Não fale que O conhece, se O esquece em cada esquina
Não fale que O encontra nas suas ondas de fé e não na palavra, não na palavra

Que falta hoje é fé na palavra, que muda quem eu sou, não deixa nada
Amando o que é de Deus, deixando o mal que tanto amei

Pois se tenho a Cristo, tenho a verdade, sim
No ‘assim diz o Senhor’ e não no ‘eu acho que’

(“Não Fale” – Os Arrais)

Você acredita na Bíblia? Se você é crente, provavelmente dirá que sim. Talvez você até afirme que ela é “sua única regra de fé e prática”, ou como os reformados diriam, Sola Scriptura. Mas o que quero refletir hoje com você é se realmente você tem encontrado na Bíblia a última palavra para a sua vida.

Vamos a uma situação corriqueira da vida: você está se sentindo injustiçada. Isso acontece o tempo todo: você estava na fila e alguém entrou na sua frente; seus pais ficaram bravos por você ter feito algo que você não sabia que não era permitido; alguém colou na prova e tirou uma nota melhor do que você, que tinha estudado; sua amiga contou um segredo seu para outra pessoa, e você tinha pedido para que ela não contasse. O que acontece com você?

No momento, uma “sede de justiça” imensa invade seu coração e você começa a pensar em todas as formas “justas” de compensar a situação: briga com a pessoa que passou na sua frente; briga com seus pais tentando se justificar; dedura aquele alguém para o professor; e, claro, para de falar com a sua amiga, afinal, porque você compartilharia sua vida com alguém tão traidor?

Ou então, se você for uma pessoa mais calma, simplesmente pensa em como você sempre se dá mal, coitada de você, respeitando a fila enquanto outros passam na sua frente; tentando fazer de tudo para agradar seus pais e eles nunca vêem isso; estudando como retardada para não conseguir nem a média; confiando nas pessoas que sempre te traem e falam mal de você pelas costas. Agora você vai ter que esperar muito mais, talvez até se atrase para o próximo compromisso. Vai ter que aguentar o castigo dos seus pais sem ter merecido. Vai ter que estudar para a recuperação, enquanto os espertos que colaram vão simplesmente curtir as férias. Vai ter que ficar sozinha durante o intervalo ou trocar de grupo na escola porque realmente “não dá para confiar nessa menina falsa”.

Então, responda de novo a pergunta: você acredita na Bíblia? Veja só o que ela fala sobre essas situações:

Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde. Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal. Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra.” Salmo 37:1-9

Agora, eu te pergunto: você realmente acredita que vale a pena confiar no Senhor? Você acredita que se fizer isso Ele vai “satisfazer os desejos do seu coração”? Que Ele, e não você, fará a sua justiça ficar tão clara quanto a luz do dia? Que ao invés de reclamar ou brigar, sempre é melhor agir de forma pacífica e esperar no Senhor? Infelizmente, não. Sabe como podemos chegar à conclusão de que não cremos de fato naquilo que está escrito? Porque não agimos assim. Nós não fazemos o bem (v.3) quando essas coisas acontecem mas, ao contrário, devolvemos na mesma moeda. Ao invés de nos alimentarmos da verdade (v.3) para nos amoldarmos àquilo que agrada a Deus, simplesmente dizemos “isso está errado, acho que deveria ser desse outro jeito!” E, ao invés de deixar que Deus resolva a situação (v.4), nós mesmas fazemos justiça do nosso jeito.

Não, Deus não pretende deixar a injustiça impune. Ele promete julgar e fazer justiça a todas as coisas. Mas essa punição justa não cabe a nós, porque nossa visão de justiça foi corrompida pelo pecado. Veja a promessa do Senhor em relação às injustiças:

“Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor. Pelo contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” Romanos 12:19-21

Nós não somos chamadas a fechar os olhos para as injustiças, a sermos pessoas bobas das quais todos se aproveitam, NÃO! Nós somos chamadas a não nos vingarmos porque Ele fará isso e se realmente acreditarmos nisso, saberemos que não há vingança mais justa que a dEle! Além disso, somos chamadas a vencer o mal com o bem, gerando constrangimento e arrependimento no ofensor (v.20).

A questão é que nós não acreditamos na promessa futura de justiça. Queremos justiça agora, e do nosso jeito! E então, queridas, temos que admitir que não estamos realmente crendo na Bíblia.

E isso não funciona só para o sentimento de injustiça. Sabe por que você fica estressada, ansiosa e frustrada? Porque não acredita na Palavra, que diz:

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” Mateus 11:28

E também não acredita nisso:

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6-7

E, claro, também não acredita em várias outras promessas que o Senhor faz.

A questão é que nas situações corriqueiras da vida, sempre temos a escolha de crer ou nessas promessas de Deus, ou nas promessas feitas pelo pecado: “vire a cara para ela, ela vai ver só como é bom ser traída”; “jogue na discussão aquela vez que seus pais estavam errados, eles vão perceber que nunca te tratam com justiça”… e, perceba, se você acreditar nessas mentiras será enganada, porque sua amiga não vai perceber que estava errada quando você virar a cara para ela, mas ao contrário, vai ficar com raiva de você! E seus pais não vão identificar um espírito humilde e obediente em você quando jogar na cara o erro deles, mas vão perceber como você é rebelde e obstinada e terão ainda mais motivos para deixa-la de castigo. Pois é. Pegadinha do malandro (rs).

O que quero dizer é que não vale a pena acreditar nas mentiras do pecado. Mas você só perceberá que são mentiras, quando conhecer a verdade. Se você sabe qual é a promessa de Deus, sabe também que a promessa do pecado é mentira e, olha que mágico: não vai cair na tentação!! Não é a toa que Jesus disse “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8:32).

Portanto, queridas, agarrem-se com toda força às promessas de Deus! Conheçam, estudem quais são as promessas para cada situação, para que possam vencer a tentação quando ela chegar!! E pare de apenas dizer que acredita na Bíblia, comece a acreditar MESMO no que ela diz, afinal, foi Deus quem disse!!

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” 1 Coríntios 10:13

PS: Quero indicar um livro excelente do John Piper que pode te ajudar muito nisso: “Lutando contra a Incredulidade” – Piper nesse livro mostra como lutar contra a Ansiedade, o Orgulho, a Vergonha Inapropriada, a Impaciência, a Cobiça, a Amargura, o Abatimento e a Lascívia, sempre nos mostrando como a promessa de Deus é superior à promessa do pecado!