Algumas vezes durante a vida cristã, me deparei com um cansaço extremo, um abatimento de coração e um desânimo para continuar. Você já se sentiu assim? Quando se deita pra dormir, só consegue pensar em tudo que fez de errado naquele dia, como poderia ter feito diferente. Quando recebe uma crítica ou uma exortação, se sente derrotado, o fardo vai se tornando cada vez mais pesado e você já não entende mais o que significa a GRAÇA. Sabe o que é isso minhas queridas? Eu aprendi a chamar de EVANGELHO DE PERFORMANCE. Vamos conversar um pouco sobre isso hoje?

UMA LONGA LISTA DE DEVERES

O evangelho de performance é aquele que coloca a responsabilidade humana acima da graça de Deus. Nós podemos até dizer que cremos na graça, fui salvo por graça, mas vivemos como se “a partir de agora é comigo”, e a longa lista de “o que eu faço para ser santa” é onde deposito meu tempo e esforço. Consequência?! CULPA, MEDO, TEMOR DE HOMENS. E o pior, esses sentimentos passam a dar o tom para as nossas motivações e desejo de “perseverança”. Vou exemplificar:

Eu sirvo no ministério infantil da igreja, faço devocional todos os dias, oro pelos cristãos perseguidos, dou meu dízimo, me visto de maneira decente e…. me sinto muito bem com tudo isso, estou andando de maneira digna da graça de Deus. Mas chega o dia (e não demora) em que eu não consigo corresponder ao padrão, a lista do “o que faço para ser santa”, e então desabo, encaro minha incapacidade e sou tomada pelo medo do que vão pensar de mim. Medo de que os pensamentos dos outros sejam como os meus em relação a eles: “olha que descaso com o Reino de Deus, se não consegue cumpri uma escala que saia do ministério”; “não é dizimista, por isso que está apertado financeiramente”; “que roupa é essa? Sei exatamente que tipo de atenção ela está buscando”.
Vergonha e culpa tomam a mente. Você começa a se sentir cansada, pressionada, exausta e por que não dizer, apavorada. Por quê? Porque seu cristianismo está baseado em performance e não na GRAÇA.

UM CICLO DE SOBERBA

De onde vem isso? Vamos observar dois textos interessantes, Deuteronômio 8:10-18 e Isaías 17:10-11

“Depois que tiverem comido até ficarem satisfeitos, louvem ao Senhor, o seu Deus, pela boa terra que lhe deu. Tenham o cuidado de não se esquecer do Senhor, do seu Deus, deixando de obedecer aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus decretos que hoje lhes ordeno. Não aconteça que, depois de terem comido até ficarem satisfeitos, de terem construído boas casas e nelas morado, de aumentarem os seus rebanhos, a sua prata e o seu ouro, e todos os seus bens, o seu coração fique orgulhoso e vocês se esqueçam do Senhor, do seu Deus, que os tirou do Egito, da terra da escravidão. Ele os conduziu pelo imenso e pavoroso deserto, por aquela terra seca e sem água, de serpentes e escorpiões venenosos. Ele tirou água da rocha para vocês, e o sustentou no deserto com maná, que os seus antepassados não conheciam, para humilhá-los e prová-los, a fim de que tudo fosse bem com vocês. Não digam, pois, em seu coração: “A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza”. Mas, lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.”

“Porque vocês se esqueceram de Deus, do seu Salvador e não se lembraram da Rocha, da fortaleza de vocês; então vocês cultivarão as melhores plantas, videiras importadas. No dia em que as semearem as farão crescer, e de manhã florescerão. Contudo, não haverá colheita no dia da tristeza e do mal irremediável.”

Você estava no lamaçal do pecado, afundada em suas mesquinharias e obras más. Não tinha mais jeito pra você, mas Cristo veio e te salvou, te limpou e te deu dignidade para viver. O que aconteceu depois? Você começou a viver de maneira feliz e satisfeita, Deus proveu tudo que você precisava e depois de um tempo você começou a acreditar que tudo de bom que você tinha, vinha de você! Sua obediência a Deus, seu padrão de santidade, até mesmo sua prosperidade se devia a SUA fidelidade. Você se esquece de Deus, da graça, e começa a se vangloriar diante da vida que desfruta. Mas, como a Bíblia também afirma em Provérbios 16:18, a soberba precede a ruína e, então, você cai. E como já tinha se esquecido da graça, tudo agora é mais dramático. Não tem volta. Você falhou, logo VOCÊ! Sua imagem será para sempre manchada, Deus te punirá severamente e você já não aguenta mais o fardo tão pesado de ter que ser perfeita em tudo. A vida cristã se torna um peso e uma obrigação. Você perde a alegria e o ânimo. Mesmo as coisas que “faz certo”, dão errado. E agora?

LEMBRE-SE: O FARDO DE CRISTO É LEVE!

 

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Mateus 11:28-30

A mesma coisa que aconteceu com você e comigo, já aconteceu com o povo de Deus muitas vezes ao longo da história da Redenção. Quando Jesus viveu em meio a judeus tão religiosos e que viviam o evangelho da performance, ele disse que o fardo dEle era leve e que nEle poderíamos encontrar descanso. Ele nos chama a sermos mansos e humildes.
Gosto de uma definição do Tim Keller sobre humildade, que diz que “humildade não é pensar menos DE si mesmo, mas pensar menos EM si mesmo”. Pensar menos na minha imagem e na minha justiça própria. Pensar menos no quanto eu mereço as coisas boas que tenho. Pensar mais em Deus, em Seu caráter e bondade. Ser grata. Pensar mais nos outros, não no sentido de compará-los comigo, mas em como posso abençoar, edificar, ajudar outros, porque Deus nos usa não para que a nossa justiça fique evidente, mas Ele nos usa para que a nossa fraqueza fique evidente e, nela, o poder dEle. Lembra de Paulo? “Quando sou fraco é que sou forte”, o poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza (2 Co 12).

Então, minha querida, você que tem, assim como eu, andado cansada e sobrecarregada, lembre-se da GRAÇA. Lembre-se que não é você, nunca foi você e nunca será. Glória a Deus por isso, porque se fosse, você estaria condenada a essa vida cristã pesada, sem alegria e cheia de culpa. Mas Cristo não nos libertou para que vivêssemos debaixo do jugo do pecado, mas nos libertou para que vivêssemos com esse fardo leve.

“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” Gálatas 5:1

Viva essa vida plena que Cristo veio te oferecer! Ele já levou a culpa, Ele mesmo é que te restaura, te limpa com amor setenta vezes sete e te veste novamente para o banquete com o Pai. Lute sim, contra o pecado! Mas não com a SUA força, ou com as SUAS armas (2 Co:10). Lute com as armas de Deus (Ef:6)! Mas não saia debaixo da GRAÇA, minha querida. Esse é um fardo que você simplesmente não pode carregar.