Eu sonhei um sonho. É esse o título da música interpretada por Anne Hathaway no filme “Os miseráveis”. Fantine, a personagem que Anne interpreta, para sustentar a filha em meio aos caos na França, passou a viver como prostituta. Toda a sua degradação física em prol da filha lhe custou a vida, e, sem esperanças, ela cantou…

“Sonhei que minha vida seria | Diferente deste inferno em que eu vivo | Tão diferente parecia | Agora a vida matou o meu sonho”

A frustração de não viver mais com o príncipe de sua vida, a doença e a pobreza, a partir da perspectiva dela, roubaram-lhe a alegria e a esperança. Sonhos, como dizem muitos por aí, movem a vida e, quando já não são idealizados, deixam muitas pessoas estagnadas, perdidas.

Você já sentiu assim? Como se não valesse a pena desejar ou buscar algo porque não dá certo? Querida, você não é a primeira e nem a última! Muitas pessoas não passam no vestibular, terminam com o namorado e não encontram empregos. Mas será que a vida realmente roubou seus sonhos? Na verdade não…

Que tal pensar de forma verdadeira?! Para isso, vamos nos lembrar de algumas coisas importantes.

Primeiro, Deus, por amor a nós, deu-nos vida por meio de Jesus. Antes disso, só podíamos agir em desacordo com a Sua vontade, contudo, depois de receber o perdão por nossos pecados e comunhão com Ele, podemos desejar a vontade dEle em harmonia com o Pai.

“Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,  deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.” (Ef 2:3-5)

De merecedoras da ira, passamos a ser criaturas redimidas e adotadas como Suas Filhas, e temos um propósito de vida: a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória (Ef 1:12). Dessa forma, precisamos nos lembrar de que tudo o que idealizamos na vida deve ser para a glória de Deus (Rm 11:36). Não é pecado sonhar com algo que O glorifique ― Deus nos dá paixões, aptidões, personalidades diferentes e desejos para usarmos para a glória dEle. Veja esses versículos:

1) Ana desejava um filho, contudo, ela prometeu dedicá-lo ao Senhor para servi-lO.

“Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados”. (1Sm 1:11)

2) Paulo escreveu a Timóteo que o episcopado é um desejo nobre.

“Se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função”. (1Tm 3:1)

3) O autor de Hebreus desejava que os leitores do livro mostrassem firmeza na fé durante toda a sua vida.

“Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança.” (Hb 6:11)

Segundo, nossas frustrações, como a de Fantine, se devem à incredulidade de que Ele tem o melhor para nós e também às falsas expectativas que alimentamos em nosso coração. Muitas vezes imaginamos uma situação tão perfeita e tão ideal em nossa mente que não nos contentamos com a realidade quando a percebemos. Quando a ficha cai é tudo diferente, não é mesmo?! Nesses momentos devemos trazer a memória que os nossos desejos devem ser para a glória dEle e não para a nossa e, que, provavelmente, quando nos decepcionamos demais com algo, talvez estivesse tomando o lugar de Deus em seu coração e lhe roubado a alegria ao não ter acontecido. Quando sou cristã e canto como Fantine “a vida matou o meu sonho”, estou culpando Deus por não ter feito o que eu queria, só que de uma forma poética.

Mas, pela graça de Deus, podemos sonhar com desejos que O glorifiquem e lidar bem, controlando nossas emoções, quando as situações não acontecem como imaginamos, ou nem acontecem! E não estagnaremos ou ficaremos perdidas, pois cremos que Ele tem o melhor para nós e um propósito com tudo (Rm 8:28). Podemos sonhar com um casamento que O testemunhe, com um relacionamento de santidade, com um emprego cujo exercício utilize nossos talentos para Ele, enfim… E podemos sonhar com a volta de Cristo e com o Seu magnífico reinado onde haverá paz e justiça! Imaginar e correr atrás dos sonhos só faz sentido e nos satisfaz quando cumpre com seu propósito: a glória dEle! Os sonhos, diferente do que muitos pensam, não movem a vida. Deus move vidas, nos dá sonhos e faz-nos sonhá-los.

“Mantenham os pensamentos nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” (Cl 3:2)