADE EM MINHA VIDA.

Em nome de Jesus,

Amém.”

Com os olhos pesados de sono e coração tranquilo, fechou seu caderninho e o colocou em cima do criado mudo ao lado de sua cama. Pegou seu celular e ajustou o despertador para o dia seguinte. Desligou o abajur, deu um belo suspiro – sim, Rita estava aliviada! -, e fechou os olhos. Caiu em profundo sono.

Epílogo: Egoísmo, orgulho e incredulidade. Estes são os principais pecados envolvidos na decisão de alguém para não se casar. Você quer ficar sozinha? Você tem essa opção, ficar sozinha não é errado e nem ruim, porém, pense sinceramente em suas motivações. [Clique aqui para ler um artigo sobre os privilégios de se estar solteira] E para terminar, quero deixar algo que um amigo escreveu em um de seus artigos:

“…a escolha pela solteirice (ou celibato) está sujeita a decisão de Deus em dotar alguns para essa escolha: Jesus respondeu: “Nem todos têm condições de aceitar esta palavra; somente aqueles a quem isso é dado. Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite” (Mt 19.11-12).

Foi Deus quem criou a exceção para o que foi narrado em Gênesis. Tudo que Ele faz é bom e viver debaixo de Seus estabelecimentos é Sua vontade para toda criação.

[…]

Irmãs solteiras, não sejam sábias segundo seu próprio entendimento (Pv 3.7; Rm 12.16), busquem na Palavra o que precisam para agradar a Deus, pois ela é suficiente para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (2Tm 3.17)”.[1]

 

 

[1] Por Thiago Zambelli em “É errado eu ser solteiro?”, que pode ser acessado pelo link: http://todahelohim.com/2014/12/e-errado-eu-ser-solteiro.html. Adaptado.