Em todos os dias de sua vida, você pode encontrar motivos para reclamar. Afinal, você está em um mundo corrompido, e a vida não funciona da maneira que deveria. Sua família e amigos irão te decepcionar, ter uma boa saúde irá te iludir, as autoridades irão te explorar, e assim por diante.

Não estou lhe dando uma desculpa para reclamar. Só estou dizendo que não é muito difícil que as pessoas encontrem uma lista de razões para reclamar.
Simplesmente ouça as conversas ao seu redor; você vai ouvir muita reclamação!

Ao mesmo tempo, no entanto, nós podemos encontrar uma infinidade de razões para sermos gratos. Através de sua graça, Deus nos deu inúmeras bênçãos. Nesta época do ano, ao menos na América do Norte, a cultura popular nos ajuda a lembrar dessas bênçãos e agradecer (celebração do Thanksgiving ou feriado de ação de graças).

O que o feriado de ação de graças revela sobre o coração humano? Duas coisas, acredito eu.
Primeiro, revela que o coração humano está “programado” para a gratidão; algo dentro de nossas almas nos diz que devemos ser pessoas agradecidas. Mas em segundo lugar, nos mostra na grande maioria que não somos pessoas agradecidas. Concentramos nossa gratidão a apenas alguns dias de cada ano, e na maioria dos outros dias estamos resmungando, gemendo e reclamando.

Então hoje quero escrever sobre o coração humano, reclamação e agradecimento. Depois, ao final deste artigo, farei 13 perguntas para que você avalie seu próprio coração.
Minha esperança é que você as utilize como ferramenta junto com sua família e amigos, antes do feriado de ação de graças.

Os olhos do coração

Estou fortemente convencido que a raiz das nossas reclamações, ou a raiz de nossa gratidão, é o resultado de como vemos a nós mesmo em nossos corações.
Aqui está um resumo do que acontece.

O merecedor, a pessoa que reclama.

Se eu insensatamente assumir que sou uma boa pessoa, posso ser arrogante ao ponto de pensar que sou uma pessoa merecedora. Vou me colocar no centro do “mundo” e viver com uma atitude de “sou merecedor”. Por viver com um senso de merecimento tão grande, vou desenvolver um senso de necessidade pessoal inflado e irreal.

Por ter esse senso de necessidade pessoal inflado e irreal, vou esperar que as situações, locais e relacionamentos cotidianos foquem suas energias em atender aquilo que eu coloco como minhas necessidades. Mas em minha insensatez e arrogância, esquecerei que esse universo não foi criado para me servir. Eu não sou o centro de sua atenção, apesar do que eu queira acreditar.

Inevitavelmente, as pessoas e situações falharão em atender, ou até mesmo reconhecer, aquilo que defini como minhas necessidades e desejos. Então, como não consegui aquilo que acredito merecer, tenho uma imensidão de motivos para reclamar e resmungar.

Mas de onde vem esse resmungar todo? De meu coração, por eu ter erroneamente me enxergado com insensatez e arrogância.

O humilde, a pessoa agradecida.

E se, ao invés de assumir que sou uma pessoa boa e merecedora, eu me enxergar através da Escritura?
A Bíblia me diz que tudo no universo foi desenhado por Deus e para a glória de Deus. Isso significa que esse mundo, com todos os seus prazeres, não foi criado para me agradar. Não, toda a glória desse mundo foi desenhada para dar glórias ao Criador. Em outras palavras, eu não sou o protagonista dessa narrativa.

Além disso, o Evangelho me diz que eu não sou uma boa pessoa; na verdade, sou uma pessoa má, e a única coisa que mereço nesta vida é a ira de Deus. Então, se eu me lembrar que em um ato chocante de graça, Deus dirigiu sua face de misericórdia e bondade em minha direção, e que cada coisa boa em minha vida é uma bênção imerecida, sentimentos de humildade e gratidão (ao invés de merecimento e desapontamento) preencherão meu coração.

Ao invés de tentar tirar vantagem das situações, locais e relacionamentos em minha vida, passarei a abordar pessoas e situações com um coração de servo. Serei tão preenchido de gratidão pelo sacrifício de Cristo que minha vida passará a ser definida pelo mesmo tipo de sacrifício. Existe uma maneira melhor!

O ponto de partida

O que eu estou tentando perguntar é: quão acuradamente você se vê?
Você se acha uma boa pessoa e merecedora do que tem sido injustamente esquecida? Ou você, como John Newton¹, vê a si mesmo como um miserável salvo pela maravilhosa graça? Como você se vê faz uma diferença enorme.

Aqui está o que gostaria que você fizesse antes ou mesmo no Dia de Ação de Graças. Abaixo estão 13 perguntas para sua avaliação pessoal, a fim de examinar seu próprio coração. Não se apresse em respondê-las, em ticá-las como se fosse uma atividade religiosa. Seja honesto e intencional ao expor seu coração.

Quando somos honestos com nós mesmos, com Deus e com os outros, descobrimos que somos mais arrogantes e exigentes do que pensamos. Todavia, não tenha medo do que será revelado ao responder honestamente estas questões.
Deus já nos perdoou totalmente na cruz, e quando clamamos por ajuda, ele nos fornece graça abundante e transformadora para nos libertar de um estilo de vida de queixas e nos convida para um estilo de vida de gratidão.

Avaliação do nível de gratidão

  1. As pessoas que moram perto de você a considerariam queixosa ou grata?
  2. Quando foi a última vez que você sentou para contar suas bênçãos?
  3. Quando foi a última vez que você gastou tempo reclamando, murmurando e se queixando da vida?
  4. Você se considera uma pessoa pessimista ao olhar para todas as coisas erradas neste mundo?
  5. Você celebra a graça comum de Deus ao observar o mundo?
  6. Você se vê como alguém que tem sido constantemente negligenciado?
  7. Você se vê como alguém que tem recebido imerecidamente uma chuva de bênçãos?
  8. Quão frequentemente você completa as lacunas com reclamações, como “se eu somente tivesse__________” ou “desejaria que _______________ fosse diferente”?
  9. Quão frequentemente você completa as lacunas com gratidão, tipo “eu não acredito que Deus me deu ____________”?
  10. Em seus relacionamentos, você encoraja amigos e familiares a continuarem queixando-se?
  11. Em seus relacionamentos, você encoraja amigos e familiares a encontrarem razões para agradecer a Deus?
  12. Em seus relacionamentos, você se encontra frequentemente rebaixando os outros?
  13. Em seus relacionamentos, você se encontra frequentemente edificando os outros?

Por Paul Tripp
Texto original em PaulTrip.com
Tradução original em Todah Elohim

¹ John Newton é o compositor da famosa música “Amazing Grace”, traduzida para o português como “Preciosa Graça de Jesus”, Hinário para o Culto Cristão, nº 314.