O apóstolo Paulo é um daqueles personagens bíblicos que mais amamos ler. A transformação de caráter foi tão grande que ele passou de perseguidor para perseguido e nada, nem ninguém conseguia parar aquele homem de proclamar as verdades de Cristo.

“Deus transformou Saulo de assassino cruel, que odiava os cristãos, em pregador fervoroso. Só então começamos a enxergar as virtudes que lhe foram concedidas por Cristo, as quais tornaram esse homem verdadeiramente grandioso. Mas Deus havia apenas começado. Seu processo de preparação de Paulo foi afastá-lo, fazer com que ficasse sozinho para pensar nas implicações da sua fé recém-encontrada, para começar a conhecer seu Salvador mais intimamente, para compreender o que significava ser um mensageiro da graça.” [1]

Antes de Paulo sair pregando aos quatro cantos as verdades de Cristo, Deus deu uma pausa na vida de Paulo e o afastou para as regiões da Arábia (Gálatas 1:10-18) e ali ficou por mais ou menos 3 anos. Depois de muitas atividades em nome da religião, Paulo precisava parar para conhecer melhor a Jesus, a quem ele perseguia. Algo que nos nossos dias nós temos muita dificuldade de fazer.

Atualmente, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo [2]. São Paulo é conhecida como a cidade que não para. Pessoas enfrentando a dificuldade de esperar (seja no trânsito, metrô, ônibus ou fila de banco). Elas sentem a necessidade de estar fazendo algo, sendo alguém que as pessoas reconhecem ou buscando alguma coisa material. É assim que as pessoas vivem em São Paulo[MB1] . Na correria da vida, ninguém quer parar. 

Quando nos mudamos para São Paulo, caí como um “patinho” nessa. A cidade simplesmente me engoliu, eu fazia mil e uma coisas e ao mesmo tempo, parecia que eu não fazia nada. Me sentia correndo atrás do vento, não conseguia parar para contemplar a beleza da “selva de pedras”, e terminei o ano completamente quebrada emocionalmente, a ponto de chorar enquanto dormia. Eu havia sido engolido pelas falsas urgências da vida e havia esquecido como era ficar sozinha e passar um tempo com Deus. Eu deixei de experimentar um relacionamento íntimo, de profundidade com Deus. Eu não estava priorizando o que é eterno como deveria. Eu não estava confiando em Deus quando os problemas batiam à porta.

Lendo sobre Paulo, pude perceber o quanto a vida dele tem a nos ensinar sobre pausar/se retirar/ter um tempo com Deus/esperar. Dentre todas atitudes que notei, vou destacar três que me chamou atenção.

  1.       Parar significa sair da superficialidade e viver uma vida profunda com Deus

“A superficialidade é a maldição de nosso tempo. A doutrina da satisfação instantânea é, antes de tudo, um problema espiritual. A necessidade urgente hoje não é de um maior número de pessoas inteligentes, ou dotadas, mas de pessoas profundas.” [3]

 Vivemos uma era em que as pessoas estão cada vez mais superficiais. Elas acreditam em qualquer assunto postado no Facebook, repassam, desenvolvem suas opiniões e muitas vezes brigam virtualmente sem nem se quer verificar se o assunto publicado, repassado e discutido é realmente verdade.

Infelizmente, isso tem acontecido no meio cristão também. Muitas pessoas têm se levantado para falar “verdades” e muitas outras tem acreditado sem voltar as escrituras e ler se aquilo que está sendo ouvido é realmente verdade. 

“Por mais talentoso, carismático, bem preparado e experiente que seja o seu professor bíblico ou pastor, adquira o hábito saudável de examinar o que está sendo dito à luz das Escrituras.” [4]

Isso quer dizer que muitas vezes precisaremos deixar de lado nosso conforto, negar aquele convite para sair ou até mesmo administrar melhor nosso tempo para que possamos ter nosso tempo a sós com Deus e sair da superficialidade. E, é quando nós paramos no meio da correria da vida, que temos a oportunidade de reavaliar nossas atitudes e nossa vida. São nesses momentos que nos derramamos aos pés da cruz e mostramos o quão vazios muitas vezes somos. Nos momentos de solidão e pausa que desenvolvemos a profundidade com Deus.

“A vida marcada pela profundidade só pode ser cultivada em longos períodos de tempo passados em solidão, silêncio e obscuridade – conceitos estranhos para os que vivem na velocidade da luz.” [5]

  1. Parar significa priorizar o que é eterno

Tomar tempo para descobrir o que realmente importa é essencial se formos anular a maldição da superficialidade que encobre nossa vida.” [6]

Uma das coisas que mais nos impedem de levar uma vida profunda com Deus são as escolhas que fazemos diariamente. Priorizar o que é eterno é fundamental para desenvolvermos uma vida profunda com Deus.

Eu tenho o costume de fazer meu devocional e escrever minhas orações. Em um determinado mês, com a correria entre marido, filhos, casa e trabalho eu percebi que só tinha parado para ter meu tempo com Deus 5 vezes. Somente 5 vezes naquele mês eu priorizei meu tempo com Deus. E são nesses períodos de pausa que começamos a notar o quanto nossas prioridades estão em lugares errados. Muitas vezes priorizamos mais nosso trabalho do que nossa família. Mais o descanso do que em ajudar outras pessoas. Deixamos de priorizar o que é eterno. Nosso tempo com Deus acaba ficando cada vez mais raro. Nossa ida a igreja acaba acontecendo só quando convém. Oração então, só se alguém ficou doente.

 O que você tem priorizado mais do que seu relacionamento com Deus?

 

  1.       Parar significa confiar em meio à escuridão

Confiar em Deus quando as coisas dão certo é bem tranquilo. Você já percebeu o quanto é difícil confiar quando as coisas vão de mal a pior?

“Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.” Salmos 27:14

Na versão NTLH o versículo está traduzido como confie. Esse esperar no Senhor ou confiar no Senhor requer de nós um reconhecimento de que não somos nós que iremos resolver tudo a nossa volta. E a razão pela qual Deus faz cada um de nós passar por esses momentos de escuridão eu não sei, para cada pessoa Ele tem um propósito. Mas, uma coisa em comum nós temos – precisamos desenvolver a confiança nele. Precisamos confiar na soberania de Deus e acreditar que esses momentos estão sendo usados por Ele para nos moldar e transformar – assim como Ele fez com Paulo. Memorize versículos, são eles que te ajudarão a lembrar da promessa de Deus e do cuidado Dele com a sua vida.

Que magnífico seria se nós aproveitássemos os momentos de pausa e aprendêssemos a sair da superficialidade, priorizar o que é eterno e a confiar no SENHOR.

 


[1] Swindoll R, Charles. Paulo – Um homem de coragem e graça. Mundo Cristão, 2017, p. 67

[2] https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2017/03/saiba-por-que-os-brasileiros-sao-os-mais-ansiosos-do-mundo-9750651.html

[3] Idem, p. 63

[4] Idem, p. 223

[5] Idem, p. 63

[6] Idem, p. 77