Eu tenho plena consciência de que o assunto de hoje é polêmico e talvez muitas meninas não venham a gostar. Meu único pedido é que você avalie se esse incomodo é porque realmente entende que eu estou errada, ou porque isso te atinge diretamente. 

Todo mundo já conheceu algum menino que passou um tempo conversando com uma menina (ou mais de uma), e todo mundo tinha certeza que tinha alguma coisa acontecendo entre os dois e que aquilo ia dar em algo, mas de repente, eles se afastam. Com um pouco de investigação a gente descobre que o cara tinha dito para a menina: “você entendeu errado, a gente é só amigo”. A questão é que parece que não só a menina entendeu errado, mas o mundo inteiro.

Ok. Todo mundo já ouviu essa história. Talvez a maioria já tenha até vivido algo parecido. O Conselho para Meninas costuma falar muito sobre a questão da defraudação masculina, ou seja, de quando os meninos iludem e criam expectativas nas meninas e depois não cumprem. O princípio é simples: meninos cristãos devem tomar cuidado quando lidam com os sentimentos de outras meninas. Mas eu não vejo muito sendo falado sobre o inverso.

E a defraudação feminina? Ou vai me dizer que nunca ouviu falar de uma menina (ou você mesma), que claramente sabia que o cara estava interessado, mas, ela (ou você), não tinha interesse, mas mantiveram o cara por perto, até que ele se declara e ouve dela (ou você) o “acho que você entendeu errado”. Por que quando meninas fazem isso seria diferente de quando meninos fazem isso?

Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza; que cada um de vós saiba possuir o seu corpo santa e honestamente, sem se deixar levar pelas paixões desregradas, como os pagãos que não conhecem a Deus; e que ninguém, nesta matéria, oprima nem defraude a seu irmão, porque o Senhor faz justiça de todas estas coisas, como já antes vo-lo temos dito e asseverado. Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade”. 1 Tessalonicenses 4:3-7

A palavra defraudar tem um sentido de “explorar”, “enganar” outra pessoa. Quem defrauda, portanto, explora e engana os sentimentos de outra pessoa. A Bíblia diz que nosso corpo, o corpo do cristão, é templo do Espírito Santo, logo, é onde Deus habita. A defraudação não apenas te leva a profanar com seu corpo e atitudes o templo do Senhor, mas é usado para “explorar” o corpo de outra pessoa. Como nós poderíamos pensar que temos o direito de fazer isso?

Mas, aí talvez alguém argumente dizendo que nunca ficou com o rapaz, que nunca fizeram sexo, tudo q que fizeram foi trocar mensagens e conversar, então que não é o caso pois o corpo não foi usado para defraudar, ele que realmente entendeu tudo errado. Só que as mensagens e ligações eram trocadas altas horas da madrugada, conversas sobre o futuro, o que cada um quer da vida e coisas do tipo. Pense comigo, se fosse ao contrário, você não pensaria o mesmo? E além disso, eu te pergunto mais, porque a nossa mente, nossas palavras, nossas intenções não contariam como “usar o corpo”? Já que nossa mente faz parte do nosso corpo?

Muitas meninas usam (erroneamente) aquele famoso versículo de Provérbios 4.23: “Acima de todas as coisas, guarde seu coração, pois ele dirige o rumo de sua vida”, para se referir a guardar o próprio coração na area sentimental. Ok, isso é verdade. Você deve guardar seu coração em Deus nessa área também (o que você inclusive não está fazendo quando defrauda alguém), mas, o que precisamos entender é que, quando o Antigo Testamento fala sobre “guardar o coração”, ele nunca está falando só da área sentimental, ele sempre está falando de tudo que somos. 

Para o judeu, o coração é centro da vida e controla toda sua vida. Então, quando Salomão diz que devemos guardar seu coração porque ele “dirige o rumo da sua vida”, ele propõe que precisamos estar atentas aos sentimentos, palavras, ações, pensamentos, atitudes, decisões, corpo físico, TUDO que envolve quem somos.

Quando você defrauda o coração de alguém, mesmo que não chegue a ser fisicamente, você usou seu coração, logo usou o corpo. Na defraudação, pecamos contra o outro com a exploração, contra o seu corpo que é templo do Espírito, e contra Deus, obviamente, já que Ele deu a ordem clara de não defraudar o outro mas buscar a santidade. 

Eu vejo que muitas meninas começam esses processos de joguinhos, de fazer com que o cara corra atrás, só pelo simples prazer de poder ter o ego massageado. Claramente, o que ela precisa é ter alguém atrás dela batendo palma para tudo que ela faz. Eu creio (tento crer pelo menos), que muitas moças não fazem isso propositalmente, eu espero crer que muitas delas não enxerguem o mal que estão fazendo não só ao próximo mas a si mesmas. 

Mas, o que essas moças que fazem isso precisam parar por cinco minutos e avaliar é o POR QUE elas fazem isso. É carência? É baixa autoestima? É pela satisfação e orgulho de ter alguém correndo atrás de você? Por que você faz isso? Eu tenho certeza que nessa autoavaliação você nunca vai encontrar um motivo que glorifica ou agrada a Deus. E, se sua vida não é voltada única e exclusivamente para glorificar a Deus em tudo o que você fizer, você ainda não entendeu o Evangelho da maneira que deveria.

Moça, isso não é uma bronca. Isso é um alerta! Olhe suas conversas no WhatsApp, sua DM do Instagram, como tem sido suas conversas com outros rapazes? Você tem sido honesta consigo mesma e com o sentimento deles? Se você percebe que tem errado, aos pés da Cruz sempre existe espaço para perdão e restauração. Corra aos pés de Cristo e peça por ajuda, peça que Ele te transforme, quebre seu orgulho e te faça entender os relacionamentos de uma maneira saudável. Peça perdão aos rapazes que magoou e recomece. Deus não se cansa dos nossos recomeços.