As crianças, em geral, pensam que podem ter ou ser tudo que quiserem. Quando eu era pequena, por exemplo, queria ser presidente do país, ganhar um prêmio Nobel da paz e estar sempre certa, isso tudo ao mesmo tempo. Porém, com o passar do tempo nós crescemos, ganhamos responsabilidades e liberdade.

E então percebemos que as coisas não são realmente fáceis como elas parecem, que as pessoas têm suas próprias opiniões e que o mundo não gira ao nosso redor. Isso é mais visível ainda depois que entregamos nossas vidas a Jesus, pois entendemos que a vida não é para nós mesmas, mas para Ele, que por sua vez, nos chama para uma vida de obediência, dependência e que tem a perspectiva eterna. Nós queremos acreditar que tudo deveria ser mais fácil, não é mesmo? Ainda mais tendo o Criador do universo, o Todo-Poderoso, ao nosso lado, não é? Bom, não é assim.
Em nossa caminhada cristã, há momentos em que nos perguntamos “será que aquilo em que acredito realmente é verdade?”, ou “como posso crer em algo que não vejo?”. Podemos até afirmar: “acho que as minhas orações só chegam até o teto do meu quarto”. E então o desespero bate! Pensando nisso, lembro-me de uma fase da minha vida que passei por esse desespero e que pode acontecer com qualquer cristão em qualquer idade e de qualquer nível espiritual.

Lembro-me também de minha mãe que sempre me diz: “quem disse que seria fácil?”. Ela me dizia isso quando estava com dúvidas da minha fé na existência de um Deus que é triúno e onisciente, que ouve nossas orações, que é revelado através de seu Filho e nos deixou sua Palavra como instrução enquanto estamos aqui na terra. Foi minha mãe quem sempre me encorajou a obedecer esta palavra, por isso agradeço a Deus por sua vida! Foi por causa das coisas que ela dizia que comecei a pensar mais profundamente em minhas dúvidas e vi na própria Bíblia que nem tudo será fácil:

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.
João 16.33

TENHA CONFIANÇA, pois foi Ele quem venceu o mundo e não fomos nós. É por Sua graça (dom imerecido) que podemos compreender o Evangelho, sermos salvas e permanecermos vivas!

Ele ainda nos deixou Sua Palavra e nela podemos encontrar todas as respostas para nossas inquietações. Paulo muitas vezes fala de uma batalha, uma corrida, vejamos:

“Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas”.
1 Timóteo 6:12

COMBATA O BOM COMBATE! Lutar nunca é fácil, pois requer esforços, do contrário, seríamos meramente rôbos!

“Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou. Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras”.
2 Timóteo 2.3-5

LUTE CORRETAMENTE! Isso significa obediência, um doce fruto de amor e gratidão a Deus. Sempre que estamos em desespero ou questionando nossa fé, devemos recorrer à palavra de Deus, que é “viva e eficaz” (Hb 4.12). Lembre-se sempre que Deus criou a igreja: pessoas entregues a Jesus, pecadores com o mesmo objetivo e envoltos nas mesmas lutas. É reconfortante pensar que essas pessoas estão experimentando as mesmas dificuldades que nós.

Confortante também é lembrar que o próprio Deus nos deu armas para lutarmos:

“Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”.
Efésios 6.14-18

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”.
Romanos 12.12

ORE! Na minha experiência pessoal, a oração foi o elemento importantíssimo nesses momentos de desespero. Por que não pedir por forças?

Deus nos diz em Sua Palavra que Ele mesmo efetua em nós tanto o querer como o realizar (Fp 2.13), precisamos ser gratas e lutar contra os nossos pecados mais íntimos, aqueles que ninguém sabe. Uma frase que me ajuda muito nesses momentos é: Deus sempre tem uma saída. Deus é amor e por isso nossos sofrimentos e angústia sempre têm uma saída.

Talvez você esteja desesperada como eu já estive ou você já tenha passado por isso, mas lembre-se: Aquele que venceu o mundo prometeu estar com você todos os dias até o fim dos tempos!