Alguém já lhe fez essa pergunta? Provavelmente não, correto? Porém, creio que sua resposta provavelmente seria, “uns 2 metros de altura”, acertei? Mas não, a pergunta não é simplesmente essa. Por “qual o tamanho da cruz” quero que você entenda “que diferença a cruz faz na sua vida”?

Vamos por partes. Sabemos que a cruz é o ápice do sofrimento de Jesus e, basicamente, o símbolo da páscoa, onde nossos pecados foram lavados e conseguimos salvação, mas pensemos um pouco em uma analogia: imagine que certo homem está com câncer terminal, porém não admite sua situação, vê-se tão saudável como nunca, até que um médico muito capacitado, vendo essa situação, lhe faz um tratamento que o cura completamente. Para qualquer um isso seria um milagre digno de uma vida grata, mas acredito que para aquele homem nada mudaria, pois somente alguém que se reconhece como doente enxerga o valor de um tratamento eficiente. Pois bem, era disso que Jesus falava em Marcos 2.17 quando mencionou que apenas os doentes necessitam de médicos, ou melhor, apenas os que se reconhecem como pecadores entendem que precisam de Cristo.

Olhando redor, vemos como o termo pecado está banalizado, como não nos choca mais, como é algo “normal”. Mas, devemos pensar na grandeza de Deus, que é santo e não pode conviver com nem uma gota de pecado. Por ser justo, não pode deixar impune o pecador e, por isso, faz tamanho sacrifício a fim de salvar a humanidade. Talvez assim compreendamos parte do tamanho das consequências do nosso pecado.

Pense nesse fato: “Jesus já morreu na cruz por nós e não há mais morte pra quem confia nEle”. Então, qual foi o custo? Pequeno? Grande? Saiba que todo pecado é uma agressão a Deus, um sinal de rebeldia, uma demonstração clara de desejo de independência (confira Isaías 59.2).

Quer saber o tamanho da cruz? Veja o quão doente você já foi até que o único médico realmente capacitado o curasse. Quer entender melhor o sacrifício de Cristo? Olhe para a gravidade dos seus pecados, dignos de uma morte eterna.

Se a páscoa é a lembrança da morte e ressurreição de Jesus, procure ser grato hoje pela cruz!

Por Samuel Daht

(Convidado especial)