Porque esse negócio de flerte, paquera, amizade e namoro é tão difícil para meninas do que para meninos? Aparentemente eles lidam com tudo isso com muito mais facilidade que nós e guardar o coração parece nem ser algo necessário para eles. Anos atrás eu não suportava mais ouvir esse versículo das minhas amigas e discipuladora, eu tinha ele escrito no espelho, no caderno e no plano de fundo do celular, como estratégia para me lembrar do que deveria fazer:

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” Provérbios 4:23

No entanto, quando de fato comecei a me relacionar com um rapaz (meu marido), vivi um processo um tanto quanto diferente do comum por estarmos cursando um seminário de regime internato. Eu e ele éramos da mesma turma e já éramos amigos, mas nunca considerei-o como um marido em potencial, eu realmente gostava dele e da sua companhia mas via ele como um bom amigo. Com o tempo passei a admirar seu caráter e sua conduta, e depois disso, passei a me permitir admirar sua beleza física. Mas, acredite se quiser: eu não estava apaixonada. Foi aí que eu me dei conta: preciso guardar meu coração!

Ora, mas se eu não estava apaixonada porque eu deveria guardar o coração? Justamente para não me apaixonar! Eu não queria perder sua amizade, não queria me precipitar e principalmente: eu não queria pecar. Passei a orar ao Senhor para que me ensinasse a viver isso na prática, e Ele me lembrou de Filipenses 4.8 :

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”

Escrevi uma oração sincera pedindo a Deus que guardasse o meu coração a 7 chaves e trouxesse à minha mente verdades, quando estivesse tentada a me defraudar e foi a partir disso que vivi o “guardar o coração” que parecia tão difícil de ser vivido. 

Nesse processo, aprendi algo super importante que acalmou meu coração para não cair em extremos, eu os chamo de os “3 A’s”: AMIZADE, ADMIRAÇÃO  E  ATRAÇÃO. 

Ter amizade com rapazes, admirar seu caráter e conduta e atrair-se por sua beleza física, não é pecado em si, porém, todas essas coisas podem ser a porta de entrada para você pecar. 

  • A amizade com rapazes deve ser limitada por “cercas de proteção”, para que você se proteja e proteja o seu irmão. 

Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor. Gálatas 5:13 

Agora que vocês purificaram a sua vida pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração. 1 Pedro 1:22

Antes de ele ser seu amigo, ele é seu irmão em Cristo e filho de Deus, não troque as prioridades. Você gosta dele? Pois não há melhor forma de demonstrar isso do que amando a Deus acima dele e, consequentemente, obedecendo à Sua Palavra. Você não gosta? BINGO! Limite-se seu sentimento a Deus e deixe que Ele cuide do resto. Ter amizade com um rapaz não é sinônimo de interesse de um dos lados e não entre em nenhuma amizade com essa intenção, que não seria honesto. Algumas sugestões práticas de limitações para “guardar o coração”: evite falar com ele todos os dias, por muito tempo, evite exclusivismo (ficar só com ele, sair só vocês dois, conversar só com ele e evitar momentos em grupo) e evite falar com ele sobre assuntos que são convenientes à um namoro, como confidências e experiências sexuais. Essas sugestões podem ser mudadas de acordo com sua realidade de vida e relacionamento com ele, não são regras. Por isso que guardar o coração é uma experiência vivida no seu relacionamento com Deus. Porém, nada impede de vocês conversarem, trocarem mensagens, estarem juntos, conversarem sobre seus hobbies, objetivos de vida, experiências e opiniões. É possível ter uma amizade santa e para a glória de Deus e esse deve ser seu objetivo mais do que “conquistá-lo”.

  • Admirar o caráter e a conduta dele não é pecado, muito pelo contrário! É super natural inclusive… Reconhecer qualidades e habilidades são consequências inevitáveis dentro de um relacionamento por mais superficial que seja. Quer um exemplo? Você admira algum professor? Algum pastor? Alguém famoso? Certamente sim! E você não precisa necessariamente se relacionar com eles. Por isso, não confunda admiração com sentimento. No entanto, sua admiração não deve te cegar a ponto dele se tornar perfeito ou único pra você por ser assim ou assado, pois as chances de agir de maneira pecaminosa para agradá-lo, para se tornar notável são enormes. Outro cuidado é você não interpretar atitudes dele para com você, como se fosse um “sinal” de interesse: “Nossa ele pegou uma cadeira para eu me sentar” “Ele me ouviu falar que estava com sede e me trouxe um copo de água” “Ele me emprestou o casaco dele”.  Uma frase que eu ouvi e repetia-a para mim mesma era: SE NADA FOI DITO, NADA É REAL. Afinal, devemos pensar naquilo que é verdadeiro, e pensar em uma suposição da sua interpretação não é pensar no que é verdadeiro. Nesse ponto especificamente, eu me lembro que meu marido, que na época era só meu amigo, fazia várias coisas gentis para mim, e uma verdade bíblica que ocupou minha mente era Filipenses 2.3,4:

“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.”

E assim, ao invés de interpretar seus atos de gentileza como atos de interesse e conquista, pela graça de Deus e envolto de oração, Ele me ajudou a crer nessa verdade mais do que nas mentiras que meu coração insistia em me contar; se ele fazia algo gentil eu entendia apenas que ele estava buscando meus interesses acima dos dele e assim, a paz de Deus que excede todo entendimento guardava meu coração. (cf. Fp. 4.6,7). Por isso, “guarde seu coração” das ilusões, do romance e do garoto perfeito, a admiração pode ser uma cilada pois, mesmo sem haver aproximação você pode nutrir sentimentos, sentir ciúmes e até se chatear se ele começar um relacionamento. O filtro de Filipenses 4.8 deve sempre nortear seus pensamentos sobre o “crush” e sobre seu futuro relacionamento. Se não é verdadeiro, NÃO PENSE.

  • Atrair-se pela beleza física também não é pecado, mas, novamente pode ser. “Ah como ele é bonito” “Ah eu amo o jeito como ele se veste” “Ah aquele cabelo” E por aí vai, até você se esbarrar no “puro” que devemos pensar. (cf. Fp. 4.8). A sua atração por um rapaz pode ser expressa pecaminosamente através de palavras e atitudes indevidas com ele ou com suas amigas, não seja aquela garota “que se joga” e nem permeie suas conversas com suas amigas sobre o corpo de um rapaz, não é respeitoso e não é isso que você deve valorizar. A beleza física não é, nem de longe, o critério mais importante que devemos usar para “escolher” o nosso futuro marido, por isso não se permita ser conquistada simplesmente pela beleza do rapaz.

Diante disso, quero lhe dizer que é possível ser amiga, admirar e se sentir atraída e não pecar! Porém, além da nossa própria inclinação para o pecado, existe algo que distorce a realidade e ficamos mais vulneráveis: o sentimento precipitado. Achar um rapaz bonito, admirá-lo ou ter uma amizade com ele, não é suficiente para você nutrir sentimento de paixão e amor. Mas então quando é? Quando ele expor os interesses reais dele com você. Lembra da frase que citei acima? Se nada foi dito, nada é real. Se ele não expôs os interesses dele, então não entenda que ele tem interesses simplesmente por serem amigos ou pelo que você admira ou por sua beleza física. 

Tudo isso torna prático o entendimento de guardar o coração e espero que facilite sua perspectiva e relacionamentos, no entanto, suas expectativas nunca serão supridas por um rapaz e sim, unicamente pelo Senhor Jesus, por isso, busque amá-Lo acima de todas as coisas antes de buscar um relacionamento com um rapaz. Uma diretriz para te ajudar a entender se você está no momento de se relacionar com alguém é: como está seu relacionamento com Deus? E o seu relacionamento com seus pais? E com seus amigos? Você já tem relacionamentos para administrar e nutrir, porque ter mais um se esses não estão bem? Guardar o coração não é algo natural em nós, somos pecadoras e naturalmente nos enganamos, guardar o coração é algo sobrenatural, e só é possível através da vida de Jesus em nós, pois somente Nele, vencemos o pecado.

Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Rm. 6.11.