Você já sentiu medo hoje? Começo perguntando isso, porque eu já senti medo hoje e são só 10:00 da manhã. Sendo muito sincera senti medo ontem e antes de ontem também. Já senti medo quando estive sozinha em outro país, senti medo quando me distancie do meus pais pela primeira vez, senti medo quando fiquei muito doente e estava longe de tudo o que eu achava que poderia me ajudar e senti medo sim, hoje, quando desci para levar o lixo do meu apartamento e precisei tocar numa porta que não sabia quem tinha tocado pela última vez.

O medo nivela as pessoas, nos faz perceber que somos todos humanos, não temos o controle das situações ao nosso redor e que todos, na verdade, somos fracos. Precisamos do Deus que tudo pode fazer, que tudo pode controlar e é o único que pode nos libertar do medo e sofrimento que aflige nosso coração.
Pense comigo, imagine uma fogueira, grande, gigante, daquelas de acampamento sabe? Ou uma churrasqueira comum… Não é esperado que dela saiam faíscas? Agora, compare o que o Senhor nos ensina acerca do medo e do sofrimento:

“Mas o homem nasce para o enfado,
como as faíscas das brasas voam para cima.” João 5.7

Os sofrimentos nesta vida e o medo que vem com ele ou vice versa são inevitáveis, assim como as faíscas que voam de uma brasa são também. O meu primeiro pensamento quando vejo uma pessoa próxima doente, por causa da minha necessidade de justiça própria e natureza pecaminosa, é “por que Deus, tão bom, como canto em tantas músicas, permitiu isso acontecer?” Continuo me achando uma justa juíza quando, na verdade, só existe UM justo juiz.

Você sentiu isso ultimamente? Como você tem reagido diante desta pandemia “que veio do nada” e que “não fizemos nada para merecer”? Obviamente, coloquei entre aspas porque nós sabemos que nascemos num mundo que jaz no maligno e o pecado abunda nele e não teremos paz perfeita no mundo até Jesus governá-lo.

Mas, voltando para o sofrimento e medo em específico, o pastor Timoty Keller tem um pensamento do porquê nós sofremos tanto em situações difíceis:

“É sábio estar preparados para sofrer. Comumente, a maioria das emoções dolorosas que pessoas experimentam durante o sofrimento são, na verdade, o choque e a surpresa de estar sofrendo.”

 

Na Bíblia toda, o Senhor, em lugar algum, ensina-nos que nós não somos dignos de sofrer, nem que nunca iríamos sofrer, nem que nunca teríamos medo, muito pelo contrário, Ele nos ensina e continua ensinando que iremos sofrer por vários motivos:

Iremos sofrer como discípulos de Cristo e muitas vezes no meio da igreja:

“Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.”  1 Pedro 4.12-13

Iremos sofrer por amor a outras pessoas, por doenças e por morte:

“Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se. E perguntou: Onde o sepulturates? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! Jesus chorou. Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava.” João 11. 33-36

Iremos ter medo porque vivemos num mundo dominado pelo pecado e nós não pertencemos a este mundo:

“Eis que vem a hora e já é chegada, em que sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só; contudo, não estou só, porque o Pai está comigo. Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16.33

Agora que nós entendemos que o Senhor nos preparou para o sofrimento, que é natural sofrer neste mundo, precisamos entender que ele não é um Deus ditador ou que não é misericordioso conosco. No meio dos sofrimentos, o mesmo Deus que afirmou que iríamos sofrer, afirmou também que Ele mesmo estaria conosco até o final dos dias aqui na terra e pelo resto eternidade! Ele também nos prometeu que o perfeito amor dEle é o que tira todo medo de dentro de nós (medo da condenação eterna, medo do que irá vir, seja por causa de um vírus que afeta o mundo todo ou por causa de uma doença que não entendemos de onde vem, nem para onde vai ou desemprego).

“E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo. No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. “ 1 João 4.16-18

E se tudo isso não bastar, Ele é o Deus que nos guia com seu maravilhoso exemplo de poder, de amor e de sofrimento! Jesus também sofreu, passou fome, rejeição, sentiu sede, dor física, e também sofreu, poupando-nos do sofrimento da uma total separação do Pai! Então, se você é igual a mim, e nesses dias de desespero e de falta de equilíbrio, Jesus está falando com você por meio deste artigo: não sofra e não tema mais, porque Ele está com você assim como está comigo! Ele é quem não dorme e os olhos dEle estão sempre olhando por você como um pai que ama e cuida, e como um Deus todo poderoso! E quando você começar a questionar o porquê das situações, compare a sua história com a de um seguidor de Jesus Cristo que mesmo nas piores situações que poderiam acontecer nesta vida não questionaram ou desacreditaram na vontade e na justiça do nosso Senhor:

“São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; (At 16.23) em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um;(Dt 25.3) fui três vezes fustigado com varas; (At 16.22) uma vez, apedrejado; (At. 14.19) em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios,(At 9.23) em perigos entre gentios. (At 14.5)em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas. Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame? Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto. Em Damasco, o governador preposto do rei Aretas montou guarda na cidade dos damacenos, para me prender; mas, num grande cesto, me desceram por uma janela da muralha abaixo, e assim me livrei das suas mãos.”1 Coríntios 11.23-33

“E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.” 1 Coríntios 12.7-9