Muitas vezes em relacionamentos tendemos a esperar que o outro corrija-se e melhore completamente antes de tentarmos mudar nossa atitude. Copio aqui, com adaptações, minhas anotações para uma sessão de aconselhamento. Tente imaginar-me em tom de exortação e consolo. Espero que seja de auxílio para você ou outras pessoas nessa situação. 

“Nenhuma pessoa é Deus: então entenda que ninguém vai ser perfeito, NUNCA! Cada vez que você esperar perfeição do outro, ele irá falhar. Reconheça que ele é assim: pecador. Quando você espera perfeição dele, você o coloca na posição de Deus, o que ele não é!  Ao mesmo tempo, sendo cristão, ele deveria gerar o fruto do Espírito. Ele deveria estar vivendo uma vida que honra a Deus, uma vida que o glorifica: falhando, mas se arrependendo e se corrigindo. Mas isso é entre ele e Deus.“

 

CONTENHA SEUS PENSAMENTOS POR UM MOMENTO E OUÇA.

A questão é que você coloca a “melhora” dele como condição para a sua melhora, ou pior, para a sua felicidade. Eu entendo que seja difícil relacionar-se com alguém que, sendo cristão, não demonstra o fruto do Espírito. Sei o quão importante para você é a sua felicidade. Acredito que é importante ser feliz mas, mais do que isso, meu objetivo é a sua santidade. Quero poder olhar para você e ver busca pela santidade, por amor a Deus, por um coração que, INDEPENDENTE da situação, não dá desculpas, mas luta para se aproximar de Deus.

 

“Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam.”
Salmo 9:10

 

Se você tem lutado a sua vida toda por um melhor relacionamento, Deus honrará! Se suas recompensas virão nesta vida ou na eternidade, eu não sei. Não existe nenhum lugar na Bíblia que diga que Jesus morreu para que fossemos felizes, mas Ele o fez para que sejamos SANTOS.  A nossa vida DEVE se resumir a busca pela santidade.  Não estou preocupada em dizer coisas novas, não estou escrevendo um livro sobre as 10 novas maneiras de se ter um bom relacionamento. Quero trazer-te de volta ao básico. E essa é a verdade:

“Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vô-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.” 1 Coríntios 15:1-10

 

CRISTO MORREU PARA PERDOAR PECADOS… os meus, os seus e os de todo o mundo. Não pela nossa felicidade, pelo nosso bem estar, pelo nosso conforto! E olha o que mais Paulo fala:

  1. que este evangelho o torna conhecedor dos seus PRÓPRIOS pecados, 
  2. que tudo o que ele é, é pela GRAÇA de Deus, 
  3. que tudo o que ele é ou faz de bom é pela graça de Deus.

PECADO, PECADO, PECADO. GRAÇA, GRAÇA, GRAÇA.

A gente esquece disso! 

O outro fez algo errado: aja com graça. O outro te magoa: aja com graça. Você faz algo errado: olhe para si mesma com graça. GRAÇA, GRAÇA, GRAÇA. Não justiça, não vingança, não dar o troco, não a mesma moeda. GRAÇA, GRAÇA, GRAÇA.

 

“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” Gálatas 5:1

 

Você é livre para agir com graça, para perdoar, para amar. Não se coloque debaixo do peso, da opressão da sua natureza pecaminosa que quer que você reaja em ira, ódio, raiva, vingança e auto-vitimização. A nossa vida com Deus deve ser um: “Ah, o que Tu fizestes por mim” ao invés de olhar para os outros e pensar “Ah, o que você fez para mim”.

 

“Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia. O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” Romanos 11:30-36

A nossa vida deve ser por Ele, para Ele e por meio Dele! Ninguém deve ser a razão para sua vida ou não vida, alegria ou tristeza. RAZÃO! Pessoas podem causar situações que te tragam tristeza ou dificuldade, mas Deus em Ti, por Ti, por meio de Ti, ministrará graça e misericórdia na desobediência do outro, para você e para o outro.

Quando reclamo das situações da vida, das coisas que as pessoas fizeram pra mim, esqueço de buscar a Deus e a vontade Dele e o viver por Ele, para Ele e por meio Dele. Nestes momentos eu preciso de GRAÇA para demonstrar GRAÇA. Oro para que voltemos ao Evangelho, e que, ao invés de esperarmos que os outros sejam perfeitos como Deus, todos nós saibamos agir em GRAÇA como Ele agiu para conosco.